Design thinking no planejamento publicitário: uma leitura a partir da perspectiva da reflexividade de Anthony Giddens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3970 |
Resumo: | A reflexividade está introduzida na própria base da reprodução do sistema, pois as formas de vida social são parcialmente constituídas pelo conhecimento dos indivíduos sobre elas. O conhecimento é construído à luz de informação renovada e permite alterar práticas ou as estruturas responsáveis por formá-las. Assim como as estruturas orientam as ações futuras, as ações podem reconfigurar as estruturas (GIDDENS, 2003). O Design Thinking é uma metodologia que favorece a entrada do conhecimento de diferentes perspectivas no desenvolvimento de processos. Sua flexibilidade permite com que seja adotado em uma diversidade de contextos, como no planejamento publicitário. Este estudo objetiva compreender como a publicidade pode se apropriar do Design Thinking para reconfigurar a estrutura do planejamento publicitário. Para isso, discute os conceitos de sociedade reflexiva, Design Thinking, publicidade e planejamento publicitário. Posteriormente, compara a estrutura do Design Thinking com a estrutura do planejamento publicitário para encontrar relações e contrastes. Por fim, elabora um modelo de implicação prática do Design Thinking no planejamento publicitário. Para o desenvolvimento da investigação é utilizada a pesquisa bibliográfica e o software IRAMUTEQ (interface R para análise multidimensional de textos e questionários). Como resultado, observa-se através do modelo proposto como é possível apropriar-se do Design Thinking para reconfigurar o planejamento publicitário. Sugere-se momentos de expansão e refinamento do conhecimento durante o processo e o exercício constante da empatia, colaboração e experimentação. |
id |
UNIP_12bd19543db6ad6b07a6889a8ade0277 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3970 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Martins, Tiago Costahttp://lattes.cnpq.br/8453699175226274Silva, Marcela Guimarães eCoutinho, Renata Patricia CorrêaBrandt, Grazielle Betinahttp://lattes.cnpq.br/9456102361664445http://lattes.cnpq.br/7816234296320593http://lattes.cnpq.br/8326517019543257http://lattes.cnpq.br/6795187405815194Antunes, Renata Fonseca2019-05-10T19:15:18Z2019-05-10T19:15:18Z2019-03-08ANTUNES, Renata Fonseca. Design thinking no planejamento publicitário: uma leitura a partir da perspectiva da reflexividade de Anthony Giddens. 2019. 120 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3970A reflexividade está introduzida na própria base da reprodução do sistema, pois as formas de vida social são parcialmente constituídas pelo conhecimento dos indivíduos sobre elas. O conhecimento é construído à luz de informação renovada e permite alterar práticas ou as estruturas responsáveis por formá-las. Assim como as estruturas orientam as ações futuras, as ações podem reconfigurar as estruturas (GIDDENS, 2003). O Design Thinking é uma metodologia que favorece a entrada do conhecimento de diferentes perspectivas no desenvolvimento de processos. Sua flexibilidade permite com que seja adotado em uma diversidade de contextos, como no planejamento publicitário. Este estudo objetiva compreender como a publicidade pode se apropriar do Design Thinking para reconfigurar a estrutura do planejamento publicitário. Para isso, discute os conceitos de sociedade reflexiva, Design Thinking, publicidade e planejamento publicitário. Posteriormente, compara a estrutura do Design Thinking com a estrutura do planejamento publicitário para encontrar relações e contrastes. Por fim, elabora um modelo de implicação prática do Design Thinking no planejamento publicitário. Para o desenvolvimento da investigação é utilizada a pesquisa bibliográfica e o software IRAMUTEQ (interface R para análise multidimensional de textos e questionários). Como resultado, observa-se através do modelo proposto como é possível apropriar-se do Design Thinking para reconfigurar o planejamento publicitário. Sugere-se momentos de expansão e refinamento do conhecimento durante o processo e o exercício constante da empatia, colaboração e experimentação.The reflexivity is introduced in the very basis of the reproduction of the system, since the forms of social life are partly constituted by the knowledge of the individuals about them. Knowledge is constructed in the light of renewed information and allows to change practices or the structures responsible for forming them. Just as structures guide future actions, actions can reconfigure structures (GIDDENS, 2003). Design Thinking is a methodology that favors the entry of knowledge from different perspectives in the development of processes. Its flexibility allows it to be adopted in a diversity of contexts, such as in advertising planning. This study aims to understand how advertising can take Design Thinking to reconfigure the structure of advertising planning. For this, it discuss the concepts of reflective society, Design Thinking, advertising and marketing planning. Then compare the structure of Design Thinking with the structure of advertising planning to find relationships and contrasts. Finally, it elaborates a model of practical implication of Design Thinking in advertising planning. For research development, bibliographic research and IRAMUTEQ software (R interface for multidimensional analysis of texts and questionnaires) are used. As a result, it is observed through the proposed model how it is possible to take Design Thinking to reconfigure advertising planning. It is suggested moments of expansion and refinement of knowledge during the process and the constant exercise of empathy, collaboration and experimentation.porUniversidade Federal do PampaMestrado Profissional em Comunicação e Indústria CriativaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASPublicidadePlanejamento da comunicaçãoEmpreendedorismoInovações tecnológicasSolução de problemasPublicityCommunication planningDesign thinking no planejamento publicitário: uma leitura a partir da perspectiva da reflexividade de Anthony Giddensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALRenata Fonseca Antunes 2019.pdfRenata Fonseca Antunes 2019.pdfapplication/pdf13769476https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3970/1/Renata%20Fonseca%20Antunes%202019.pdf83e9bdc599cbc0fef47c41089d48b2ceMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3970/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTRenata Fonseca Antunes 2019.pdf.txtRenata Fonseca Antunes 2019.pdf.txtExtracted texttext/plain289474https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3970/3/Renata%20Fonseca%20Antunes%202019.pdf.txtc81d798be5701428611ee310bb8efd6fMD53riu/39702019-05-11 03:01:22.273oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3970TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2019-05-11T06:01:22Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Design thinking no planejamento publicitário: uma leitura a partir da perspectiva da reflexividade de Anthony Giddens |
