AS IRMÃS DA CONGREGAÇÃO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA: AMPARO E EDUCAÇÃO ÀS MENINAS DESVALIDAS NAS CIDADES DE PELOTAS E RIO GRANDE/RS (1855 A 1873)
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/315 |
Resumo: | A Congregação Imaculado Coração de Maria, teve uma expressiva atuação educacional voltada às meninas desvalidas nas cidades de Pelotas e Rio Grande/RS. Entre os elementos discutidos neste artigo, no bojo da Cultura escolar, estão a fundação de dois asilos e a contribuição educacional das Irmãs desta Congregação à infância em situação de vulnerabilidade. Como suporte teórico-metodológico deste estudo evocou-se a História Cultural, para a análise documental de jornais, livros de matrícula, regimentos e relatórios. É preciso acrescentar ainda, que este estudo não se esgota neste trabalho pela complexidade e riqueza do tema tratado. Contudo, foi intenção não apenas destacar a atuação de uma ordem religiosa feminina na esfera educacional, mas suscitar um contexto educacional propício para meninas em situação de vulnerabilidade. Lócus repleto de preconceitos de gênero, conflitos socioculturais, e ainda pouco abordado dentro dos estudos históricos educacionais. |
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AS IRMÃS DA CONGREGAÇÃO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA: AMPARO E EDUCAÇÃO ÀS MENINAS DESVALIDAS NAS CIDADES DE PELOTAS E RIO GRANDE/RS (1855 A 1873)Congregação Imaculado Coração de Maria. Educação de meninas desvalidas. Educação Católica.A Congregação Imaculado Coração de Maria, teve uma expressiva atuação educacional voltada às meninas desvalidas nas cidades de Pelotas e Rio Grande/RS. Entre os elementos discutidos neste artigo, no bojo da Cultura escolar, estão a fundação de dois asilos e a contribuição educacional das Irmãs desta Congregação à infância em situação de vulnerabilidade. Como suporte teórico-metodológico deste estudo evocou-se a História Cultural, para a análise documental de jornais, livros de matrícula, regimentos e relatórios. É preciso acrescentar ainda, que este estudo não se esgota neste trabalho pela complexidade e riqueza do tema tratado. Contudo, foi intenção não apenas destacar a atuação de uma ordem religiosa feminina na esfera educacional, mas suscitar um contexto educacional propício para meninas em situação de vulnerabilidade. Lócus repleto de preconceitos de gênero, conflitos socioculturais, e ainda pouco abordado dentro dos estudos históricos educacionais.Editora ICEPSantos do Valle, Hardallados Santos Caldeira, Jeane2018-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/315Revista GepesVida; v. 4, n. 9 (2018): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/315/153info:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-16T22:18:04Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/315Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2018-12-16T22:18:04Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
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