UM DEBATE INICIAL SOBRE FUNDAMENTOS ANTROPOCÊNTRICOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/299 |
Resumo: | Conceitos de natureza são socialmente construídos. Para problematizar e compreender o Pensamento Verde atual e suas conexões com os fundamentos da Educação Ambiental é mister analisar o modelo capitalista de sociedade ao lado do antropocentrismo moderno e seus respectivos papeis na produção e reprodução da crise ecológica. O antropocentrismo se caracteriza por considerar o homem apartado e superior à natureza, devendo essa ser explorada e usada conforme o interesse de mercado. Tal pensamento está institucionalizado nos documentos internacionais resultante das articulações multilaterais e nas leis e politicas brasileiras atinentes a Educação Ambiental. Por outro lado, para a superação da atual crise é necessário buscar a construção de outra Educação Ambiental, livre dos valores dominantes, capitalistas e antropocêntricos. |
id |
UNIPLAC_60ce5c8c66a1fb51a581cf8cb6d542c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/299 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
UM DEBATE INICIAL SOBRE FUNDAMENTOS ANTROPOCÊNTRICOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTALEducação Ambiental; Antropocentrismo; Crise Ecológica.Conceitos de natureza são socialmente construídos. Para problematizar e compreender o Pensamento Verde atual e suas conexões com os fundamentos da Educação Ambiental é mister analisar o modelo capitalista de sociedade ao lado do antropocentrismo moderno e seus respectivos papeis na produção e reprodução da crise ecológica. O antropocentrismo se caracteriza por considerar o homem apartado e superior à natureza, devendo essa ser explorada e usada conforme o interesse de mercado. Tal pensamento está institucionalizado nos documentos internacionais resultante das articulações multilaterais e nas leis e politicas brasileiras atinentes a Educação Ambiental. Por outro lado, para a superação da atual crise é necessário buscar a construção de outra Educação Ambiental, livre dos valores dominantes, capitalistas e antropocêntricos.Editora ICEPPorciúncula Soler, Antonio CarlosAntunes Dias, Eugenia2018-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/299Revista GepesVida; v. 4, n. 8 (2018): Número Especial2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/299/137info:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-15T20:57:18Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/299Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2018-12-15T20:57:18Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM DEBATE INICIAL SOBRE FUNDAMENTOS ANTROPOCÊNTRICOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title |
UM DEBATE INICIAL SOBRE FUNDAMENTOS ANTROPOCÊNTRICOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
spellingShingle |
UM DEBATE INICIAL SOBRE FUNDAMENTOS ANTROPOCÊNTRICOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Porciúncula Soler, Antonio Carlos Educação Ambiental; Antropocentrismo; Crise Ecológica. |
title_short |
UM DEBATE INICIAL SOBRE FUNDAMENTOS ANTROPOCÊNTRICOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full |
UM DEBATE INICIAL SOBRE FUNDAMENTOS ANTROPOCÊNTRICOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_fullStr |
UM DEBATE INICIAL SOBRE FUNDAMENTOS ANTROPOCÊNTRICOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full_unstemmed |
UM DEBATE INICIAL SOBRE FUNDAMENTOS ANTROPOCÊNTRICOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_sort |
UM DEBATE INICIAL SOBRE FUNDAMENTOS ANTROPOCÊNTRICOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
author |
Porciúncula Soler, Antonio Carlos |
author_facet |
Porciúncula Soler, Antonio Carlos Antunes Dias, Eugenia |
author_role |
author |
author2 |
Antunes Dias, Eugenia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Porciúncula Soler, Antonio Carlos Antunes Dias, Eugenia |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental; Antropocentrismo; Crise Ecológica. |
topic |
Educação Ambiental; Antropocentrismo; Crise Ecológica. |
description |
Conceitos de natureza são socialmente construídos. Para problematizar e compreender o Pensamento Verde atual e suas conexões com os fundamentos da Educação Ambiental é mister analisar o modelo capitalista de sociedade ao lado do antropocentrismo moderno e seus respectivos papeis na produção e reprodução da crise ecológica. O antropocentrismo se caracteriza por considerar o homem apartado e superior à natureza, devendo essa ser explorada e usada conforme o interesse de mercado. Tal pensamento está institucionalizado nos documentos internacionais resultante das articulações multilaterais e nas leis e politicas brasileiras atinentes a Educação Ambiental. Por outro lado, para a superação da atual crise é necessário buscar a construção de outra Educação Ambiental, livre dos valores dominantes, capitalistas e antropocêntricos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/299 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/299 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/299/137 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 4, n. 8 (2018): Número Especial 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174699258544128 |