A publicidade por trás do crowdfunding: uma análise da campanha de financiamento coletivo do jogo “A Lenda do Herói”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2362 |
Resumo: | A campanha de crowdfunding para o jogo baseado na animação “A Lenda do Herói” foi uma das maiores arrecadaçãoes da plataforma de financiamento coletivo Catarse, dobrando sua meta original. Buscando compreender os fatores que levaram a tal sucesso, esse trabalho busca analisar o trajeto da campanha pela ótica publicitária. Assim, buscamos compreender as estratégias comunicacionais utilizadas pelos Castro Brother, como também identificar as mídias utilizadas e verificar o impacto que a animação teve na campanha, enquanto procura compreender as motivações que levaram o público a apoiar o jogo. A pesquisa caracteriza-se como quali-quantitativa de nível exploratório, foram realizados questionário online com o apoiadores da campanha e entrevista com Matheus Castro, um dos responsáveis pelo canal. Como resultados, identificamos que o canal do youtube teve um papel central e fundamental no sucesso da campanha, além disso, a apropriação do canal como meio de comunicação da campanha, fez ela ter um fluxo maior de apoios, como foi visto que cerca de 75% dos apoiadores da campanha, são pessoas que entraram no Catarse somente para apoiar “A Lenda do Herói – o jogo”. |
id |
UNIP_60f520f3bc2569b4320650fbcec51d4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/2362 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Nascimento, Maurício Lavarda dohttp://lattes.cnpq.br/0167660860519407http://lattes.cnpq.br/7816234296320593http://lattes.cnpq.br/8453699175226274http://lattes.cnpq.br/0295416227035224Fernandes, Matheus2018-02-26T17:51:06Z2018-02-26T17:51:06Z2015-12-08FERNANDES, Matheus. A publicidade por trás do crowdfunding: uma análise da campanha de financiamento coletivo do jogo “A Lenda do Herói”. 54p. 2015. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2362A campanha de crowdfunding para o jogo baseado na animação “A Lenda do Herói” foi uma das maiores arrecadaçãoes da plataforma de financiamento coletivo Catarse, dobrando sua meta original. Buscando compreender os fatores que levaram a tal sucesso, esse trabalho busca analisar o trajeto da campanha pela ótica publicitária. Assim, buscamos compreender as estratégias comunicacionais utilizadas pelos Castro Brother, como também identificar as mídias utilizadas e verificar o impacto que a animação teve na campanha, enquanto procura compreender as motivações que levaram o público a apoiar o jogo. A pesquisa caracteriza-se como quali-quantitativa de nível exploratório, foram realizados questionário online com o apoiadores da campanha e entrevista com Matheus Castro, um dos responsáveis pelo canal. Como resultados, identificamos que o canal do youtube teve um papel central e fundamental no sucesso da campanha, além disso, a apropriação do canal como meio de comunicação da campanha, fez ela ter um fluxo maior de apoios, como foi visto que cerca de 75% dos apoiadores da campanha, são pessoas que entraram no Catarse somente para apoiar “A Lenda do Herói – o jogo”.The campaign of crowdfunding for the game based on the animation “the Legend of the Hero” was one of the greaters arrecadaçãoes of the platform of collective financing Catarse, folding its original goal. Searching to understand the factors that had led to such success, this work searchs to analyze the passage of the campaign for the optics advertising executive. Thus, we search to understand the comunicacionais strategies used by Castro Brother, as well as to identify the used medias and to verify the impact that the animation had in the campaign, while it looks for to understand the motivations that had taken the public to support the game, similar to understand these motivations better. The research is characterized as qualiquantitative of exploratório level, had been carried through questionnaire online with the apoiadores of the campaign and interview with Matheus Castro, one of the responsible ones for the canal. As results, we identify that the canal of youtube had a central and basic paper in the success of the campaign, moreover, the appropriation of the canal as media of the campaign, made it to have a bigger flow of supports, as it was since about 75% of the apoiadores of the campaign, they are people who had entered in catarse to only support “the Legend of the Hero - the game”.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASComunicaçãoCiberculturaYoutube (Recurso eletrônico)Plataforma aberta da WebMarketingPublicidadeFinanciamento de projetosCatharsisCommunicationA publicidade por trás do crowdfunding: uma análise da campanha de financiamento coletivo do jogo “A Lenda do Herói”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALMATHEUS FERNANDES.pdfMATHEUS FERNANDES.pdfapplication/pdf2340975https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2362/1/MATHEUS%20FERNANDES.pdf168c66559a13a37dac1d32a54dd1befaMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2362/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTMATHEUS FERNANDES.pdf.txtMATHEUS FERNANDES.pdf.txtExtracted texttext/plain100816https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2362/3/MATHEUS%20FERNANDES.pdf.txtf5c492be4f52efbd9af31b272b80395dMD53riu/23622018-08-15 10:34:19.647oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-08-15T13:34:19Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A publicidade por trás do crowdfunding: uma análise da campanha de financiamento coletivo do jogo “A Lenda do Herói” |
