UM OLHAR SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICAS NA ARTE AFRO-BRASILEIRA DE LASAR SEGALL
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/395 |
Resumo: | O presente artigo pretende refletir sobre obras do lituano Lasar Segall em sala de aula de modo a proporcionar aos educadores e estudantes embasamentos teórico-metodológicos sobre a arte afro-brasileira como expressão da identidade nacional. As gravuras e pinturas desse pintor retratam o cotidiano das pessoas afrodescendentes. Ter o negro como temática era algo inédito para época mas este pintor e seu trabalho ajudaram na transformação do olhar em relação aos grupos étnicos, suas pinturas da favela, a descoberta da cor são exemplos que apresentam altivez e a beleza do fenótipo africano. Fazendo uso de uma arte que surge na Europa no século XIX. Lasar aprendeu a valorizar os desenhos cubistas, a deformação dos traços e o subjetivo do tema, características da arte moderna, apropriando-se do estilo expressionista. Percebemos ao longo do trabalho, da observação e leitura das imagens deste artista vasto repertório onde se observa o interesse do artista na valorização e representatividade do povo negro, o pintor junta-se aos excluídos apostando na resistência e resiliência humana mostrando força e esperança na igualdade racial. |
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UM OLHAR SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICAS NA ARTE AFRO-BRASILEIRA DE LASAR SEGALLLasar Segall. Arte afro-brasileira. Educação.O presente artigo pretende refletir sobre obras do lituano Lasar Segall em sala de aula de modo a proporcionar aos educadores e estudantes embasamentos teórico-metodológicos sobre a arte afro-brasileira como expressão da identidade nacional. As gravuras e pinturas desse pintor retratam o cotidiano das pessoas afrodescendentes. Ter o negro como temática era algo inédito para época mas este pintor e seu trabalho ajudaram na transformação do olhar em relação aos grupos étnicos, suas pinturas da favela, a descoberta da cor são exemplos que apresentam altivez e a beleza do fenótipo africano. Fazendo uso de uma arte que surge na Europa no século XIX. Lasar aprendeu a valorizar os desenhos cubistas, a deformação dos traços e o subjetivo do tema, características da arte moderna, apropriando-se do estilo expressionista. Percebemos ao longo do trabalho, da observação e leitura das imagens deste artista vasto repertório onde se observa o interesse do artista na valorização e representatividade do povo negro, o pintor junta-se aos excluídos apostando na resistência e resiliência humana mostrando força e esperança na igualdade racial.Editora ICEPAlves da Rosa, NanciCosta de Liz, Renilda Aparecida2020-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/395Revista GepesVida; v. 6, n. 14 (2020): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/395/215info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-29T18:33:03Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/395Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2020-07-29T18:33:03Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
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