RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A IMPORTÂNCIA DA PRECEPTORA NO PROCESSO DE APRENDIZADO DOS RESIDENTES
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/360 |
Resumo: | O presente artigo tem como intuito analisar por meio de pesquisa, vivências e fundamentação teórica a importância da preceptora no processo de aprendizagem dos residentes do Programa Residência Pedagógica em busca de perceber a relevância da preceptora diante do programa. O artigo traz as vivências em sala de aula, proporcionadas pelo programa Residência pedagógica, e as importantes reflexões e contribuições da preceptora para a formação da nossa identidade pedagógica. Os relatos apresentados são parte das vivências e mostram o que foi possível perceber durante esse processo. Reitera-se, assim, que o PRP, tanto na escola como no USJ exigiu acompanhamento, supervisão dos estudos e das reflexões de trabalho docente, que ultrapassaram a equivocada acepção de trabalho docente restrita ao ato de dar aulas. E, consideramos pertinente a perspectiva de Tardif (2002) quando aponta que os saberes docentes adquiridos na formação continuada e incorporados à prática dos profissionais “se transformam em saberes destinados à formação científica ou erudita dos professores [à medida que se transforma] em prática científica, em tecnologia da aprendizagem” (TARDIF, 2011, p. 37). Então consideramos que a Residência Pedagógica como um processo de formação em tempo real na concretude da educação básica, se configura como um grande desafio a ser materializado, na atualidade, na prática dos educadores, dos gestores e dos legisladores brasileiros a fim de regulamentarem-na como obrigatória. |
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RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A IMPORTÂNCIA DA PRECEPTORA NO PROCESSO DE APRENDIZADO DOS RESIDENTESformação. Preceptora. Residência Pedagógica.O presente artigo tem como intuito analisar por meio de pesquisa, vivências e fundamentação teórica a importância da preceptora no processo de aprendizagem dos residentes do Programa Residência Pedagógica em busca de perceber a relevância da preceptora diante do programa. O artigo traz as vivências em sala de aula, proporcionadas pelo programa Residência pedagógica, e as importantes reflexões e contribuições da preceptora para a formação da nossa identidade pedagógica. Os relatos apresentados são parte das vivências e mostram o que foi possível perceber durante esse processo. Reitera-se, assim, que o PRP, tanto na escola como no USJ exigiu acompanhamento, supervisão dos estudos e das reflexões de trabalho docente, que ultrapassaram a equivocada acepção de trabalho docente restrita ao ato de dar aulas. E, consideramos pertinente a perspectiva de Tardif (2002) quando aponta que os saberes docentes adquiridos na formação continuada e incorporados à prática dos profissionais “se transformam em saberes destinados à formação científica ou erudita dos professores [à medida que se transforma] em prática científica, em tecnologia da aprendizagem” (TARDIF, 2011, p. 37). Então consideramos que a Residência Pedagógica como um processo de formação em tempo real na concretude da educação básica, se configura como um grande desafio a ser materializado, na atualidade, na prática dos educadores, dos gestores e dos legisladores brasileiros a fim de regulamentarem-na como obrigatória.Editora ICEPDomingues, IzadoraCoelho de Macedo, PatríciaNunes, Renata2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/360Revista GepesVida; v. 5, n. 12 (2019): GepesVida Especial2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/360/189info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-31T20:01:30Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/360Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2019-12-31T20:01:30Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
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