Vídeo game e a cultura contemporânea: Max Payne e o sonho americano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4104 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objeto de pesquisa o vídeo game, compreendido como um produto de mídia, buscando problematizar o discurso que os mesmos materializam como narrativas que sustentam o ato de jogar. Têm-se como princípio as discussões sobre cultura. O objetivo é fazer uma leitura de como o game “Max Payne” transmite a um modo de vida contemporâneo centrado em um ideal construído pela sociedade americana nominado de sonho americano, este caracterizado como uma vida perfeita, de conquistas materiais principalmente. Tem como metodologia de análise o método de Diane Rose, que permite estabelecer uma relação entre a imagem em movimento e um conteúdo de amostragem previamente selecionado. |
id |
UNIP_3dd14941ead200d13f26e6f25c1db993 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/4104 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Ribeiro, Mara Regina Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/5667300571215761Comassetto, Leandro RamiresAugusti, Alexandre Rossatohttp://lattes.cnpq.br/0894082436739953http://lattes.cnpq.br/6781495501519494http://lattes.cnpq.br/0420292053138735Kuffner, Rudy Michel Pinheiro2019-07-03T19:50:43Z2019-07-03T19:50:43Z2017-12-04KUFFNER, Rudy Michel Pinheiro. Vídeo game e a cultura contemporânea: Max Payne e o sonho americano. 2017. [67] p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4104O presente trabalho tem como objeto de pesquisa o vídeo game, compreendido como um produto de mídia, buscando problematizar o discurso que os mesmos materializam como narrativas que sustentam o ato de jogar. Têm-se como princípio as discussões sobre cultura. O objetivo é fazer uma leitura de como o game “Max Payne” transmite a um modo de vida contemporâneo centrado em um ideal construído pela sociedade americana nominado de sonho americano, este caracterizado como uma vida perfeita, de conquistas materiais principalmente. Tem como metodologia de análise o método de Diane Rose, que permite estabelecer uma relação entre a imagem em movimento e um conteúdo de amostragem previamente selecionado.The present work has the object of research the video game, understood as a media product and search to problematize the speech that the same materialize as narratives that sustain the act of playing. Discussions on culture are as a principle. The goal is to make a reading of how the game Max Payne, transmits to a contemporary way of life centered on an ideal built by the American society nominated of American dream, this characterized like a perfect life, of material conquests mainly. It has as methodology of analysis the method of Diane Rose that allows to establish a relation between the moving image and a previously selected sampling contente.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASCulturaJogos eletrônicosSociologiaCultureVideo GamesVídeo game e a cultura contemporânea: Max Payne e o sonho americanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALRudy Michel Pinheiro Kuffner 2017.pdfRudy Michel Pinheiro Kuffner 2017.pdfapplication/pdf5989442https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4104/1/Rudy%20Michel%20Pinheiro%20Kuffner%20%202017.pdff9a33b277130dc6cb88c688951207281MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4104/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTRudy Michel Pinheiro Kuffner 2017.pdf.txtRudy Michel Pinheiro Kuffner 2017.pdf.txtExtracted texttext/plain84232https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4104/3/Rudy%20Michel%20Pinheiro%20Kuffner%20%202017.pdf.txt2276d0c0d95703a0e9bcc1f2a9362ec3MD53riu/41042019-07-04 03:00:48.33oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2019-07-04T06:00:48Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Vídeo game e a cultura contemporânea: Max Payne e o sonho americano |
title |
Vídeo game e a cultura contemporânea: Max Payne e o sonho americano |
spellingShingle |
Vídeo game e a cultura contemporânea: Max Payne e o sonho americano Kuffner, Rudy Michel Pinheiro CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Cultura Jogos eletrônicos Sociologia Culture Video Games |
title_short |
Vídeo game e a cultura contemporânea: Max Payne e o sonho americano |
title_full |
Vídeo game e a cultura contemporânea: Max Payne e o sonho americano |
title_fullStr |
Vídeo game e a cultura contemporânea: Max Payne e o sonho americano |
title_full_unstemmed |
Vídeo game e a cultura contemporânea: Max Payne e o sonho americano |
title_sort |
Vídeo game e a cultura contemporânea: Max Payne e o sonho americano |
author |
Kuffner, Rudy Michel Pinheiro |
author_facet |
Kuffner, Rudy Michel Pinheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ribeiro, Mara Regina Rodrigues |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5667300571215761 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Comassetto, Leandro Ramires |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Augusti, Alexandre Rossato |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0894082436739953 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6781495501519494 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0420292053138735 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kuffner, Rudy Michel Pinheiro |
contributor_str_mv |
Ribeiro, Mara Regina Rodrigues Comassetto, Leandro Ramires Augusti, Alexandre Rossato |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Cultura Jogos eletrônicos Sociologia Culture Video Games |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura Jogos eletrônicos Sociologia Culture Video Games |
description |
O presente trabalho tem como objeto de pesquisa o vídeo game, compreendido como um produto de mídia, buscando problematizar o discurso que os mesmos materializam como narrativas que sustentam o ato de jogar. Têm-se como princípio as discussões sobre cultura. O objetivo é fazer uma leitura de como o game “Max Payne” transmite a um modo de vida contemporâneo centrado em um ideal construído pela sociedade americana nominado de sonho americano, este caracterizado como uma vida perfeita, de conquistas materiais principalmente. Tem como metodologia de análise o método de Diane Rose, que permite estabelecer uma relação entre a imagem em movimento e um conteúdo de amostragem previamente selecionado. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-12-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-03T19:50:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-07-03T19:50:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
KUFFNER, Rudy Michel Pinheiro. Vídeo game e a cultura contemporânea: Max Payne e o sonho americano. 2017. [67] p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4104 |
identifier_str_mv |
KUFFNER, Rudy Michel Pinheiro. Vídeo game e a cultura contemporânea: Max Payne e o sonho americano. 2017. [67] p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017. |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus São Borja |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4104/1/Rudy%20Michel%20Pinheiro%20Kuffner%20%202017.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4104/2/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4104/3/Rudy%20Michel%20Pinheiro%20Kuffner%20%202017.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f9a33b277130dc6cb88c688951207281 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 2276d0c0d95703a0e9bcc1f2a9362ec3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1813274857953034240 |