Projeto da parte mecânica de uma cadeira de rodas motorizada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/912 |
Resumo: | Após uma análise de mercado das cadeiras de rodas motorizadas existentes constatou-se que estas são em sua maioria muito sofisticadas e por isso caras, custando de R$ 4.700,00 a R$ 16.500,00, característica que não ampara grande parte dos interessados neste tipo de equipamento. Para solucionar este problema trabalha-se com a hipótese de que simplificando os componentes e a estrutura da cadeira de rodas motorizada é possível desenvolve-la a um custo menor. Como objetivo tem-se o projeto da parte mecânica, mais especificamente da estrutura e transmissão, de uma cadeira de rodas motorizada com menor preço. O método utilizado para alcançar os objetivos é a pesquisa a bibliografia existente. A partir da revisão bibliográfica será criado um modelo 3D da cadeira de rodas, neste modelo serão realizadas análises por métodos numéricos. O dimensionamento da transmissão, eixos e árvores será realizado utilizando-se de métodos analíticos. Como resultados pode-se destacar a adequação do motor selecionado por suas características elétricas ao projeto com a utilização de dois estágios de redução, sendo o primeiro constituído por um par sem-fim e coroa com relação de 25:1 e o segundo por rodas dentada e corrente com relação de aproximadamente 1,57:1. Como material para a construção da estrutura da cadeira de rodas foi selecionado um tubo de alumínio da liga ABNT 6061-T6 com diâmetro de 25,4 mm e espessura de parede de 1,58 mm, que se mostrou satisfatório a partir das análises realizadas. Ao final do projeto verificou-se que é possível desenvolver um protótipo da cadeira de rodas motorizada (sem os controles) a um preço estimado de R$ 1400,00, que chegaria ao varejo com um preço estimado de R$ 2550,00, o que mostra que o objetivo principal foi alcançado, pois esse preço é significantemente menor do que o preço dos produtos similares já comercializados. O preço de R$ 1400,00 foi estimado considerando a compra de vários componentes no varejo, como motor e baterias, que juntos representam 60% desse total, então, no caso de uma grande produção, fornecedores seriam desenvolvidos possibilitando a compra dos componentes à preços de indústria, diminuindo ainda mais os custos. |
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Rosendo,Tonilson de SouzaSchuster, Cristiano Henrique2017-02-09T11:41:53Z2017-02-09T11:41:53Z2015-01-23Após uma análise de mercado das cadeiras de rodas motorizadas existentes constatou-se que estas são em sua maioria muito sofisticadas e por isso caras, custando de R$ 4.700,00 a R$ 16.500,00, característica que não ampara grande parte dos interessados neste tipo de equipamento. Para solucionar este problema trabalha-se com a hipótese de que simplificando os componentes e a estrutura da cadeira de rodas motorizada é possível desenvolve-la a um custo menor. Como objetivo tem-se o projeto da parte mecânica, mais especificamente da estrutura e transmissão, de uma cadeira de rodas motorizada com menor preço. O método utilizado para alcançar os objetivos é a pesquisa a bibliografia existente. A partir da revisão bibliográfica será criado um modelo 3D da cadeira de rodas, neste modelo serão realizadas análises por métodos numéricos. O dimensionamento da transmissão, eixos e árvores será realizado utilizando-se de métodos analíticos. Como resultados pode-se destacar a adequação do motor selecionado por suas características elétricas ao projeto com a utilização de dois estágios de redução, sendo o primeiro constituído por um par sem-fim e coroa com relação de 25:1 e o segundo por rodas dentada e corrente com relação de aproximadamente 1,57:1. Como material para a construção da estrutura da cadeira de rodas foi selecionado um tubo de alumínio da liga ABNT 6061-T6 com diâmetro de 25,4 mm e espessura de parede de 1,58 mm, que se mostrou satisfatório a partir das análises realizadas. Ao final do projeto verificou-se que é possível desenvolver um protótipo da cadeira de rodas motorizada (sem os controles) a um preço estimado de R$ 1400,00, que chegaria ao varejo com um preço estimado de R$ 2550,00, o que mostra que o objetivo principal foi alcançado, pois esse preço é significantemente menor do que o preço dos produtos similares já comercializados. O preço de R$ 1400,00 foi estimado considerando a compra de vários componentes no varejo, como motor e baterias, que juntos representam 60% desse total, então, no caso de uma grande produção, fornecedores seriam desenvolvidos possibilitando a compra dos componentes à preços de indústria, diminuindo ainda mais os custos.Checking the Brazilian motorized wheelchair market, it was found that they are very sophisticated and therefore expensive, with a range of cost of R$ 4.700,00 to R$ 16.500,00, which does not attend many of those interested in this type of equipment. To solve this problem is proposed that by simplifying the components and structure of the motorized wheelchair is possible to significantly reduce its price. The main goal is to design the structure and the transmission system for a motorized wheelchair. The method used to achieve the goals is to search the existing literature. From the literature review a 3D model of the wheelchair will be created, to design the structure this model will be analyzed be numerical methods. The shafts design will be made by using analytical methods. As results was showed that the selected electric motor is able to run the motorized wheelchair, by using a two stages reduction power train, the first made by worm gear with a 25:1 gear ratio and the second made by sprocket driving a chain with 1,57:1 ratio. As structure material to build the wheelchair na ABNT 6061-T6 aluminum alloy tube with a diameter of 1” and a wall thickness of 1”/16 was selected, which proved to be adequate by the analysis made. At the end of the design was verified that is possible to produce a prototype of the motorized wheelchair (without controllers) with an estimated budget of R$ 1400,00, which would come to the retail costing about R$ 2550,00, this shows that the main goal was reached, because this price is significantly lowest that the similar commercialized products price. The R$ 1400,00 budget was estimated by buying several components on the retail, as the motors and batteries, for instance, that combined represents about 60% of the budget. Then, in the case of a big production, suppliers should by developed, making possible to buy the components direct from the industry, reducing even more the price.porUniversidade Federal do PampaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::ENGENHARIASEngenharia mecânicaCadeira de rodasMotorAcessibilidadeMechanical EngineeringWheelchairMotorAccessibilityProjeto da parte mecânica de uma cadeira de rodas motorizadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/912ORIGINALProjeto da parte mecânica de uma cadeira de rodas motorizada.pdfProjeto da parte mecânica de uma cadeira de rodas motorizada.pdfapplication/pdf8908957https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/912/1/Projeto%20da%20parte%20mec%c3%a2nica%20de%20uma%20cadeira%20de%20rodas%20motorizada.pdf7494e788fd4c4c7d151a359d8ae6af0dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/912/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/912/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTProjeto da parte mecânica de uma cadeira de rodas motorizada.pdf.txtProjeto da parte mecânica de uma cadeira de rodas motorizada.pdf.txtExtracted texttext/plain163769https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/912/4/Projeto%20da%20parte%20mec%c3%a2nica%20de%20uma%20cadeira%20de%20rodas%20motorizada.pdf.txtaf878fb79a6379ad6056af6d08459a69MD54riu/9122018-08-17 16:15:16.277oai:repositorio.unipampa.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-08-17T19:15:16Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
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