Compra de cosméticos na melhor idade: um estudo na cidade de Santana do Livramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Claudia Saldanha dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2018
Resumo: Atualmente, com o aumento da expectativa de vida, os idosos têm conquistado espaço em diversos setores da sociedade, como: mercado de trabalho, universidades, academias, espaços de lazer, entre outros. Com as transformações sociais e ascensão dessa população participando ativamente da economia, os idosos passam a preocupar-se mais com a saúde, a qualidade de vida, beleza e o bem-estar. Assim, o mercado de cosméticos voltado para a terceira idade tem grande destaque nos últimos anos. Esse estudo buscou compreender o comportamento do público idoso no consumo de produtos cosméticos, o qual foi realizado na cidade de Santana do Livramento. O estudo se caracteriza pela abordagem quantitativa, de caráter descritivo, sendo que o método eleito foi o survey. A amostra foi composta por 60 idosos, e caracterizou-se não probabilística por conveniência. A coleta dos dados se deu a partir de um questionário estruturado pautado no referencial teórico. A análise dos dados ocorreu através de frequências, médias e testes de diferença de amostra (T de Student). Como principais resultados aponta-se: ao adquirir cosméticos, os idosos sofrem influências, principalmente, de indicações médicas, preço, promoção, fidelidade à marca e conveniência na aquisição. Motivados a adquirir tais produtos, eles têm expectativas de sentirem-se mais jovens, bonitos e atraentes, melhorar a qualidade de vida e a saúde. Quando comparamos esses dados em relação ao gênero, observou-se diferenças nas preferências, influencias e expectativas de compra entre homens e mulheres.
id UNIP_6507df2a8d459c4f02b2047e3fd04c9e
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/2018
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Silva, Andressa HennigSantos, Ana Claudia Saldanha dos2017-10-18T12:41:02Z2017-08-102017-10-18T12:41:02Z2017-07-12http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2018Atualmente, com o aumento da expectativa de vida, os idosos têm conquistado espaço em diversos setores da sociedade, como: mercado de trabalho, universidades, academias, espaços de lazer, entre outros. Com as transformações sociais e ascensão dessa população participando ativamente da economia, os idosos passam a preocupar-se mais com a saúde, a qualidade de vida, beleza e o bem-estar. Assim, o mercado de cosméticos voltado para a terceira idade tem grande destaque nos últimos anos. Esse estudo buscou compreender o comportamento do público idoso no consumo de produtos cosméticos, o qual foi realizado na cidade de Santana do Livramento. O estudo se caracteriza pela abordagem quantitativa, de caráter descritivo, sendo que o método eleito foi o survey. A amostra foi composta por 60 idosos, e caracterizou-se não probabilística por conveniência. A coleta dos dados se deu a partir de um questionário estruturado pautado no referencial teórico. A análise dos dados ocorreu através de frequências, médias e testes de diferença de amostra (T de Student). Como principais resultados aponta-se: ao adquirir cosméticos, os idosos sofrem influências, principalmente, de indicações médicas, preço, promoção, fidelidade à marca e conveniência na aquisição. Motivados a adquirir tais produtos, eles têm expectativas de sentirem-se mais jovens, bonitos e atraentes, melhorar a qualidade de vida e a saúde. Quando comparamos esses dados em relação ao gênero, observou-se diferenças nas preferências, influencias e expectativas de compra entre homens e mulheres.Nowadays, with the increase in life expectancy, the elderly have gained space in several sectors of society, such as: labor market, universities, gyms, leisure spaces, among others. With the social changes and the rise of this population actively participating in the economy, the elderly are more concerned with health, quality of life, beauty and wellbeing. Thus, the market for cosmetics aimed at the elderly has stood out in recent years. This study sought to understand the behavior of the elderly in the consumption of cosmetic products, which was carried out in the city of Santana do Livramento. The study is characterized by a quantitative approach, of a descriptive nature, and the method chosen was the survey. The sample consisted of 60 elderly individuals, and was characterized as non-probabilistic for convenience. The data collection was based on a structured questionnaire based on the theoretical framework. Data analysis was performed through frequencies, means and sample difference tests (Student's T). The main results are: when acquiring cosmetics, the elderly are influenced mainly by medical indications, price, promotion, brand loyalty and convenience in the acquisition. Motivated to acquire such products, they have expectations of feeling younger, beautiful and attractive, improving the quality of life and health. When comparing these data in relation to the gender, we observed differences in preferences, influences and purchase expectations between men and women.