MATERNIDADE E PATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA: DA PESQUISA À REFLEXÃO, AÇÃO E EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wolff, Eliandra
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Chaves Calabria, André, Sbeghen de Oliveira, Tânia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/406
Resumo: Esse artigo tem como finalidade incentivar a reflexão teórico-metodológica sobre sexualidade, saúde reprodutiva, planejamento familiar, projeto de vida e maternidade/paternidade adolescente. Iniciou-se uma pesquisa para conhecer o panorama local e atual de caráter epidemiológico, com aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, em hospital público da cidade de Lages (SC), referência obstétrica regional. Um dos métodos utilizados para a elaboração do estudo foi regressão logística. Além disso, para atender aos objetivos do estudo, realizou-se pesquisa bibliográfica através de uma revisão integrativa da literatura científica. Foram consultados artigos publicados no período de 1997 a 2018 nas bases de dados PubMed, Medline, Science Direct, Bireme, LILACS. Observou-se que meninas com idade superior a 15 anos e com baixa escolaridade apresentaram maior número de gestações, quando comparadas às meninas com idade igual ou inferior a 15 anos e com maior escolaridade. Houve significância a 5% (p-valor < 0,05), que indica que a variável “número de gestações” é influenciada pelas variáveis “idade” e “escolaridade”. Portanto, é evidente o papel da escola, da educação e vivência cultural do meio para o protagonismo e empoderamento da autonomia, fortalecendo a responsabilidade e capacidade de escolha diante de comportamentos de risco.
id UNIPLAC_adb4ac8b530e9cf6e035e3ca0c114c6f
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/406
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling MATERNIDADE E PATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA: DA PESQUISA À REFLEXÃO, AÇÃO E EDUCAÇÃOMaternidade. Paternidade. Adolescente. Saúde Reprodutiva. Educação.Esse artigo tem como finalidade incentivar a reflexão teórico-metodológica sobre sexualidade, saúde reprodutiva, planejamento familiar, projeto de vida e maternidade/paternidade adolescente. Iniciou-se uma pesquisa para conhecer o panorama local e atual de caráter epidemiológico, com aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, em hospital público da cidade de Lages (SC), referência obstétrica regional. Um dos métodos utilizados para a elaboração do estudo foi regressão logística. Além disso, para atender aos objetivos do estudo, realizou-se pesquisa bibliográfica através de uma revisão integrativa da literatura científica. Foram consultados artigos publicados no período de 1997 a 2018 nas bases de dados PubMed, Medline, Science Direct, Bireme, LILACS. Observou-se que meninas com idade superior a 15 anos e com baixa escolaridade apresentaram maior número de gestações, quando comparadas às meninas com idade igual ou inferior a 15 anos e com maior escolaridade. Houve significância a 5% (p-valor < 0,05), que indica que a variável “número de gestações” é influenciada pelas variáveis “idade” e “escolaridade”. Portanto, é evidente o papel da escola, da educação e vivência cultural do meio para o protagonismo e empoderamento da autonomia, fortalecendo a responsabilidade e capacidade de escolha diante de comportamentos de risco.Editora ICEPWolff, EliandraChaves Calabria, AndréSbeghen de Oliveira, Tânia Maria2020-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/406Revista GepesVida; v. 6, n. 15 (2020): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/406/218info:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-01T17:30:57Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/406Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2020-12-01T17:30:57Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv MATERNIDADE E PATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA: DA PESQUISA À REFLEXÃO, AÇÃO E EDUCAÇÃO
title MATERNIDADE E PATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA: DA PESQUISA À REFLEXÃO, AÇÃO E EDUCAÇÃO
spellingShingle MATERNIDADE E PATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA: DA PESQUISA À REFLEXÃO, AÇÃO E EDUCAÇÃO
Wolff, Eliandra
Maternidade. Paternidade. Adolescente. Saúde Reprodutiva. Educação.
title_short MATERNIDADE E PATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA: DA PESQUISA À REFLEXÃO, AÇÃO E EDUCAÇÃO
title_full MATERNIDADE E PATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA: DA PESQUISA À REFLEXÃO, AÇÃO E EDUCAÇÃO
title_fullStr MATERNIDADE E PATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA: DA PESQUISA À REFLEXÃO, AÇÃO E EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed MATERNIDADE E PATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA: DA PESQUISA À REFLEXÃO, AÇÃO E EDUCAÇÃO
title_sort MATERNIDADE E PATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA: DA PESQUISA À REFLEXÃO, AÇÃO E EDUCAÇÃO
author Wolff, Eliandra
author_facet Wolff, Eliandra
Chaves Calabria, André
Sbeghen de Oliveira, Tânia Maria
author_role author
author2 Chaves Calabria, André
Sbeghen de Oliveira, Tânia Maria
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Wolff, Eliandra
Chaves Calabria, André
Sbeghen de Oliveira, Tânia Maria
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Maternidade. Paternidade. Adolescente. Saúde Reprodutiva. Educação.
topic Maternidade. Paternidade. Adolescente. Saúde Reprodutiva. Educação.
description Esse artigo tem como finalidade incentivar a reflexão teórico-metodológica sobre sexualidade, saúde reprodutiva, planejamento familiar, projeto de vida e maternidade/paternidade adolescente. Iniciou-se uma pesquisa para conhecer o panorama local e atual de caráter epidemiológico, com aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, em hospital público da cidade de Lages (SC), referência obstétrica regional. Um dos métodos utilizados para a elaboração do estudo foi regressão logística. Além disso, para atender aos objetivos do estudo, realizou-se pesquisa bibliográfica através de uma revisão integrativa da literatura científica. Foram consultados artigos publicados no período de 1997 a 2018 nas bases de dados PubMed, Medline, Science Direct, Bireme, LILACS. Observou-se que meninas com idade superior a 15 anos e com baixa escolaridade apresentaram maior número de gestações, quando comparadas às meninas com idade igual ou inferior a 15 anos e com maior escolaridade. Houve significância a 5% (p-valor < 0,05), que indica que a variável “número de gestações” é influenciada pelas variáveis “idade” e “escolaridade”. Portanto, é evidente o papel da escola, da educação e vivência cultural do meio para o protagonismo e empoderamento da autonomia, fortalecendo a responsabilidade e capacidade de escolha diante de comportamentos de risco.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/406
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/406/218
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 6, n. 15 (2020): GepesVida
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174699442044928