A publicidade por trás do crowdfunding: uma análise da campanha de financiamento coletivo do jogo “A Lenda do Herói”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Matheus
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2362
Resumo: A campanha de crowdfunding para o jogo baseado na animação “A Lenda do Herói” foi uma das maiores arrecadaçãoes da plataforma de financiamento coletivo Catarse, dobrando sua meta original. Buscando compreender os fatores que levaram a tal sucesso, esse trabalho busca analisar o trajeto da campanha pela ótica publicitária. Assim, buscamos compreender as estratégias comunicacionais utilizadas pelos Castro Brother, como também identificar as mídias utilizadas e verificar o impacto que a animação teve na campanha, enquanto procura compreender as motivações que levaram o público a apoiar o jogo. A pesquisa caracteriza-se como quali-quantitativa de nível exploratório, foram realizados questionário online com o apoiadores da campanha e entrevista com Matheus Castro, um dos responsáveis pelo canal. Como resultados, identificamos que o canal do youtube teve um papel central e fundamental no sucesso da campanha, além disso, a apropriação do canal como meio de comunicação da campanha, fez ela ter um fluxo maior de apoios, como foi visto que cerca de 75% dos apoiadores da campanha, são pessoas que entraram no Catarse somente para apoiar “A Lenda do Herói – o jogo”.
id UNIP_60f520f3bc2569b4320650fbcec51d4a
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/2362
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Nascimento, Maurício Lavarda dohttp://lattes.cnpq.br/0167660860519407http://lattes.cnpq.br/7816234296320593http://lattes.cnpq.br/8453699175226274http://lattes.cnpq.br/0295416227035224Fernandes, Matheus2018-02-26T17:51:06Z2018-02-26T17:51:06Z2015-12-08FERNANDES, Matheus. A publicidade por trás do crowdfunding: uma análise da campanha de financiamento coletivo do jogo “A Lenda do Herói”. 54p. 2015. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2362A campanha de crowdfunding para o jogo baseado na animação “A Lenda do Herói” foi uma das maiores arrecadaçãoes da plataforma de financiamento coletivo Catarse, dobrando sua meta original. Buscando compreender os fatores que levaram a tal sucesso, esse trabalho busca analisar o trajeto da campanha pela ótica publicitária. Assim, buscamos compreender as estratégias comunicacionais utilizadas pelos Castro Brother, como também identificar as mídias utilizadas e verificar o impacto que a animação teve na campanha, enquanto procura compreender as motivações que levaram o público a apoiar o jogo. A pesquisa caracteriza-se como quali-quantitativa de nível exploratório, foram realizados questionário online com o apoiadores da campanha e entrevista com Matheus Castro, um dos responsáveis pelo canal. Como resultados, identificamos que o canal do youtube teve um papel central e fundamental no sucesso da campanha, além disso, a apropriação do canal como meio de comunicação da campanha, fez ela ter um fluxo maior de apoios, como foi visto que cerca de 75% dos apoiadores da campanha, são pessoas que entraram no Catarse somente para apoiar “A Lenda do Herói – o jogo”.The campaign of crowdfunding for the game based on the animation “the Legend of the Hero” was one of the greaters arrecadaçãoes of the platform of collective financing Catarse, folding its original goal. Searching to understand the factors that had led to such success, this work searchs to analyze the passage of the campaign for the optics advertising executive. Thus, we search to understand the comunicacionais strategies used by Castro Brother, as well as to identify the used medias and to verify the impact that the animation had in the campaign, while it looks for to understand the motivations that had taken the public to support the game, similar to understand these motivations better. The research is characterized as qualiquantitative of exploratório level, had been carried through questionnaire online with the apoiadores of the campaign and interview with Matheus Castro, one of the responsible ones for the canal. As results, we identify that the canal of youtube had a central and basic paper in the success of the campaign, moreover, the appropriation of the canal as media of the campaign, made it to have a bigger flow of supports, as it was since about 75% of the apoiadores of the campaign, they are people who had entered in catarse to only support “the Legend of the Hero - the game”.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASComunicaçãoCiberculturaYoutube (Recurso eletrônico)Plataforma aberta da WebMarketingPublicidadeFinanciamento de projetosCatharsisCommunicationA publicidade por trás do crowdfunding: uma análise da campanha de financiamento coletivo do jogo “A Lenda do Herói”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALMATHEUS FERNANDES.pdfMATHEUS FERNANDES.pdfapplication/pdf2340975https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2362/1/MATHEUS%20FERNANDES.pdf168c66559a13a37dac1d32a54dd1befaMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2362/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTMATHEUS FERNANDES.pdf.txtMATHEUS FERNANDES.pdf.txtExtracted texttext/plain100816https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2362/3/MATHEUS%20FERNANDES.pdf.txtf5c492be4f52efbd9af31b272b80395dMD53riu/23622018-08-15 10:34:19.647oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/2362TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-08-15T13:34:19Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A publicidade por trás do crowdfunding: uma análise da campanha de financiamento coletivo do jogo “A Lenda do Herói”
