DEMANDAS PSIQUIÁTRICAS NA ADOLESCÊNCIA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Getnerski Biswski, Carolina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sbeghen de Oliveira, Tania Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/415
Resumo: Transtornos psiquiátricos em crianças e adolescentes são condições prevalentes, precoces e passível de persistência ao longo da vida. Identificar a prevalência dos transtornos mentais na adolescência auxilia na implementação do tratamento precoce, melhorando o prognóstico do paciente. Este constructo, baseado nos dados epidemiológicos obtidos na pesquisa “Perfil Epidemiológico do Paciente Atendido no Ambulatório de Hebiatria do Hospital Infantil”, tem como objetivo relacionar a incidência de sintomas psiquiátricos e psicológicos em adolescentes atendidos em outros serviços de saúde do Brasil. Utilizou-se os buscadores LILACS, SciELO, e PubMed, utilizando como palavras-chave: “adolescência”, “epidemiologia”, “sintomas psiquiátricos” e “transtornos psicológicos”, filtrando produções científicas dos anos de 2014 a 2019. Selecionou-se quatro artigos para elaboração desta revisão bibliográfica. Os dados presentes nas literaturas consultadas corroboram com os obtidos na pesquisa “Perfil Epidemiológico do Paciente Atendido no Ambulatório de Hebiatria”, especialmente os que confirmam que a prevalência de transtornos mentais em adolescentes é maior do que nas demais faixas etárias. A identificação de fatores de risco associados à ocorrência de transtornos mentais em adolescentes pode auxiliar no diagnóstico e elaboração de plano de cuidados individualizado. Estudos transdisciplinares devem ser encorajados, a fim de compreender a demanda regional, e favorecendo implementação de programas de prevenção e intervenção precoce.
id UNIPLAC_30b0b1b2541a4287db955238bfd3d82b
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/415
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling DEMANDAS PSIQUIÁTRICAS NA ADOLESCÊNCIA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICAhebiatria; adolescência; epidemiologia; transtornos psicológicos; sintomas psiquiátricos.Transtornos psiquiátricos em crianças e adolescentes são condições prevalentes, precoces e passível de persistência ao longo da vida. Identificar a prevalência dos transtornos mentais na adolescência auxilia na implementação do tratamento precoce, melhorando o prognóstico do paciente. Este constructo, baseado nos dados epidemiológicos obtidos na pesquisa “Perfil Epidemiológico do Paciente Atendido no Ambulatório de Hebiatria do Hospital Infantil”, tem como objetivo relacionar a incidência de sintomas psiquiátricos e psicológicos em adolescentes atendidos em outros serviços de saúde do Brasil. Utilizou-se os buscadores LILACS, SciELO, e PubMed, utilizando como palavras-chave: “adolescência”, “epidemiologia”, “sintomas psiquiátricos” e “transtornos psicológicos”, filtrando produções científicas dos anos de 2014 a 2019. Selecionou-se quatro artigos para elaboração desta revisão bibliográfica. Os dados presentes nas literaturas consultadas corroboram com os obtidos na pesquisa “Perfil Epidemiológico do Paciente Atendido no Ambulatório de Hebiatria”, especialmente os que confirmam que a prevalência de transtornos mentais em adolescentes é maior do que nas demais faixas etárias. A identificação de fatores de risco associados à ocorrência de transtornos mentais em adolescentes pode auxiliar no diagnóstico e elaboração de plano de cuidados individualizado. Estudos transdisciplinares devem ser encorajados, a fim de compreender a demanda regional, e favorecendo implementação de programas de prevenção e intervenção precoce.Editora ICEPGetnerski Biswski, CarolinaSbeghen de Oliveira, Tania Maria2020-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/415Revista GepesVida; v. 6, n. 15 (2020): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/415/227info:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-01T17:28:24Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/415Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2020-12-01T17:28:24Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv DEMANDAS PSIQUIÁTRICAS NA ADOLESCÊNCIA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
title DEMANDAS PSIQUIÁTRICAS NA ADOLESCÊNCIA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
spellingShingle DEMANDAS PSIQUIÁTRICAS NA ADOLESCÊNCIA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Getnerski Biswski, Carolina
hebiatria; adolescência; epidemiologia; transtornos psicológicos; sintomas psiquiátricos.
title_short DEMANDAS PSIQUIÁTRICAS NA ADOLESCÊNCIA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
title_full DEMANDAS PSIQUIÁTRICAS NA ADOLESCÊNCIA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
title_fullStr DEMANDAS PSIQUIÁTRICAS NA ADOLESCÊNCIA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
title_full_unstemmed DEMANDAS PSIQUIÁTRICAS NA ADOLESCÊNCIA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
title_sort DEMANDAS PSIQUIÁTRICAS NA ADOLESCÊNCIA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
author Getnerski Biswski, Carolina
author_facet Getnerski Biswski, Carolina
Sbeghen de Oliveira, Tania Maria
author_role author
author2 Sbeghen de Oliveira, Tania Maria
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Getnerski Biswski, Carolina
Sbeghen de Oliveira, Tania Maria
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv hebiatria; adolescência; epidemiologia; transtornos psicológicos; sintomas psiquiátricos.
topic hebiatria; adolescência; epidemiologia; transtornos psicológicos; sintomas psiquiátricos.
description Transtornos psiquiátricos em crianças e adolescentes são condições prevalentes, precoces e passível de persistência ao longo da vida. Identificar a prevalência dos transtornos mentais na adolescência auxilia na implementação do tratamento precoce, melhorando o prognóstico do paciente. Este constructo, baseado nos dados epidemiológicos obtidos na pesquisa “Perfil Epidemiológico do Paciente Atendido no Ambulatório de Hebiatria do Hospital Infantil”, tem como objetivo relacionar a incidência de sintomas psiquiátricos e psicológicos em adolescentes atendidos em outros serviços de saúde do Brasil. Utilizou-se os buscadores LILACS, SciELO, e PubMed, utilizando como palavras-chave: “adolescência”, “epidemiologia”, “sintomas psiquiátricos” e “transtornos psicológicos”, filtrando produções científicas dos anos de 2014 a 2019. Selecionou-se quatro artigos para elaboração desta revisão bibliográfica. Os dados presentes nas literaturas consultadas corroboram com os obtidos na pesquisa “Perfil Epidemiológico do Paciente Atendido no Ambulatório de Hebiatria”, especialmente os que confirmam que a prevalência de transtornos mentais em adolescentes é maior do que nas demais faixas etárias. A identificação de fatores de risco associados à ocorrência de transtornos mentais em adolescentes pode auxiliar no diagnóstico e elaboração de plano de cuidados individualizado. Estudos transdisciplinares devem ser encorajados, a fim de compreender a demanda regional, e favorecendo implementação de programas de prevenção e intervenção precoce.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/415
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/415/227
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 6, n. 15 (2020): GepesVida
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174699204018176