Compensação ativa de qualidade de energia em MEAS com filtro de kalman e controlador adaptativo por modelo de referência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marielly Quevedo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5369
Resumo: As aeronaves têm sofrido mudanças com o avanço da tecnologia. Aplicações que antes eram realizadas através dos sistemas mecânico, hidráulico e pneumático tem sido supridas pelo sistema elétrico, levando ao conceito more electric aircraft (MEA). Esta tecnologia implica no aumento de carga elétrica, maior consumo de energia elétrica, maior demanda por geração e qualidade de energia e o aumento de cargas não lineares. Cargas não lineares geram correntes distorcidas, que, por sua vez, comprometem a forma de onda da tensão. Isto pode causar interferências no sistema elétrico de potência, comprometendo a operação segura da aeronave. Nesse sentido, o sistema opera acima dos limites permitidos, podendo ferir pessoas ou danificar equipamentos. Este trabalho traz uma contribuição para a busca de soluções para problemas relacionados a correntes harmônicas e energia reativa que surgem devido as cargas não lineares, através do uso de um filtro ativo de potência paralelo. Para geração das correntes de referência, foi utilizado um filtro de Kalman que apresenta bom desempenho para operar no complexo sistema de potência com variação de frequência. Para rastreamento da referência, foi utilizado um controlador adaptativo com modelo de referência.
id UNIP_14f7263c9750b8711b4e546b88ae4e6a
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/5369
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Stefanello, MárcioOliveira, Marielly Quevedo2021-03-08T18:11:18Z2021-03-08T18:11:18Z2020-12-02OLIVEIRA, Marielly Quevedo. Compensação ativa de qualidade de energia em meas com filtro de kalman e controlador adaptativo por modelo de referência. Orientador: Márcio Stefanello. 2020. 82p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Elétrica, Alegrete, 2020.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5369As aeronaves têm sofrido mudanças com o avanço da tecnologia. Aplicações que antes eram realizadas através dos sistemas mecânico, hidráulico e pneumático tem sido supridas pelo sistema elétrico, levando ao conceito more electric aircraft (MEA). Esta tecnologia implica no aumento de carga elétrica, maior consumo de energia elétrica, maior demanda por geração e qualidade de energia e o aumento de cargas não lineares. Cargas não lineares geram correntes distorcidas, que, por sua vez, comprometem a forma de onda da tensão. Isto pode causar interferências no sistema elétrico de potência, comprometendo a operação segura da aeronave. Nesse sentido, o sistema opera acima dos limites permitidos, podendo ferir pessoas ou danificar equipamentos. Este trabalho traz uma contribuição para a busca de soluções para problemas relacionados a correntes harmônicas e energia reativa que surgem devido as cargas não lineares, através do uso de um filtro ativo de potência paralelo. Para geração das correntes de referência, foi utilizado um filtro de Kalman que apresenta bom desempenho para operar no complexo sistema de potência com variação de frequência. Para rastreamento da referência, foi utilizado um controlador adaptativo com modelo de referência.Aircrafts have undergone change with the advancement of technology. Applications that were previously performed trough mechanical, hydraulic and pneumatic systems have been supplied by the electrical system, leading to the more electric aircraft (MEA) concept. This tecnology implies the increase of electric load, more electric power consumption, more generation and energy quality demand, and the increase of nonlinear loads. Nonlinear loads generate distorted currents, which in turn compromise the voltage waveforms. This may cause interferences on the electric power system, compromising the proper operation of the airplane. In this sense, the system operates above the permitted limits, and may injure people or damage equipment. This paper contributes to the search for solutions to the harm related to the harmonic currents and reactive power that arise due nonlinear loads by using a parallel active power filter. For the generation of reference currents, a Kalman filter was used, which presents good performance to operate in the complex power system with frequency variation. For tracking references, it was used an adaptive controller by reference model.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus AlegreteCNPQ::ENGENHARIASEngenharia elétricaEnergia elétricaSistemas de energia elétricaElectrical engineeringElectric powerElectric power systemsCompensação ativa de qualidade de energia em MEAS com filtro de kalman e controlador adaptativo por modelo de referênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALMarielly Quevedo de Oliveira - 2020.pdfMarielly Quevedo de Oliveira - 2020.pdfapplication/pdf4746135https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5369/1/Marielly%20Quevedo%20de%20Oliveira%20-%202020.pdf779e9166d62c84c46175a1b22d94e1c7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81895https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5369/2/license.txt080b737bdc126ecfcf26a730070b9ee8MD52TEXTMarielly Quevedo de Oliveira - 2020.pdf.txtMarielly Quevedo de Oliveira - 2020.pdf.txtExtracted texttext/plain104264https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5369/3/Marielly%20Quevedo%20de%20Oliveira%20-%202020.pdf.txtfa847f6a6645f258fc87639e6b562215MD53riu/53692021-03-09 03:04:55.244oai:repositorio.unipampa.