title A publicidade por trás do crowdfunding: uma análise da campanha de financiamento coletivo do jogo “A Lenda do Herói”
spellingShingle A publicidade por trás do crowdfunding: uma análise da campanha de financiamento coletivo do jogo “A Lenda do Herói”
Fernandes, Matheus
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Comunicação
Cibercultura
Youtube (Recurso eletrônico)
Plataforma aberta da Web
Marketing
Publicidade
Financiamento de projetos
Catharsis
Communication
title_short A publicidade por trás do crowdfunding: uma análise da campanha de financiamento coletivo do jogo “A Lenda do Herói”
title_full A publicidade por trás do crowdfunding: uma análise da campanha de financiamento coletivo do jogo “A Lenda do Herói”
title_fullStr A publicidade por trás do crowdfunding: uma análise da campanha de financiamento coletivo do jogo “A Lenda do Herói”
title_full_unstemmed A publicidade por trás do crowdfunding: uma análise da campanha de financiamento coletivo do jogo “A Lenda do Herói”
title_sort A publicidade por trás do crowdfunding: uma análise da campanha de financiamento coletivo do jogo “A Lenda do Herói”
author Fernandes, Matheus
author_facet Fernandes, Matheus
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nascimento, Maurício Lavarda do
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0167660860519407
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7816234296320593
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8453699175226274
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0295416227035224
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Matheus
contributor_str_mv Nascimento, Maurício Lavarda do
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Comunicação
Cibercultura
Youtube (Recurso eletrônico)
Plataforma aberta da Web
Marketing
Publicidade
Financiamento de projetos
Catharsis
Communication
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Cibercultura
Youtube (Recurso eletrônico)
Plataforma aberta da Web
Marketing
Publicidade
Financiamento de projetos
Catharsis
Communication
description A campanha de crowdfunding para o jogo baseado na animação “A Lenda do Herói” foi uma das maiores arrecadaçãoes da plataforma de financiamento coletivo Catarse, dobrando sua meta original. Buscando compreender os fatores que levaram a tal sucesso, esse trabalho busca analisar o trajeto da campanha pela ótica publicitária. Assim, buscamos compreender as estratégias comunicacionais utilizadas pelos Castro Brother, como também identificar as mídias utilizadas e verificar o impacto que a animação teve na campanha, enquanto procura compreender as motivações que levaram o público a apoiar o jogo. A pesquisa caracteriza-se como quali-quantitativa de nível exploratório, foram realizados questionário online com o apoiadores da campanha e entrevista com Matheus Castro, um dos responsáveis pelo canal. Como resultados, identificamos que o canal do youtube teve um papel central e fundamental no sucesso da campanha, além disso, a apropriação do canal como meio de comunicação da campanha, fez ela ter um fluxo maior de apoios, como foi visto que cerca de 75% dos apoiadores da campanha, são pessoas que entraram no Catarse somente para apoiar “A Lenda do Herói – o jogo”.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-26T17:51:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-02-26T17:51:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERNANDES, Matheus. A publicidade por trás do crowdfunding: uma análise da campanha de financiamento coletivo do jogo “A Lenda do Herói”. 54p. 2015. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2362
identifier_str_mv FERNANDES, Matheus. A publicidade por trás do crowdfunding: uma análise da campanha de financiamento coletivo do jogo “A Lenda do Herói”. 54p. 2015. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus São Borja
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2362/1/MATHEUS%20FERNANDES.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2362/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2362/3/MATHEUS%20FERNANDES.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 168c66559a13a37dac1d32a54dd1befa
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
f5c492be4f52efbd9af31b272b80395d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1813274854079594496