Características da prática redacional publicitária na era da convergência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3843 |
Resumo: | Este trabalho tem como proposta detectar possíveis novas características da prática redacional publicitária geradas a partir das implicâncias que uma emergente cultura de convergência transmídiatica infere em diversos âmbitos da sociedade, a incluir, o mercado de comunicação. Para isso, é realizado um resgate histórico da publicitária e entrevistas em profundidade com redatores publicitários e copywriters, sendo estes reconhecidos neste trabalho como diferentes posturas de uma mesma atividade profissional, de modo que as informações geradas a partir do resgate histórico e das entrevistas realizadas, respectivamente, procuram detectar características fundamentais e atuais do texto publicitário para que, através do entrelaçamento destes elementos, seja possível compreender sobre o que, de fato, mudou na redação publicitária a considerar o cenário de convergência. Por fim, a julgar as percepções suscitadas acerca das particularidades das abordagens do texto publicitário é apontado, ainda, a compreensão de que o processo copywriting é, em verdade, uma vertente racional do texto publicitário o que contribui para um vislumbre das atribuições que o profissional de redação publicitária pode vir a desenvolver e abre espaço para novas discussões acerca deste fato. |
id |
UNIP_4175376e49e9da6d76c24d47c93b37b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3843 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Feil, Gabriel Sausenhttp://lattes.cnpq.br/9538837034658614Salbego, Juliana ZaniniCoutinho, Renata Patricia Corrêahttp://lattes.cnpq.br/7816234296320593http://lattes.cnpq.br/1504569933099072http://lattes.cnpq.br/3505109286198478Farias, João Henrique Calisto de2019-03-21T12:35:17Z2019-03-21T12:35:17Z2018-12-06FARIAS, João Henrique Calisto de. Características da prática redacional publicitária na era da convergência. 2018. 92 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3843Este trabalho tem como proposta detectar possíveis novas características da prática redacional publicitária geradas a partir das implicâncias que uma emergente cultura de convergência transmídiatica infere em diversos âmbitos da sociedade, a incluir, o mercado de comunicação. Para isso, é realizado um resgate histórico da publicitária e entrevistas em profundidade com redatores publicitários e copywriters, sendo estes reconhecidos neste trabalho como diferentes posturas de uma mesma atividade profissional, de modo que as informações geradas a partir do resgate histórico e das entrevistas realizadas, respectivamente, procuram detectar características fundamentais e atuais do texto publicitário para que, através do entrelaçamento destes elementos, seja possível compreender sobre o que, de fato, mudou na redação publicitária a considerar o cenário de convergência. Por fim, a julgar as percepções suscitadas acerca das particularidades das abordagens do texto publicitário é apontado, ainda, a compreensão de que o processo copywriting é, em verdade, uma vertente racional do texto publicitário o que contribui para um vislumbre das atribuições que o profissional de redação publicitária pode vir a desenvolver e abre espaço para novas discussões acerca deste fato.This paper has as proposition to detect possible new advertising writing characteristics generated by the implications of an emerging culture of transmidiatic convergence infers to many scopes of society, to include, the market of communication. For that, a historical resumption of advertising writing and in depth interviews are made with advertising copywriters (redatores publicitários) and copywriters specialized in internet. Been this acknowledged in this fiel as different stances of a same professional activity, by the means that informations generated by the historical resumption and the interviews made, respectively, seek to detect current and fundamental characteristics of the advertising wording to, through the matting of this elements, be possible to comprehend about what, in fact, has changed in advertising copy-writing taking in consideration the convergence scenario. Lastly, to judge the evoked perceptions about the peculiarities of the approaches of advertising copy-writing appointed, its appointed, still, the comprehension that the process of copy-writing is, in truthiness, a rational strand of advertising wording, what contributes for a glance of the attributions that of the writing adverting professional can come to develop and opens space for new deliberation on that matter.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASPublicidadeRedação de textos para comunicação de massaPublicityWriting of texts for mass communicationCaracterísticas da prática redacional publicitária na era da convergênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALJoão Henrique Calisto de Farias 2018.pdfJoão Henrique Calisto de Farias 2018.pdfapplication/pdf1132878https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3843/1/Jo%c3%a3o%20Henrique%20Calisto%20de%20Farias%202018.pdfcbd9c16b8731786606a2e64c9bb88822MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3843/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTJoão Henrique Calisto de Farias 2018.pdf.txtJoão Henrique Calisto de Farias 2018.pdf.txtExtracted texttext/plain232942https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3843/3/Jo%c3%a3o%20Henrique%20Calisto%20de%20Farias%202018.pdf.txtaab0dc6d2a72e6a9b0aa81b100d505b7MD53riu/38432019-03-22 03:01:17.484oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2019-03-22T06:01:17Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Características da prática redacional publicitária na era da convergência |
