A MANIFESTAÇÃO DA SENSIBILIDADE NA DANÇA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO HUMANA: UM ESTUDO A PARTIR DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furlani, Carla
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Carbonara, Vanderlei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/633
Resumo: Ao situar a dança como possibilidade de formação humana, estabelecemos uma ligação entre o fazer dança e o revelar da experiência com a obra. O artigo aproxima o conceito de experiência da arte sob o enfoque gadameriano e a possível articulação com o agir moral, constituindo o caráter formativo das relações através da abertura à experiência estética. Em um processo educativo, a arte manifesta-se como possibilidade de ação em uma sociedade que se sensibiliza diante do apelo do outro.
id UNIPLAC_8f3f743a869e6f103b8bed05c9150f31
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/633
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling A MANIFESTAÇÃO DA SENSIBILIDADE NA DANÇA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO HUMANA: UM ESTUDO A PARTIR DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICADança e Educação; Formação da Sensibilidade; Experiência Hermenêutica.Ao situar a dança como possibilidade de formação humana, estabelecemos uma ligação entre o fazer dança e o revelar da experiência com a obra. O artigo aproxima o conceito de experiência da arte sob o enfoque gadameriano e a possível articulação com o agir moral, constituindo o caráter formativo das relações através da abertura à experiência estética. Em um processo educativo, a arte manifesta-se como possibilidade de ação em uma sociedade que se sensibiliza diante do apelo do outro.Editora ICEPFurlani, CarlaCarbonara, Vanderlei2022-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/633Revista GepesVida; v. 8, n. 19 (2022): Dossiê: UM TRIBUTO AO PENSAMENTO PEDAGÓGICO LATINO AMERICANO2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/633/284info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-10T22:22:48Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/633Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2022-12-10T22:22:48Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv A MANIFESTAÇÃO DA SENSIBILIDADE NA DANÇA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO HUMANA: UM ESTUDO A PARTIR DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA
title A MANIFESTAÇÃO DA SENSIBILIDADE NA DANÇA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO HUMANA: UM ESTUDO A PARTIR DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA
spellingShingle A MANIFESTAÇÃO DA SENSIBILIDADE NA DANÇA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO HUMANA: UM ESTUDO A PARTIR DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA
Furlani, Carla
Dança e Educação; Formação da Sensibilidade; Experiência Hermenêutica.
title_short A MANIFESTAÇÃO DA SENSIBILIDADE NA DANÇA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO HUMANA: UM ESTUDO A PARTIR DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA
title_full A MANIFESTAÇÃO DA SENSIBILIDADE NA DANÇA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO HUMANA: UM ESTUDO A PARTIR DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA
title_fullStr A MANIFESTAÇÃO DA SENSIBILIDADE NA DANÇA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO HUMANA: UM ESTUDO A PARTIR DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA
title_full_unstemmed A MANIFESTAÇÃO DA SENSIBILIDADE NA DANÇA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO HUMANA: UM ESTUDO A PARTIR DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA
title_sort A MANIFESTAÇÃO DA SENSIBILIDADE NA DANÇA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO HUMANA: UM ESTUDO A PARTIR DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA
author Furlani, Carla
author_facet Furlani, Carla
Carbonara, Vanderlei
author_role author
author2 Carbonara, Vanderlei
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Furlani, Carla
Carbonara, Vanderlei
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Dança e Educação; Formação da Sensibilidade; Experiência Hermenêutica.
topic Dança e Educação; Formação da Sensibilidade; Experiência Hermenêutica.
description Ao situar a dança como possibilidade de formação humana, estabelecemos uma ligação entre o fazer dança e o revelar da experiência com a obra. O artigo aproxima o conceito de experiência da arte sob o enfoque gadameriano e a possível articulação com o agir moral, constituindo o caráter formativo das relações através da abertura à experiência estética. Em um processo educativo, a arte manifesta-se como possibilidade de ação em uma sociedade que se sensibiliza diante do apelo do outro.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/633
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/633/284
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 8, n. 19 (2022): Dossiê: UM TRIBUTO AO PENSAMENTO PEDAGÓGICO LATINO AMERICANO
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174699218698240