STORYTELLING NO ENSINO DA SAÚDE: ABORDAGEM DE ZOONOSES PARASITÁRIAS PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/15221 |
Resumo: | Os parasitos podem estar presentes no dia-a-dia acompanhados da falta de informação sobre a sua importância para saúde pública, como são transmitidas e sua prevenção, controle e tratamento, assim, muitas pessoas adquirem parasitoses, mas desconhecem sua origem e profilaxia. O objetivo deste trabalho foi identificar de que maneira a utilização de storytelling (contação de história), pode auxiliar no esclarecimento de conceitos relacionados a zoonoses parasitárias e na prevenção e promoção de saúde entre crianças. Para este trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo de caráter quantitativo com a utilização de um questionário, a fim de avaliar o conhecimento de crianças do 6º ano do ensino fundamental de três escolas públicas,antes e após a utilização de uma cartilha com conteúdos sobre zoonoses parasitárias. A utilização de atividades lúdicas, na prática pedagógica, desenvolve diferentes capacidades contribuindo com a aprendizagem, ampliando a rede de significados que devem ser constituídos para consolidação de conceitos tanto para crianças, quanto para os jovens. |
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STORYTELLING NO ENSINO DA SAÚDE: ABORDAGEM DE ZOONOSES PARASITÁRIAS PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTALparasitoses, lúdico, prevençãoOs parasitos podem estar presentes no dia-a-dia acompanhados da falta de informação sobre a sua importância para saúde pública, como são transmitidas e sua prevenção, controle e tratamento, assim, muitas pessoas adquirem parasitoses, mas desconhecem sua origem e profilaxia. O objetivo deste trabalho foi identificar de que maneira a utilização de storytelling (contação de história), pode auxiliar no esclarecimento de conceitos relacionados a zoonoses parasitárias e na prevenção e promoção de saúde entre crianças. Para este trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo de caráter quantitativo com a utilização de um questionário, a fim de avaliar o conhecimento de crianças do 6º ano do ensino fundamental de três escolas públicas,antes e após a utilização de uma cartilha com conteúdos sobre zoonoses parasitárias. A utilização de atividades lúdicas, na prática pedagógica, desenvolve diferentes capacidades contribuindo com a aprendizagem, ampliando a rede de significados que devem ser constituídos para consolidação de conceitos tanto para crianças, quanto para os jovens.Editora ICEPSalvador da Cruz Neto, Evaristo; Universidade Federal Delta do ParnaíbaCastro de Oliveira, Paulinedos Santos Silva, FlavianaMayke Oliveira de Araujo, Franciscode Assis Rocha, Bruna MariaPatrícia Freitas de Lemos, MariaCavalcante de Sousa Júnior, SeverinoRodrigues dos Santos, Karina2023-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/15221Revista GepesVida; v. 9, n. 22 (2023): GEPESVIDA2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/15221/326A revista GEPESVIDA é de acesso livre. É, portanto, fundamental que o autor ao utilizar-se dela para publicação de trabalhos observe conduta apoiada em princípios éticos, de modo a respeitar o direito de propriedade intelectual sobre a obra a ser submetida. Dessa maneira, a Revista GEPESVIDA busca agir sob uma política de publicação no intuito de proteger seus interesses como veículo divulgador da ciência, bem como garantir os interesses de seus colaboradores que aqui depositam sua confiança publicando o resultado de suas pesquisas científicas.O termo de cessão que segue é regido pela lei n° 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T18:54:04Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/15221Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2023-12-19T18:54:04Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
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