GRUPO OPERATIVO COMO ESTRATÉGIA DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Pinho, Eurides; Faculdade Sul-Americana, Curso de Enfermagem da, Goiânia-GO
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Costa Nunes, Fernanda; Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Medicina. Goiânia. Goiás, Rosa Mendonça do Vale, Raquel, Martins Sousa, Johnatan, dos Santos Silva, Nathália; Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem. Goiânia. Goiás
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/345
Resumo: O processo de ensino aprendizagem pautado no processo grupal pode ser operacionalizado pelo Grupo Operativo que tem como estratégia a tarefa grupal. Por meio desta, é possível incitar a reflexão crítica teórico-prática mediante a vivências em grupo que intensificam a construção de conhecimento. Deste modo, este artigo tem o objetivo de descrever a utilização do Grupo Operativo como estratégia de ensino aprendizagem. Trata-se de um relato de experiência que utilizou o Grupo Operativo como alicerce de desenvolvimento da disciplina Ciências Sociais em Saúde II, integrada na matriz curricular dos cursos de enfermagem e odontologia em uma instituição de ensino superior privada do município de Goiânia, Goiás. Participaram dos Grupos Operativos 59 discentes, divididos em duas turmas A e B, no período agosto a novembro de 2017, o que totalizou 18 encontros com cada turma. Cada Grupo Operativo havia um tema estabelecido e técnicas de grupo previamente planejadas. A partir dos grupos, percebeu-se o estímulo na busca de informações e consequente construção de conhecimento pelos discentes, bem como a discussão e reflexão dos temas que abordam os contextos sanitários, sociais e culturais da população. Além do processo de aprendizagem, oportunizou o processo de nucleação dos discentes como grupo e turma a partir das percepções, opiniões e tarefas que propiciaram a identificação e coesão grupal.
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