EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA: A PARTICIPAÇÃO DE JOVENS E SUAS PROVOCAÇÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/98 |
Resumo: | Este artigo apropria resultados de incursões em diferentes espaços educativos para trazer reflexões sintonizadas com a situação política que experenciamos atualmente no país. Aludimos, assim, os tensionamentos à consolidação de nossa recente democracia e os apelos por participação política, com destaque à garantia de direitos na área de educação, mas o fazemos indo ao cotidiano da escola. Propomo-nos a discutir as práticas que conduzimos como educadores, tomando-as desde as possibilidades de participação dos educandos. Assim, narramos duas experiências como educadores-pesquisadores, uma na modalidade EJA de uma escola pública municipal e outra em uma escola estadual ocupada, ambas em Porto Alegre/RS. Nossas análises são perpassadas por considerações sobre a pertinência de uma prática pedagógica contextualizada e pela compreensão das práticas juvenis contemporâneas, em articulação à ação política dos secundaristas, visando discutir provocações possíveis ao fazer educativo e aos tempos institucionais escolares. |
id |
UNIPLAC_4d995fa93565483942120e63b329e525 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/98 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA: A PARTICIPAÇÃO DE JOVENS E SUAS PROVOCAÇÕESEducação de Jovens e Adultos; Juventudes; ParticipaçãoeducaçãoEste artigo apropria resultados de incursões em diferentes espaços educativos para trazer reflexões sintonizadas com a situação política que experenciamos atualmente no país. Aludimos, assim, os tensionamentos à consolidação de nossa recente democracia e os apelos por participação política, com destaque à garantia de direitos na área de educação, mas o fazemos indo ao cotidiano da escola. Propomo-nos a discutir as práticas que conduzimos como educadores, tomando-as desde as possibilidades de participação dos educandos. Assim, narramos duas experiências como educadores-pesquisadores, uma na modalidade EJA de uma escola pública municipal e outra em uma escola estadual ocupada, ambas em Porto Alegre/RS. Nossas análises são perpassadas por considerações sobre a pertinência de uma prática pedagógica contextualizada e pela compreensão das práticas juvenis contemporâneas, em articulação à ação política dos secundaristas, visando discutir provocações possíveis ao fazer educativo e aos tempos institucionais escolares.Editora ICEPPinheiro, Leandro R.; FACED/UFRGSde Castilhos, Bruno H. S.; FACED/UFRGS2016-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/98Revista GepesVida; v. 2, n. 3 (2016): Saberes e Experiências Profissionais2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/98/51info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-26T15:16:49Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/98Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2016-07-26T15:16:49Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA: A PARTICIPAÇÃO DE JOVENS E SUAS PROVOCAÇÕES |
title |
EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA: A PARTICIPAÇÃO DE JOVENS E SUAS PROVOCAÇÕES |
spellingShingle |
EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA: A PARTICIPAÇÃO DE JOVENS E SUAS PROVOCAÇÕES Pinheiro, Leandro R.; FACED/UFRGS Educação de Jovens e Adultos; Juventudes; Participação educação |
title_short |
EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA: A PARTICIPAÇÃO DE JOVENS E SUAS PROVOCAÇÕES |
title_full |
EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA: A PARTICIPAÇÃO DE JOVENS E SUAS PROVOCAÇÕES |
title_fullStr |
EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA: A PARTICIPAÇÃO DE JOVENS E SUAS PROVOCAÇÕES |
title_full_unstemmed |
EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA: A PARTICIPAÇÃO DE JOVENS E SUAS PROVOCAÇÕES |
title_sort |
EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA: A PARTICIPAÇÃO DE JOVENS E SUAS PROVOCAÇÕES |
author |
Pinheiro, Leandro R.; FACED/UFRGS |
author_facet |
Pinheiro, Leandro R.; FACED/UFRGS de Castilhos, Bruno H. S.; FACED/UFRGS |
author_role |
author |
author2 |
de Castilhos, Bruno H. S.; FACED/UFRGS |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Leandro R.; FACED/UFRGS de Castilhos, Bruno H. S.; FACED/UFRGS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos; Juventudes; Participação educação |
topic |
Educação de Jovens e Adultos; Juventudes; Participação educação |
description |
Este artigo apropria resultados de incursões em diferentes espaços educativos para trazer reflexões sintonizadas com a situação política que experenciamos atualmente no país. Aludimos, assim, os tensionamentos à consolidação de nossa recente democracia e os apelos por participação política, com destaque à garantia de direitos na área de educação, mas o fazemos indo ao cotidiano da escola. Propomo-nos a discutir as práticas que conduzimos como educadores, tomando-as desde as possibilidades de participação dos educandos. Assim, narramos duas experiências como educadores-pesquisadores, uma na modalidade EJA de uma escola pública municipal e outra em uma escola estadual ocupada, ambas em Porto Alegre/RS. Nossas análises são perpassadas por considerações sobre a pertinência de uma prática pedagógica contextualizada e pela compreensão das práticas juvenis contemporâneas, em articulação à ação política dos secundaristas, visando discutir provocações possíveis ao fazer educativo e aos tempos institucionais escolares. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/98 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/98 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/98/51 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 2, n. 3 (2016): Saberes e Experiências Profissionais 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174699156832256 |