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2021-03-09T06:04:55Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Compensação ativa de qualidade de energia em MEAS com filtro de kalman e controlador adaptativo por modelo de referência
title Compensação ativa de qualidade de energia em MEAS com filtro de kalman e controlador adaptativo por modelo de referência
spellingShingle Compensação ativa de qualidade de energia em MEAS com filtro de kalman e controlador adaptativo por modelo de referência
Oliveira, Marielly Quevedo
CNPQ::ENGENHARIAS
Engenharia elétrica
Energia elétrica
Sistemas de energia elétrica
Electrical engineering
Electric power
Electric power systems
title_short Compensação ativa de qualidade de energia em MEAS com filtro de kalman e controlador adaptativo por modelo de referência
title_full Compensação ativa de qualidade de energia em MEAS com filtro de kalman e controlador adaptativo por modelo de referência
title_fullStr Compensação ativa de qualidade de energia em MEAS com filtro de kalman e controlador adaptativo por modelo de referência
title_full_unstemmed Compensação ativa de qualidade de energia em MEAS com filtro de kalman e controlador adaptativo por modelo de referência
title_sort Compensação ativa de qualidade de energia em MEAS com filtro de kalman e controlador adaptativo por modelo de referência
author Oliveira, Marielly Quevedo
author_facet Oliveira, Marielly Quevedo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stefanello, Márcio
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marielly Quevedo
contributor_str_mv Stefanello, Márcio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
topic CNPQ::ENGENHARIAS
Engenharia elétrica
Energia elétrica
Sistemas de energia elétrica
Electrical engineering
Electric power
Electric power systems
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia elétrica
Energia elétrica
Sistemas de energia elétrica
Electrical engineering
Electric power
Electric power systems
description As aeronaves têm sofrido mudanças com o avanço da tecnologia. Aplicações que antes eram realizadas através dos sistemas mecânico, hidráulico e pneumático tem sido supridas pelo sistema elétrico, levando ao conceito more electric aircraft (MEA). Esta tecnologia implica no aumento de carga elétrica, maior consumo de energia elétrica, maior demanda por geração e qualidade de energia e o aumento de cargas não lineares. Cargas não lineares geram correntes distorcidas, que, por sua vez, comprometem a forma de onda da tensão. Isto pode causar interferências no sistema elétrico de potência, comprometendo a operação segura da aeronave. Nesse sentido, o sistema opera acima dos limites permitidos, podendo ferir pessoas ou danificar equipamentos. Este trabalho traz uma contribuição para a busca de soluções para problemas relacionados a correntes harmônicas e energia reativa que surgem devido as cargas não lineares, através do uso de um filtro ativo de potência paralelo. Para geração das correntes de referência, foi utilizado um filtro de Kalman que apresenta bom desempenho para operar no complexo sistema de potência com variação de frequência. Para rastreamento da referência, foi utilizado um controlador adaptativo com modelo de referência.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-08T18:11:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-08T18:11:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Marielly Quevedo. Compensação ativa de qualidade de energia em meas com filtro de kalman e controlador adaptativo por modelo de referência. Orientador: Márcio Stefanello. 2020. 82p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Elétrica, Alegrete, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5369
identifier_str_mv OLIVEIRA, Marielly Quevedo. Compensação ativa de qualidade de energia em meas com filtro de kalman e controlador adaptativo por modelo de referência. Orientador: Márcio Stefanello. 2020. 82p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Elétrica, Alegrete, 2020.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Alegrete
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5369/1/Marielly%20Quevedo%20de%20Oliveira%20-%202020.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5369/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5369/3/Marielly%20Quevedo%20de%20Oliveira%20-%202020.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 779e9166d62c84c46175a1b22d94e1c7
080b737bdc126ecfcf26a730070b9ee8
fa847f6a6645f258fc87639e6b562215
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849069162725376