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus Santana do LivramentoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASAdministraçãoComportamento do consumidor: idososBelezaCosméticosConsumer behaviorCosmeticsElderly consumerCompra de cosméticos na melhor idade: um estudo na cidade de Santana do LivramentoPurchase of cosmetics at the best age: a study in the city of Santana do Livramentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALTCC Ana Claudia Saldanha.pdfTCC Ana Claudia Saldanha.pdfapplication/pdf490682https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2018/1/TCC%20Ana%20Claudia%20Saldanha.pdf467b33bbb8d227848c1928189eb1cd3aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2018/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTTCC Ana Claudia Saldanha.pdf.txtTCC Ana Claudia Saldanha.pdf.txtExtracted texttext/plain77159https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2018/3/TCC%20Ana%20Claudia%20Saldanha.pdf.txt5ea5280d46d944ed6d308252b15f889cMD53riu/20182017-10-19 03:02:47.526oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2017-10-19T05:02:47Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Compra de cosméticos na melhor idade: um estudo na cidade de Santana do Livramento
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Purchase of cosmetics at the best age: a study in the city of Santana do Livramento
title Compra de cosméticos na melhor idade: um estudo na cidade de Santana do Livramento
spellingShingle Compra de cosméticos na melhor idade: um estudo na cidade de Santana do Livramento
Santos, Ana Claudia Saldanha dos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Administração
Comportamento do consumidor: idosos
Beleza
Cosméticos
Consumer behavior
Cosmetics
Elderly consumer
title_short Compra de cosméticos na melhor idade: um estudo na cidade de Santana do Livramento
title_full Compra de cosméticos na melhor idade: um estudo na cidade de Santana do Livramento
title_fullStr Compra de cosméticos na melhor idade: um estudo na cidade de Santana do Livramento
title_full_unstemmed Compra de cosméticos na melhor idade: um estudo na cidade de Santana do Livramento
title_sort Compra de cosméticos na melhor idade: um estudo na cidade de Santana do Livramento
author Santos, Ana Claudia Saldanha dos
author_facet Santos, Ana Claudia Saldanha dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Andressa Hennig
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Claudia Saldanha dos
contributor_str_mv Silva, Andressa Hennig
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Administração
Comportamento do consumidor: idosos
Beleza
Cosméticos
Consumer behavior
Cosmetics
Elderly consumer
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Comportamento do consumidor: idosos
Beleza
Cosméticos
Consumer behavior
Cosmetics
Elderly consumer
description Atualmente, com o aumento da expectativa de vida, os idosos têm conquistado espaço em diversos setores da sociedade, como: mercado de trabalho, universidades, academias, espaços de lazer, entre outros. Com as transformações sociais e ascensão dessa população participando ativamente da economia, os idosos passam a preocupar-se mais com a saúde, a qualidade de vida, beleza e o bem-estar. Assim, o mercado de cosméticos voltado para a terceira idade tem grande destaque nos últimos anos. Esse estudo buscou compreender o comportamento do público idoso no consumo de produtos cosméticos, o qual foi realizado na cidade de Santana do Livramento. O estudo se caracteriza pela abordagem quantitativa, de caráter descritivo, sendo que o método eleito foi o survey. A amostra foi composta por 60 idosos, e caracterizou-se não probabilística por conveniência. A coleta dos dados se deu a partir de um questionário estruturado pautado no referencial teórico. A análise dos dados ocorreu através de frequências, médias e testes de diferença de amostra (T de Student). Como principais resultados aponta-se: ao adquirir cosméticos, os idosos sofrem influências, principalmente, de indicações médicas, preço, promoção, fidelidade à marca e conveniência na aquisição. Motivados a adquirir tais produtos, eles têm expectativas de sentirem-se mais jovens, bonitos e atraentes, melhorar a qualidade de vida e a saúde. Quando comparamos esses dados em relação ao gênero, observou-se diferenças nas preferências, influencias e expectativas de compra entre homens e mulheres.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-18T12:41:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-08-10
2017-10-18T12:41:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2018
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Santana do Livramento
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2018/1/TCC%20Ana%20Claudia%20Saldanha.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2018/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2018/3/TCC%20Ana%20Claudia%20Saldanha.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 467b33bbb8d227848c1928189eb1cd3a
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
5ea5280d46d944ed6d308252b15f889c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849031519895552