HABILIDADES COMUNICATIVAS EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda Dambrós, Louise
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Terçariol, Denise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/414
Resumo: Crianças com Síndrome de Down (SD) tendem a apresentar dificuldade no desenvolvimento da linguagem; vários são os aspectos que podem comprometer o curso do desenvolvimento, entre eles, anatômicos, cognitivos e auditivos. Esses fatores também contribuem para um atraso no comportamento verbal e não verbal, o que pode justificar dificuldades na linguagem. O objetivo deste trabalho foi caracterizar as habilidades comunicativas, de compreensão verbal e cognitivas em crianças com SD na faixa etária de dois a cinco anos, a partir da aplicação do Protocolo de Observação Comportamental (PROC). Trata-se de uma pesquisa de campo realizada em uma Associação do litoral Norte Catarinense, localizada em dois municípios. Fora aplicado o PROC em 9 crianças com Síndrome de Down que tem idade entre dois e cinco anos. Os dados foram coletados individualmente por meio de registro audiovisual, a partir da interação entre a criança e autora, em duas sessões de 25 minutos com cada criança. Os resultados da análise dos materiais foram registrados no PROC. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva a partir de representações tabelares. A pesquisa permitiu caracterizar as habilidades dialógicas ou conversacionais, funções comunicativas, meios de comunicação, meios de contextualização da linguagem, compreensão verbal e diferentes aspectos do desenvolvimento cognitivo. Os resultados demonstraram que o melhor aspecto do desenvolvimento entre as crianças é o desenvolvimento da compreensão verbal. Entretanto, nas habilidades comunicativas utilizam-se de meios não verbais para se comunicar. Além do baixo desempenho no desenvolvimento cognitivo, o que é esperado para a população estudada.
id UNIPLAC_c6f3fa704f67c20318068c6846dbe238
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/414
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling HABILIDADES COMUNICATIVAS EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWNSíndrome de Down, Linguagem, Cognição.Crianças com Síndrome de Down (SD) tendem a apresentar dificuldade no desenvolvimento da linguagem; vários são os aspectos que podem comprometer o curso do desenvolvimento, entre eles, anatômicos, cognitivos e auditivos. Esses fatores também contribuem para um atraso no comportamento verbal e não verbal, o que pode justificar dificuldades na linguagem. O objetivo deste trabalho foi caracterizar as habilidades comunicativas, de compreensão verbal e cognitivas em crianças com SD na faixa etária de dois a cinco anos, a partir da aplicação do Protocolo de Observação Comportamental (PROC). Trata-se de uma pesquisa de campo realizada em uma Associação do litoral Norte Catarinense, localizada em dois municípios. Fora aplicado o PROC em 9 crianças com Síndrome de Down que tem idade entre dois e cinco anos. Os dados foram coletados individualmente por meio de registro audiovisual, a partir da interação entre a criança e autora, em duas sessões de 25 minutos com cada criança. Os resultados da análise dos materiais foram registrados no PROC. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva a partir de representações tabelares. A pesquisa permitiu caracterizar as habilidades dialógicas ou conversacionais, funções comunicativas, meios de comunicação, meios de contextualização da linguagem, compreensão verbal e diferentes aspectos do desenvolvimento cognitivo. Os resultados demonstraram que o melhor aspecto do desenvolvimento entre as crianças é o desenvolvimento da compreensão verbal. Entretanto, nas habilidades comunicativas utilizam-se de meios não verbais para se comunicar. Além do baixo desempenho no desenvolvimento cognitivo, o que é esperado para a população estudada.Editora ICEPArruda Dambrós, LouiseTerçariol, Denise2020-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/414Revista GepesVida; v. 6, n. 15 (2020): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/414/226info:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-01T17:28:24Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/414Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2020-12-01T17:28:24Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv HABILIDADES COMUNICATIVAS EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
title HABILIDADES COMUNICATIVAS EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
spellingShingle HABILIDADES COMUNICATIVAS EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
Arruda Dambrós, Louise
Síndrome de Down, Linguagem, Cognição.
title_short HABILIDADES COMUNICATIVAS EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
title_full HABILIDADES COMUNICATIVAS EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
title_fullStr HABILIDADES COMUNICATIVAS EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
title_full_unstemmed HABILIDADES COMUNICATIVAS EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
title_sort HABILIDADES COMUNICATIVAS EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
author Arruda Dambrós, Louise
author_facet Arruda Dambrós, Louise
Terçariol, Denise
author_role author
author2 Terçariol, Denise
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda Dambrós, Louise
Terçariol, Denise
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de Down, Linguagem, Cognição.
topic Síndrome de Down, Linguagem, Cognição.
description Crianças com Síndrome de Down (SD) tendem a apresentar dificuldade no desenvolvimento da linguagem; vários são os aspectos que podem comprometer o curso do desenvolvimento, entre eles, anatômicos, cognitivos e auditivos. Esses fatores também contribuem para um atraso no comportamento verbal e não verbal, o que pode justificar dificuldades na linguagem. O objetivo deste trabalho foi caracterizar as habilidades comunicativas, de compreensão verbal e cognitivas em crianças com SD na faixa etária de dois a cinco anos, a partir da aplicação do Protocolo de Observação Comportamental (PROC). Trata-se de uma pesquisa de campo realizada em uma Associação do litoral Norte Catarinense, localizada em dois municípios. Fora aplicado o PROC em 9 crianças com Síndrome de Down que tem idade entre dois e cinco anos. Os dados foram coletados individualmente por meio de registro audiovisual, a partir da interação entre a criança e autora, em duas sessões de 25 minutos com cada criança. Os resultados da análise dos materiais foram registrados no PROC. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva a partir de representações tabelares. A pesquisa permitiu caracterizar as habilidades dialógicas ou conversacionais, funções comunicativas, meios de comunicação, meios de contextualização da linguagem, compreensão verbal e diferentes aspectos do desenvolvimento cognitivo. Os resultados demonstraram que o melhor aspecto do desenvolvimento entre as crianças é o desenvolvimento da compreensão verbal. Entretanto, nas habilidades comunicativas utilizam-se de meios não verbais para se comunicar. Além do baixo desempenho no desenvolvimento cognitivo, o que é esperado para a população estudada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/414
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/414/226
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 6, n. 15 (2020): GepesVida
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174699144249344