title |
Design thinking no planejamento publicitário: uma leitura a partir da perspectiva da reflexividade de Anthony Giddens |
spellingShingle |
Design thinking no planejamento publicitário: uma leitura a partir da perspectiva da reflexividade de Anthony Giddens Antunes, Renata Fonseca CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Publicidade Planejamento da comunicação Empreendedorismo Inovações tecnológicas Solução de problemas Publicity Communication planning |
title_short |
Design thinking no planejamento publicitário: uma leitura a partir da perspectiva da reflexividade de Anthony Giddens |
title_full |
Design thinking no planejamento publicitário: uma leitura a partir da perspectiva da reflexividade de Anthony Giddens |
title_fullStr |
Design thinking no planejamento publicitário: uma leitura a partir da perspectiva da reflexividade de Anthony Giddens |
title_full_unstemmed |
Design thinking no planejamento publicitário: uma leitura a partir da perspectiva da reflexividade de Anthony Giddens |
title_sort |
Design thinking no planejamento publicitário: uma leitura a partir da perspectiva da reflexividade de Anthony Giddens |
author |
Antunes, Renata Fonseca |
author_facet |
Antunes, Renata Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martins, Tiago Costa |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8453699175226274 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Silva, Marcela Guimarães e |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Coutinho, Renata Patricia Corrêa |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Brandt, Grazielle Betina |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9456102361664445 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7816234296320593 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8326517019543257 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6795187405815194 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Renata Fonseca |
contributor_str_mv |
Martins, Tiago Costa Silva, Marcela Guimarães e Coutinho, Renata Patricia Corrêa Brandt, Grazielle Betina |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Publicidade Planejamento da comunicação Empreendedorismo Inovações tecnológicas Solução de problemas Publicity Communication planning |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Planejamento da comunicação Empreendedorismo Inovações tecnológicas Solução de problemas Publicity Communication planning |
description |
A reflexividade está introduzida na própria base da reprodução do sistema, pois as formas de vida social são parcialmente constituídas pelo conhecimento dos indivíduos sobre elas. O conhecimento é construído à luz de informação renovada e permite alterar práticas ou as estruturas responsáveis por formá-las. Assim como as estruturas orientam as ações futuras, as ações podem reconfigurar as estruturas (GIDDENS, 2003). O Design Thinking é uma metodologia que favorece a entrada do conhecimento de diferentes perspectivas no desenvolvimento de processos. Sua flexibilidade permite com que seja adotado em uma diversidade de contextos, como no planejamento publicitário. Este estudo objetiva compreender como a publicidade pode se apropriar do Design Thinking para reconfigurar a estrutura do planejamento publicitário. Para isso, discute os conceitos de sociedade reflexiva, Design Thinking, publicidade e planejamento publicitário. Posteriormente, compara a estrutura do Design Thinking com a estrutura do planejamento publicitário para encontrar relações e contrastes. Por fim, elabora um modelo de implicação prática do Design Thinking no planejamento publicitário. Para o desenvolvimento da investigação é utilizada a pesquisa bibliográfica e o software IRAMUTEQ (interface R para análise multidimensional de textos e questionários). Como resultado, observa-se através do modelo proposto como é possível apropriar-se do Design Thinking para reconfigurar o planejamento publicitário. Sugere-se momentos de expansão e refinamento do conhecimento durante o processo e o exercício constante da empatia, colaboração e experimentação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-10T19:15:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-05-10T19:15:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-03-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ANTUNES, Renata Fonseca. Design thinking no planejamento publicitário: uma leitura a partir da perspectiva da reflexividade de Anthony Giddens. 2019. 120 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3970 |
identifier_str_mv |
ANTUNES, Renata Fonseca. Design thinking no planejamento publicitário: uma leitura a partir da perspectiva da reflexividade de Anthony Giddens. 2019. 120 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019. |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3970 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus São Borja |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3970/1/Renata%20Fonseca%20Antunes%202019.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3970/2/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3970/3/Renata%20Fonseca%20Antunes%202019.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
83e9bdc599cbc0fef47c41089d48b2ce 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b c81d798be5701428611ee310bb8efd6f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1801849082662092800 |