SABERES E FAZERES: O SENTIDO DA PRÁTICA DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Matos, Gislaine Aparecida; UNIPLAC
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: do Nascimento, Rafael; uniplac
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/207
Resumo: Este artigo tem o propósito de analisar a compreensão dos professores do ensino fundamental, acerca dos saberes necessários à prática docente.  Para tanto, foi necessário buscar conhecer o entendimento do professor e seus saberes relacionados ao cotidiano escolar. O estudo se justifica por ampliar a compreensão sobre saberes necessários a prática. Dessa forma, apresentamos o tema proposto, que condiz a assuntos pertinentes à prática escolar, já que o professor é visto, muitas vezes, como pessoa central de estudos e pesquisas no âmbito educacional. Assim, a subjetividade desse professor e seu saber-fazer precisam ser considerados. Esse sujeito deve ser considerado de suma importância, pois o seu papel e sua prática estão intrinsicamente ligados aos saberes. Essa discussão teve como base os estudos de Tardif (2002), Morin (2000) e Freire (2002) e demais autores. A metodologia adotada foi um estudo de caso, com abordagem qualitativa, realizada por meio de questionário com perguntas abertas. A análise dos dados se deu por meio da técnica de análise de conteúdo aliada a referenciais teóricos pertinentes ao tema.  Destacamos a importância do tema e sua relevância para o sentido da prática profissional do professor, tendo em vista a reflexão sobre seus saberes e fazeres, e ainda o reflexo disso nas ações do professor no cotidiano escolar.  
id UNIPLAC_537e34d955b25455172ef27c2548a97c
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/207
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling SABERES E FAZERES: O SENTIDO DA PRÁTICA DOCENTEProfessores. Sentido da Prática. Saberes e fazeres.educaçãoEste artigo tem o propósito de analisar a compreensão dos professores do ensino fundamental, acerca dos saberes necessários à prática docente.  Para tanto, foi necessário buscar conhecer o entendimento do professor e seus saberes relacionados ao cotidiano escolar. O estudo se justifica por ampliar a compreensão sobre saberes necessários a prática. Dessa forma, apresentamos o tema proposto, que condiz a assuntos pertinentes à prática escolar, já que o professor é visto, muitas vezes, como pessoa central de estudos e pesquisas no âmbito educacional. Assim, a subjetividade desse professor e seu saber-fazer precisam ser considerados. Esse sujeito deve ser considerado de suma importância, pois o seu papel e sua prática estão intrinsicamente ligados aos saberes. Essa discussão teve como base os estudos de Tardif (2002), Morin (2000) e Freire (2002) e demais autores. A metodologia adotada foi um estudo de caso, com abordagem qualitativa, realizada por meio de questionário com perguntas abertas. A análise dos dados se deu por meio da técnica de análise de conteúdo aliada a referenciais teóricos pertinentes ao tema.  Destacamos a importância do tema e sua relevância para o sentido da prática profissional do professor, tendo em vista a reflexão sobre seus saberes e fazeres, e ainda o reflexo disso nas ações do professor no cotidiano escolar.  Editora ICEPde Matos, Gislaine Aparecida; UNIPLACdo Nascimento, Rafael; uniplac2017-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/207Revista GepesVida; v. 3, n. 5 (2017): Pesquisas e Experiências inovadoras2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/207/96info:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-06T23:03:43Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/207Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2017-07-06T23:03:43Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv SABERES E FAZERES: O SENTIDO DA PRÁTICA DOCENTE
title SABERES E FAZERES: O SENTIDO DA PRÁTICA DOCENTE
spellingShingle SABERES E FAZERES: O SENTIDO DA PRÁTICA DOCENTE
de Matos, Gislaine Aparecida; UNIPLAC
Professores. Sentido da Prática. Saberes e fazeres.
educação
title_short SABERES E FAZERES: O SENTIDO DA PRÁTICA DOCENTE
title_full SABERES E FAZERES: O SENTIDO DA PRÁTICA DOCENTE
title_fullStr SABERES E FAZERES: O SENTIDO DA PRÁTICA DOCENTE
title_full_unstemmed SABERES E FAZERES: O SENTIDO DA PRÁTICA DOCENTE
title_sort SABERES E FAZERES: O SENTIDO DA PRÁTICA DOCENTE
author de Matos, Gislaine Aparecida; UNIPLAC
author_facet de Matos, Gislaine Aparecida; UNIPLAC
do Nascimento, Rafael; uniplac
author_role author
author2 do Nascimento, Rafael; uniplac
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Matos, Gislaine Aparecida; UNIPLAC
do Nascimento, Rafael; uniplac
dc.subject.por.fl_str_mv Professores. Sentido da Prática. Saberes e fazeres.
educação
topic Professores. Sentido da Prática. Saberes e fazeres.
educação
description Este artigo tem o propósito de analisar a compreensão dos professores do ensino fundamental, acerca dos saberes necessários à prática docente.  Para tanto, foi necessário buscar conhecer o entendimento do professor e seus saberes relacionados ao cotidiano escolar. O estudo se justifica por ampliar a compreensão sobre saberes necessários a prática. Dessa forma, apresentamos o tema proposto, que condiz a assuntos pertinentes à prática escolar, já que o professor é visto, muitas vezes, como pessoa central de estudos e pesquisas no âmbito educacional. Assim, a subjetividade desse professor e seu saber-fazer precisam ser considerados. Esse sujeito deve ser considerado de suma importância, pois o seu papel e sua prática estão intrinsicamente ligados aos saberes. Essa discussão teve como base os estudos de Tardif (2002), Morin (2000) e Freire (2002) e demais autores. A metodologia adotada foi um estudo de caso, com abordagem qualitativa, realizada por meio de questionário com perguntas abertas. A análise dos dados se deu por meio da técnica de análise de conteúdo aliada a referenciais teóricos pertinentes ao tema.  Destacamos a importância do tema e sua relevância para o sentido da prática profissional do professor, tendo em vista a reflexão sobre seus saberes e fazeres, e ainda o reflexo disso nas ações do professor no cotidiano escolar.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/207
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/207/96
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 3, n. 5 (2017): Pesquisas e Experiências inovadoras
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174698843308032