title |
Características da prática redacional publicitária na era da convergência |
spellingShingle |
Características da prática redacional publicitária na era da convergência Farias, João Henrique Calisto de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Publicidade Redação de textos para comunicação de massa Publicity Writing of texts for mass communication |
title_short |
Características da prática redacional publicitária na era da convergência |
title_full |
Características da prática redacional publicitária na era da convergência |
title_fullStr |
Características da prática redacional publicitária na era da convergência |
title_full_unstemmed |
Características da prática redacional publicitária na era da convergência |
title_sort |
Características da prática redacional publicitária na era da convergência |
author |
Farias, João Henrique Calisto de |
author_facet |
Farias, João Henrique Calisto de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Feil, Gabriel Sausen |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9538837034658614 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Salbego, Juliana Zanini |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Coutinho, Renata Patricia Corrêa |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7816234296320593 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1504569933099072 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3505109286198478 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, João Henrique Calisto de |
contributor_str_mv |
Feil, Gabriel Sausen Salbego, Juliana Zanini Coutinho, Renata Patricia Corrêa |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Publicidade Redação de textos para comunicação de massa Publicity Writing of texts for mass communication |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Redação de textos para comunicação de massa Publicity Writing of texts for mass communication |
description |
Este trabalho tem como proposta detectar possíveis novas características da prática redacional publicitária geradas a partir das implicâncias que uma emergente cultura de convergência transmídiatica infere em diversos âmbitos da sociedade, a incluir, o mercado de comunicação. Para isso, é realizado um resgate histórico da publicitária e entrevistas em profundidade com redatores publicitários e copywriters, sendo estes reconhecidos neste trabalho como diferentes posturas de uma mesma atividade profissional, de modo que as informações geradas a partir do resgate histórico e das entrevistas realizadas, respectivamente, procuram detectar características fundamentais e atuais do texto publicitário para que, através do entrelaçamento destes elementos, seja possível compreender sobre o que, de fato, mudou na redação publicitária a considerar o cenário de convergência. Por fim, a julgar as percepções suscitadas acerca das particularidades das abordagens do texto publicitário é apontado, ainda, a compreensão de que o processo copywriting é, em verdade, uma vertente racional do texto publicitário o que contribui para um vislumbre das atribuições que o profissional de redação publicitária pode vir a desenvolver e abre espaço para novas discussões acerca deste fato. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-03-21T12:35:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-03-21T12:35:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FARIAS, João Henrique Calisto de. Características da prática redacional publicitária na era da convergência. 2018. 92 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3843 |
identifier_str_mv |
FARIAS, João Henrique Calisto de. Características da prática redacional publicitária na era da convergência. 2018. 92 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018. |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus São Borja |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3843/1/Jo%c3%a3o%20Henrique%20Calisto%20de%20Farias%202018.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3843/2/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3843/3/Jo%c3%a3o%20Henrique%20Calisto%20de%20Farias%202018.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cbd9c16b8731786606a2e64c9bb88822 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b aab0dc6d2a72e6a9b0aa81b100d505b7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1823681897011609600 |