GRUPO OPERATIVO COMO ESTRATÉGIA DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/345 |
Resumo: | O processo de ensino aprendizagem pautado no processo grupal pode ser operacionalizado pelo Grupo Operativo que tem como estratégia a tarefa grupal. Por meio desta, é possível incitar a reflexão crítica teórico-prática mediante a vivências em grupo que intensificam a construção de conhecimento. Deste modo, este artigo tem o objetivo de descrever a utilização do Grupo Operativo como estratégia de ensino aprendizagem. Trata-se de um relato de experiência que utilizou o Grupo Operativo como alicerce de desenvolvimento da disciplina Ciências Sociais em Saúde II, integrada na matriz curricular dos cursos de enfermagem e odontologia em uma instituição de ensino superior privada do município de Goiânia, Goiás. Participaram dos Grupos Operativos 59 discentes, divididos em duas turmas A e B, no período agosto a novembro de 2017, o que totalizou 18 encontros com cada turma. Cada Grupo Operativo havia um tema estabelecido e técnicas de grupo previamente planejadas. A partir dos grupos, percebeu-se o estímulo na busca de informações e consequente construção de conhecimento pelos discentes, bem como a discussão e reflexão dos temas que abordam os contextos sanitários, sociais e culturais da população. Além do processo de aprendizagem, oportunizou o processo de nucleação dos discentes como grupo e turma a partir das percepções, opiniões e tarefas que propiciaram a identificação e coesão grupal. |
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GRUPO OPERATIVO COMO ESTRATÉGIA DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEMProcessos grupais. Estrutura de grupo. Ensino. Educação. Educação superior.O processo de ensino aprendizagem pautado no processo grupal pode ser operacionalizado pelo Grupo Operativo que tem como estratégia a tarefa grupal. Por meio desta, é possível incitar a reflexão crítica teórico-prática mediante a vivências em grupo que intensificam a construção de conhecimento. Deste modo, este artigo tem o objetivo de descrever a utilização do Grupo Operativo como estratégia de ensino aprendizagem. Trata-se de um relato de experiência que utilizou o Grupo Operativo como alicerce de desenvolvimento da disciplina Ciências Sociais em Saúde II, integrada na matriz curricular dos cursos de enfermagem e odontologia em uma instituição de ensino superior privada do município de Goiânia, Goiás. Participaram dos Grupos Operativos 59 discentes, divididos em duas turmas A e B, no período agosto a novembro de 2017, o que totalizou 18 encontros com cada turma. Cada Grupo Operativo havia um tema estabelecido e técnicas de grupo previamente planejadas. A partir dos grupos, percebeu-se o estímulo na busca de informações e consequente construção de conhecimento pelos discentes, bem como a discussão e reflexão dos temas que abordam os contextos sanitários, sociais e culturais da população. Além do processo de aprendizagem, oportunizou o processo de nucleação dos discentes como grupo e turma a partir das percepções, opiniões e tarefas que propiciaram a identificação e coesão grupal.Editora ICEPSantos Pinho, Eurides; Faculdade Sul-Americana, Curso de Enfermagem da, Goiânia-GOCosta Nunes, Fernanda; Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Medicina. Goiânia. GoiásRosa Mendonça do Vale, RaquelMartins Sousa, Johnatandos Santos Silva, Nathália; Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem. Goiânia. Goiás2019-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/345Revista GepesVida; v. 5, n. 11 (2019): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/345/175info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-17T23:17:05Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/345Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2019-12-17T23:17:05Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
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