AS IRMÃS DA CONGREGAÇÃO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA: AMPARO E EDUCAÇÃO ÀS MENINAS DESVALIDAS NAS CIDADES DE PELOTAS E RIO GRANDE/RS (1855 A 1873)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos do Valle, Hardalla
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: dos Santos Caldeira, Jeane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/315
Resumo: A Congregação Imaculado Coração de Maria, teve uma expressiva atuação educacional voltada às meninas desvalidas nas cidades de Pelotas e Rio Grande/RS. Entre os elementos discutidos neste artigo, no bojo da Cultura escolar, estão a fundação de dois asilos e a contribuição educacional das Irmãs desta Congregação à infância em situação de vulnerabilidade. Como suporte teórico-metodológico deste estudo evocou-se a História Cultural, para a análise documental de jornais, livros de matrícula, regimentos e relatórios. É preciso acrescentar ainda, que este estudo não se esgota neste trabalho pela complexidade e riqueza do tema tratado. Contudo, foi intenção não apenas destacar a atuação de uma ordem religiosa feminina na esfera educacional, mas suscitar um contexto educacional propício para meninas em situação de vulnerabilidade. Lócus repleto de preconceitos de gênero, conflitos socioculturais, e ainda pouco abordado dentro dos estudos históricos educacionais.
id UNIPLAC_417f20f52c6b98986e2e72a179d42bda
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/315
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling AS IRMÃS DA CONGREGAÇÃO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA: AMPARO E EDUCAÇÃO ÀS MENINAS DESVALIDAS NAS CIDADES DE PELOTAS E RIO GRANDE/RS (1855 A 1873)Congregação Imaculado Coração de Maria. Educação de meninas desvalidas. Educação Católica.A Congregação Imaculado Coração de Maria, teve uma expressiva atuação educacional voltada às meninas desvalidas nas cidades de Pelotas e Rio Grande/RS. Entre os elementos discutidos neste artigo, no bojo da Cultura escolar, estão a fundação de dois asilos e a contribuição educacional das Irmãs desta Congregação à infância em situação de vulnerabilidade. Como suporte teórico-metodológico deste estudo evocou-se a História Cultural, para a análise documental de jornais, livros de matrícula, regimentos e relatórios. É preciso acrescentar ainda, que este estudo não se esgota neste trabalho pela complexidade e riqueza do tema tratado. Contudo, foi intenção não apenas destacar a atuação de uma ordem religiosa feminina na esfera educacional, mas suscitar um contexto educacional propício para meninas em situação de vulnerabilidade. Lócus repleto de preconceitos de gênero, conflitos socioculturais, e ainda pouco abordado dentro dos estudos históricos educacionais.Editora ICEPSantos do Valle, Hardallados Santos Caldeira, Jeane2018-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/315Revista GepesVida; v. 4, n. 9 (2018): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/315/153info:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-16T22:18:04Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/315Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2018-12-16T22:18:04Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv AS IRMÃS DA CONGREGAÇÃO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA: AMPARO E EDUCAÇÃO ÀS MENINAS DESVALIDAS NAS CIDADES DE PELOTAS E RIO GRANDE/RS (1855 A 1873)
title AS IRMÃS DA CONGREGAÇÃO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA: AMPARO E EDUCAÇÃO ÀS MENINAS DESVALIDAS NAS CIDADES DE PELOTAS E RIO GRANDE/RS (1855 A 1873)
spellingShingle AS IRMÃS DA CONGREGAÇÃO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA: AMPARO E EDUCAÇÃO ÀS MENINAS DESVALIDAS NAS CIDADES DE PELOTAS E RIO GRANDE/RS (1855 A 1873)
Santos do Valle, Hardalla
Congregação Imaculado Coração de Maria. Educação de meninas desvalidas. Educação Católica.
title_short AS IRMÃS DA CONGREGAÇÃO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA: AMPARO E EDUCAÇÃO ÀS MENINAS DESVALIDAS NAS CIDADES DE PELOTAS E RIO GRANDE/RS (1855 A 1873)
title_full AS IRMÃS DA CONGREGAÇÃO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA: AMPARO E EDUCAÇÃO ÀS MENINAS DESVALIDAS NAS CIDADES DE PELOTAS E RIO GRANDE/RS (1855 A 1873)
title_fullStr AS IRMÃS DA CONGREGAÇÃO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA: AMPARO E EDUCAÇÃO ÀS MENINAS DESVALIDAS NAS CIDADES DE PELOTAS E RIO GRANDE/RS (1855 A 1873)
title_full_unstemmed AS IRMÃS DA CONGREGAÇÃO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA: AMPARO E EDUCAÇÃO ÀS MENINAS DESVALIDAS NAS CIDADES DE PELOTAS E RIO GRANDE/RS (1855 A 1873)
title_sort AS IRMÃS DA CONGREGAÇÃO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA: AMPARO E EDUCAÇÃO ÀS MENINAS DESVALIDAS NAS CIDADES DE PELOTAS E RIO GRANDE/RS (1855 A 1873)
author Santos do Valle, Hardalla
author_facet Santos do Valle, Hardalla
dos Santos Caldeira, Jeane
author_role author
author2 dos Santos Caldeira, Jeane
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos do Valle, Hardalla
dos Santos Caldeira, Jeane
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Congregação Imaculado Coração de Maria. Educação de meninas desvalidas. Educação Católica.
topic Congregação Imaculado Coração de Maria. Educação de meninas desvalidas. Educação Católica.
description A Congregação Imaculado Coração de Maria, teve uma expressiva atuação educacional voltada às meninas desvalidas nas cidades de Pelotas e Rio Grande/RS. Entre os elementos discutidos neste artigo, no bojo da Cultura escolar, estão a fundação de dois asilos e a contribuição educacional das Irmãs desta Congregação à infância em situação de vulnerabilidade. Como suporte teórico-metodológico deste estudo evocou-se a História Cultural, para a análise documental de jornais, livros de matrícula, regimentos e relatórios. É preciso acrescentar ainda, que este estudo não se esgota neste trabalho pela complexidade e riqueza do tema tratado. Contudo, foi intenção não apenas destacar a atuação de uma ordem religiosa feminina na esfera educacional, mas suscitar um contexto educacional propício para meninas em situação de vulnerabilidade. Lócus repleto de preconceitos de gênero, conflitos socioculturais, e ainda pouco abordado dentro dos estudos históricos educacionais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/315
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/315/153
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 4, n. 9 (2018): GepesVida
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174699248058368