ARTICULAÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANTENTE E HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE DURANTE A PANDEMIA COVID 19: RELATO DE VIVÊNCIA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza Miranda, Andréia Valéria
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Spolti Lorenzetti Miguel, Franciele, da Silva, Helena Cristina, Jesse dos Santos, Margarete Veronica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/451
Resumo: Trata-se de um relato de vivência das ações de educação permanente e humanização em saúde, realizadas durante a pandemia do COVID - 19, pelo Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde (NEPHS) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) do município de Lages, na Serra Catarinense. As ações foram planejadas e desenvolvidas pelos integrantes do NEPHS para os trabalhadores da SMS de Lages. Utilizou-se de ferramentas virtuais de forma remota, por meio da elaboração e envio de vídeos, mensagens, fotografias e a realização de rodas de conversa virtual. Os resultados apontaram que a educação permanente pode ser uma potente ferramenta no Sistema Único de Saúde (SUS) para a reconstrução das práticas em saúde, reflexão sobre o processo de trabalho, bem como, possibilitar momentos de descontração, humanização, escuta e vínculo, de modo participativo, integrativo e revitalizador.
id UNIPLAC_6bf5fc808f199781b38a83a8a06533de
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/451
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling ARTICULAÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANTENTE E HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE DURANTE A PANDEMIA COVID 19: RELATO DE VIVÊNCIA.Educação Permanente; Humanização; Pandemia. Profissionais da Saúde. Sistema único de Saúde (SUS).Trata-se de um relato de vivência das ações de educação permanente e humanização em saúde, realizadas durante a pandemia do COVID - 19, pelo Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde (NEPHS) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) do município de Lages, na Serra Catarinense. As ações foram planejadas e desenvolvidas pelos integrantes do NEPHS para os trabalhadores da SMS de Lages. Utilizou-se de ferramentas virtuais de forma remota, por meio da elaboração e envio de vídeos, mensagens, fotografias e a realização de rodas de conversa virtual. Os resultados apontaram que a educação permanente pode ser uma potente ferramenta no Sistema Único de Saúde (SUS) para a reconstrução das práticas em saúde, reflexão sobre o processo de trabalho, bem como, possibilitar momentos de descontração, humanização, escuta e vínculo, de modo participativo, integrativo e revitalizador.Editora ICEPde Souza Miranda, Andréia ValériaSpolti Lorenzetti Miguel, Francieleda Silva, Helena CristinaJesse dos Santos, Margarete Veronica2021-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/451Revista GepesVida; v. 7, n. 16 (2021): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/451/247info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-15T16:40:57Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/451Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2021-09-15T16:40:57Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv ARTICULAÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANTENTE E HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE DURANTE A PANDEMIA COVID 19: RELATO DE VIVÊNCIA.
title ARTICULAÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANTENTE E HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE DURANTE A PANDEMIA COVID 19: RELATO DE VIVÊNCIA.
spellingShingle ARTICULAÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANTENTE E HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE DURANTE A PANDEMIA COVID 19: RELATO DE VIVÊNCIA.
de Souza Miranda, Andréia Valéria
Educação Permanente; Humanização; Pandemia. Profissionais da Saúde. Sistema único de Saúde (SUS).
title_short ARTICULAÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANTENTE E HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE DURANTE A PANDEMIA COVID 19: RELATO DE VIVÊNCIA.
title_full ARTICULAÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANTENTE E HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE DURANTE A PANDEMIA COVID 19: RELATO DE VIVÊNCIA.
title_fullStr ARTICULAÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANTENTE E HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE DURANTE A PANDEMIA COVID 19: RELATO DE VIVÊNCIA.
title_full_unstemmed ARTICULAÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANTENTE E HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE DURANTE A PANDEMIA COVID 19: RELATO DE VIVÊNCIA.
title_sort ARTICULAÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANTENTE E HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE DURANTE A PANDEMIA COVID 19: RELATO DE VIVÊNCIA.
author de Souza Miranda, Andréia Valéria
author_facet de Souza Miranda, Andréia Valéria
Spolti Lorenzetti Miguel, Franciele
da Silva, Helena Cristina
Jesse dos Santos, Margarete Veronica
author_role author
author2 Spolti Lorenzetti Miguel, Franciele
da Silva, Helena Cristina
Jesse dos Santos, Margarete Veronica
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza Miranda, Andréia Valéria
Spolti Lorenzetti Miguel, Franciele
da Silva, Helena Cristina
Jesse dos Santos, Margarete Veronica
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Permanente; Humanização; Pandemia. Profissionais da Saúde. Sistema único de Saúde (SUS).
topic Educação Permanente; Humanização; Pandemia. Profissionais da Saúde. Sistema único de Saúde (SUS).
description Trata-se de um relato de vivência das ações de educação permanente e humanização em saúde, realizadas durante a pandemia do COVID - 19, pelo Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde (NEPHS) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) do município de Lages, na Serra Catarinense. As ações foram planejadas e desenvolvidas pelos integrantes do NEPHS para os trabalhadores da SMS de Lages. Utilizou-se de ferramentas virtuais de forma remota, por meio da elaboração e envio de vídeos, mensagens, fotografias e a realização de rodas de conversa virtual. Os resultados apontaram que a educação permanente pode ser uma potente ferramenta no Sistema Único de Saúde (SUS) para a reconstrução das práticas em saúde, reflexão sobre o processo de trabalho, bem como, possibilitar momentos de descontração, humanização, escuta e vínculo, de modo participativo, integrativo e revitalizador.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/451
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/451/247
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 7, n. 16 (2021): GepesVida
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174698790879232