RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A IMPORTÂNCIA DA PRECEPTORA NO PROCESSO DE APRENDIZADO DOS RESIDENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Izadora
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Coelho de Macedo, Patrícia, Nunes, Renata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/360
Resumo: O presente artigo tem como intuito analisar por meio de pesquisa, vivências e fundamentação teórica a importância da preceptora no processo de aprendizagem dos residentes do Programa Residência Pedagógica em busca de perceber a relevância da preceptora diante do programa. O artigo traz as vivências em sala de aula, proporcionadas pelo programa Residência pedagógica, e as importantes reflexões e contribuições da preceptora para a formação da nossa identidade pedagógica. Os relatos apresentados são parte das vivências e mostram o que foi possível perceber durante esse processo. Reitera-se, assim, que o PRP, tanto na escola como no USJ exigiu acompanhamento, supervisão dos estudos e das reflexões de trabalho docente, que ultrapassaram a equivocada acepção de trabalho docente restrita ao ato de dar aulas. E, consideramos pertinente a perspectiva de Tardif (2002) quando aponta que os saberes docentes adquiridos na formação continuada e incorporados à prática dos profissionais “se transformam em saberes destinados à formação científica ou erudita dos professores [à medida que se transforma] em prática científica, em tecnologia da aprendizagem” (TARDIF, 2011, p. 37). Então consideramos que a Residência Pedagógica como um processo de formação em tempo real na concretude da educação básica, se configura como um grande desafio a ser materializado, na atualidade, na prática dos educadores, dos gestores e dos legisladores brasileiros a fim de regulamentarem-na como obrigatória.
id UNIPLAC_6d228910b48672713d1ba78589c5cc8c
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/360
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A IMPORTÂNCIA DA PRECEPTORA NO PROCESSO DE APRENDIZADO DOS RESIDENTESformação. Preceptora. Residência Pedagógica.O presente artigo tem como intuito analisar por meio de pesquisa, vivências e fundamentação teórica a importância da preceptora no processo de aprendizagem dos residentes do Programa Residência Pedagógica em busca de perceber a relevância da preceptora diante do programa. O artigo traz as vivências em sala de aula, proporcionadas pelo programa Residência pedagógica, e as importantes reflexões e contribuições da preceptora para a formação da nossa identidade pedagógica. Os relatos apresentados são parte das vivências e mostram o que foi possível perceber durante esse processo. Reitera-se, assim, que o PRP, tanto na escola como no USJ exigiu acompanhamento, supervisão dos estudos e das reflexões de trabalho docente, que ultrapassaram a equivocada acepção de trabalho docente restrita ao ato de dar aulas. E, consideramos pertinente a perspectiva de Tardif (2002) quando aponta que os saberes docentes adquiridos na formação continuada e incorporados à prática dos profissionais “se transformam em saberes destinados à formação científica ou erudita dos professores [à medida que se transforma] em prática científica, em tecnologia da aprendizagem” (TARDIF, 2011, p. 37). Então consideramos que a Residência Pedagógica como um processo de formação em tempo real na concretude da educação básica, se configura como um grande desafio a ser materializado, na atualidade, na prática dos educadores, dos gestores e dos legisladores brasileiros a fim de regulamentarem-na como obrigatória.Editora ICEPDomingues, IzadoraCoelho de Macedo, PatríciaNunes, Renata2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/360Revista GepesVida; v. 5, n. 12 (2019): GepesVida Especial2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/360/189info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-31T20:01:30Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/360Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2019-12-31T20:01:30Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A IMPORTÂNCIA DA PRECEPTORA NO PROCESSO DE APRENDIZADO DOS RESIDENTES
title RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A IMPORTÂNCIA DA PRECEPTORA NO PROCESSO DE APRENDIZADO DOS RESIDENTES
spellingShingle RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A IMPORTÂNCIA DA PRECEPTORA NO PROCESSO DE APRENDIZADO DOS RESIDENTES
Domingues, Izadora
formação. Preceptora. Residência Pedagógica.
title_short RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A IMPORTÂNCIA DA PRECEPTORA NO PROCESSO DE APRENDIZADO DOS RESIDENTES
title_full RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A IMPORTÂNCIA DA PRECEPTORA NO PROCESSO DE APRENDIZADO DOS RESIDENTES
title_fullStr RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A IMPORTÂNCIA DA PRECEPTORA NO PROCESSO DE APRENDIZADO DOS RESIDENTES
title_full_unstemmed RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A IMPORTÂNCIA DA PRECEPTORA NO PROCESSO DE APRENDIZADO DOS RESIDENTES
title_sort RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A IMPORTÂNCIA DA PRECEPTORA NO PROCESSO DE APRENDIZADO DOS RESIDENTES
author Domingues, Izadora
author_facet Domingues, Izadora
Coelho de Macedo, Patrícia
Nunes, Renata
author_role author
author2 Coelho de Macedo, Patrícia
Nunes, Renata
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Izadora
Coelho de Macedo, Patrícia
Nunes, Renata
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv formação. Preceptora. Residência Pedagógica.
topic formação. Preceptora. Residência Pedagógica.
description O presente artigo tem como intuito analisar por meio de pesquisa, vivências e fundamentação teórica a importância da preceptora no processo de aprendizagem dos residentes do Programa Residência Pedagógica em busca de perceber a relevância da preceptora diante do programa. O artigo traz as vivências em sala de aula, proporcionadas pelo programa Residência pedagógica, e as importantes reflexões e contribuições da preceptora para a formação da nossa identidade pedagógica. Os relatos apresentados são parte das vivências e mostram o que foi possível perceber durante esse processo. Reitera-se, assim, que o PRP, tanto na escola como no USJ exigiu acompanhamento, supervisão dos estudos e das reflexões de trabalho docente, que ultrapassaram a equivocada acepção de trabalho docente restrita ao ato de dar aulas. E, consideramos pertinente a perspectiva de Tardif (2002) quando aponta que os saberes docentes adquiridos na formação continuada e incorporados à prática dos profissionais “se transformam em saberes destinados à formação científica ou erudita dos professores [à medida que se transforma] em prática científica, em tecnologia da aprendizagem” (TARDIF, 2011, p. 37). Então consideramos que a Residência Pedagógica como um processo de formação em tempo real na concretude da educação básica, se configura como um grande desafio a ser materializado, na atualidade, na prática dos educadores, dos gestores e dos legisladores brasileiros a fim de regulamentarem-na como obrigatória.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/360
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/360/189
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 5, n. 12 (2019): GepesVida Especial
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174699167318016