Análise e controle de um sistema de conversão de energia para carregamento de veículos elétricos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5601 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de apresentar a análise e o controle de um sistema de conversão de energia para um conversor integrado para carregamento de veículos elétricos, a qual é fornecida energia na forma CA para o veículo elétrico. Este modo de carregamento é amplamente utilizado por proprietários de veículos elétricos em suas residências. Primeiramente, é realizada a modelagem do retificador PWM por espaço de estados em coordenadas síncronas, para obtenção de um modelo que relaciona as correntes de entrada com a tensão do barramento CC e um segundo modelo através da equação dinâmica do balanço de potências do circuito. Após, é realizada a modelagem do conversor buck interleaved através do seu modelo de circuito médio. Estes modelos são utilizados para realizar os projetos das malhas de controle, que foram feitas fazendo o uso de controladores proporcional-integral. São realizados cálculos, afim de obter os elementos armazenadores de energia do sistema. Por fim, são apresentados os resultados de simulação obtidos para o funcionamento do sistema de conversão de energia. |
id |
UNIP_104a7627a9c0ae3181a475ced8b8c0cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/5601 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Grigoletto, Felipe BovoliniBender, Leonardo Augusto2021-05-27T20:05:29Z2021-05-272021-05-27T20:05:29Z2021-04-28BENDER, Leonardo Augusto. Análise e controle de um sistema de conversão de energia para carregamento de veículos elétricos. Orientador: Felipe Bovolini Grigoletto. 2021. 95p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Elétrica, Alegrete, 2021.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5601Este trabalho tem o objetivo de apresentar a análise e o controle de um sistema de conversão de energia para um conversor integrado para carregamento de veículos elétricos, a qual é fornecida energia na forma CA para o veículo elétrico. Este modo de carregamento é amplamente utilizado por proprietários de veículos elétricos em suas residências. Primeiramente, é realizada a modelagem do retificador PWM por espaço de estados em coordenadas síncronas, para obtenção de um modelo que relaciona as correntes de entrada com a tensão do barramento CC e um segundo modelo através da equação dinâmica do balanço de potências do circuito. Após, é realizada a modelagem do conversor buck interleaved através do seu modelo de circuito médio. Estes modelos são utilizados para realizar os projetos das malhas de controle, que foram feitas fazendo o uso de controladores proporcional-integral. São realizados cálculos, afim de obter os elementos armazenadores de energia do sistema. Por fim, são apresentados os resultados de simulação obtidos para o funcionamento do sistema de conversão de energia.This work aims to present an analysis and control of an energy conversion system for an integrated converter for charging electric vehicles, which supplies energy in the form of AC to the electric vehicle. This charging mode is widely used by electric vehicle owners in their homes. First, a PWM rectifier is modeled by state space in synchronous coordinates, to obtain a model that relates input currents to the DC bus voltage and a second model through the dynamic power balance equation of the circuit. Afterwards, a modeling of the buck converter is performed using its medium circuit model. These models are used to carry out the designs of the control loops, which were made using the proportional-integral drivers. These calculations are carried out in order to obtain the energy storage elements of the system. Finally, simulation results are required for the operation of the energy conversion system.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus AlegreteCNPQ::ENGENHARIASEngenharia elétricaVeículos elétricosElectrical engineeringElectric vehiclesAnálise e controle de um sistema de conversão de energia para carregamento de veículos elétricosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALLEONARDO_AUGUSTO_BENDER-2021.pdfLEONARDO_AUGUSTO_BENDER-2021.pdfapplication/pdf2333164https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5601/1/LEONARDO_AUGUSTO_BENDER-2021.pdf130ea518ccc7f611a5be5fb989f29085MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81867https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5601/2/license.txtba21f2de58f2bed282863187a61580ffMD52TEXTLEONARDO_AUGUSTO_BENDER-2021.pdf.txtLEONARDO_AUGUSTO_BENDER-2021.pdf.txtExtracted texttext/plain110260https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5601/3/LEONARDO_AUGUSTO_BENDER-2021.pdf.txt4bdefd455461690ca698e46a73b09aa9MD53riu/56012021-05-28 03:04:42.803oai:repositorio.unipampa.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2021-05-28T06:04:42Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise e controle de um sistema de conversão de energia para carregamento de veículos elétricos |
title |
Análise e controle de um sistema de conversão de energia para carregamento de veículos elétricos |
spellingShingle |
Análise e controle de um sistema de conversão de energia para carregamento de veículos elétricos Bender, Leonardo Augusto CNPQ::ENGENHARIAS Engenharia elétrica Veículos elétricos Electrical engineering Electric vehicles |
title_short |
Análise e controle de um sistema de conversão de energia para carregamento de veículos elétricos |
title_full |
Análise e controle de um sistema de conversão de energia para carregamento de veículos elétricos |
title_fullStr |
Análise e controle de um sistema de conversão de energia para carregamento de veículos elétricos |
title_full_unstemmed |
Análise e controle de um sistema de conversão de energia para carregamento de veículos elétricos |
title_sort |
Análise e controle de um sistema de conversão de energia para carregamento de veículos elétricos |
author |
Bender, Leonardo Augusto |
author_facet |
Bender, Leonardo Augusto |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Grigoletto, Felipe Bovolini |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bender, Leonardo Augusto |
contributor_str_mv |
Grigoletto, Felipe Bovolini |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS Engenharia elétrica Veículos elétricos Electrical engineering Electric vehicles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia elétrica Veículos elétricos Electrical engineering Electric vehicles |
description |
Este trabalho tem o objetivo de apresentar a análise e o controle de um sistema de conversão de energia para um conversor integrado para carregamento de veículos elétricos, a qual é fornecida energia na forma CA para o veículo elétrico. Este modo de carregamento é amplamente utilizado por proprietários de veículos elétricos em suas residências. Primeiramente, é realizada a modelagem do retificador PWM por espaço de estados em coordenadas síncronas, para obtenção de um modelo que relaciona as correntes de entrada com a tensão do barramento CC e um segundo modelo através da equação dinâmica do balanço de potências do circuito. Após, é realizada a modelagem do conversor buck interleaved através do seu modelo de circuito médio. Estes modelos são utilizados para realizar os projetos das malhas de controle, que foram feitas fazendo o uso de controladores proporcional-integral. São realizados cálculos, afim de obter os elementos armazenadores de energia do sistema. Por fim, são apresentados os resultados de simulação obtidos para o funcionamento do sistema de conversão de energia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-27T20:05:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-27 2021-05-27T20:05:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-04-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BENDER, Leonardo Augusto. Análise e controle de um sistema de conversão de energia para carregamento de veículos elétricos. Orientador: Felipe Bovolini Grigoletto. 2021. 95p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Elétrica, Alegrete, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5601 |
identifier_str_mv |
BENDER, Leonardo Augusto. Análise e controle de um sistema de conversão de energia para carregamento de veículos elétricos. Orientador: Felipe Bovolini Grigoletto. 2021. 95p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Elétrica, Alegrete, 2021. |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus Alegrete |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5601/1/LEONARDO_AUGUSTO_BENDER-2021.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5601/2/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5601/3/LEONARDO_AUGUSTO_BENDER-2021.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
130ea518ccc7f611a5be5fb989f29085 ba21f2de58f2bed282863187a61580ff 4bdefd455461690ca698e46a73b09aa9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1813274833618731008 |