title |
A publicidade por trás do crowdfunding: uma análise da campanha de financiamento coletivo do jogo “A Lenda do Herói” |
spellingShingle |
A publicidade por trás do crowdfunding: uma análise da campanha de financiamento coletivo do jogo “A Lenda do Herói” Fernandes, Matheus CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Comunicação Cibercultura Youtube (Recurso eletrônico) Plataforma aberta da Web Marketing Publicidade Financiamento de projetos Catharsis Communication |
title_short |
A publicidade por trás do crowdfunding: uma análise da campanha de financiamento coletivo do jogo “A Lenda do Herói” |
title_full |
A publicidade por trás do crowdfunding: uma análise da campanha de financiamento coletivo do jogo “A Lenda do Herói” |
title_fullStr |
A publicidade por trás do crowdfunding: uma análise da campanha de financiamento coletivo do jogo “A Lenda do Herói” |
title_full_unstemmed |
A publicidade por trás do crowdfunding: uma análise da campanha de financiamento coletivo do jogo “A Lenda do Herói” |
title_sort |
A publicidade por trás do crowdfunding: uma análise da campanha de financiamento coletivo do jogo “A Lenda do Herói” |
author |
Fernandes, Matheus |
author_facet |
Fernandes, Matheus |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nascimento, Maurício Lavarda do |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0167660860519407 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7816234296320593 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8453699175226274 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0295416227035224 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Matheus |
contributor_str_mv |
Nascimento, Maurício Lavarda do |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Comunicação Cibercultura Youtube (Recurso eletrônico) Plataforma aberta da Web Marketing Publicidade Financiamento de projetos Catharsis Communication |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Cibercultura Youtube (Recurso eletrônico) Plataforma aberta da Web Marketing Publicidade Financiamento de projetos Catharsis Communication |
description |
A campanha de crowdfunding para o jogo baseado na animação “A Lenda do Herói” foi uma das maiores arrecadaçãoes da plataforma de financiamento coletivo Catarse, dobrando sua meta original. Buscando compreender os fatores que levaram a tal sucesso, esse trabalho busca analisar o trajeto da campanha pela ótica publicitária. Assim, buscamos compreender as estratégias comunicacionais utilizadas pelos Castro Brother, como também identificar as mídias utilizadas e verificar o impacto que a animação teve na campanha, enquanto procura compreender as motivações que levaram o público a apoiar o jogo. A pesquisa caracteriza-se como quali-quantitativa de nível exploratório, foram realizados questionário online com o apoiadores da campanha e entrevista com Matheus Castro, um dos responsáveis pelo canal. Como resultados, identificamos que o canal do youtube teve um papel central e fundamental no sucesso da campanha, além disso, a apropriação do canal como meio de comunicação da campanha, fez ela ter um fluxo maior de apoios, como foi visto que cerca de 75% dos apoiadores da campanha, são pessoas que entraram no Catarse somente para apoiar “A Lenda do Herói – o jogo”. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-12-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-02-26T17:51:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-02-26T17:51:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERNANDES, Matheus. A publicidade por trás do crowdfunding: uma análise da campanha de financiamento coletivo do jogo “A Lenda do Herói”. 54p. 2015. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2362 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Matheus. A publicidade por trás do crowdfunding: uma análise da campanha de financiamento coletivo do jogo “A Lenda do Herói”. 54p. 2015. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015. |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus São Borja |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2362/1/MATHEUS%20FERNANDES.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2362/2/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2362/3/MATHEUS%20FERNANDES.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
168c66559a13a37dac1d32a54dd1befa 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b f5c492be4f52efbd9af31b272b80395d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1813274854079594496 |