O mercado de produtos orgânicos produção e diferenciação sob a abordagem schumpeteriana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Riet, Tiago Ramos Corsini
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1090
Resumo: O presente trabalho visa utilizar uma perspectiva neoschumpeteriana para explicar a ascensão dos produtos orgânicos no mercado agrícola: os orgânicos vêm tendo atenção crescente com o decorrer dos anos. Devido à associação do uso de fertilizantes nos produtos agrícolas com problemas de saúde e destruição do meio-ambiente, os produtos orgânicos, pela ausência de fertilizantes, passam a chamar mais a atenção dos consumidores e este fato, apoiado de eventos ambientalistas e ações de divulgação dos orgânicos, alavancaram a demanda por estes produtos. Esta análise diz respeito à trajetória que o setor agrícola do Brasil teve até os orgânicos ganharem representatividade no mercado, também diz respeito às suas características como produto e como se define se o produto é orgânico. Para esta análise, será abordada a teoria neo-schumpeteriana como referencial desta pesquisa. O trabalho propõe uma diferente abordagem sobre setor agrícola, que geralmente é visto pela teoria ortodoxa, neste trabalho a abordagem será a inovação e seu impacto sobre o mercado agrícola com este novo bem.
id UNIP_654757e161e17202e9be73b11e696fd6
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/1090
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Viana, João Garibaldi AlmeidaRiet, Tiago Ramos Corsini2017-02-20T19:26:50Z2017-02-20T19:26:50Z2014RIET, Tiago Ramos Corsini. O mercado de produtos orgânicos produção e diferenciação sob a abordagem schumpeteriana. Santana do Livramento: Unipampa, 2014.http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1090porUniversidade Federal do PampaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEconomia: BrasilMercado agrícolaAlimentos orgânicosTeoria schumpeterianaEconomy: BrazilAgricultural marketOrganic foodSchumpeterian theoryO mercado de produtos orgânicos produção e diferenciação sob a abordagem schumpeterianainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO presente trabalho visa utilizar uma perspectiva neoschumpeteriana para explicar a ascensão dos produtos orgânicos no mercado agrícola: os orgânicos vêm tendo atenção crescente com o decorrer dos anos. Devido à associação do uso de fertilizantes nos produtos agrícolas com problemas de saúde e destruição do meio-ambiente, os produtos orgânicos, pela ausência de fertilizantes, passam a chamar mais a atenção dos consumidores e este fato, apoiado de eventos ambientalistas e ações de divulgação dos orgânicos, alavancaram a demanda por estes produtos. Esta análise diz respeito à trajetória que o setor agrícola do Brasil teve até os orgânicos ganharem representatividade no mercado, também diz respeito às suas características como produto e como se define se o produto é orgânico. Para esta análise, será abordada a teoria neo-schumpeteriana como referencial desta pesquisa. O trabalho propõe uma diferente abordagem sobre setor agrícola, que geralmente é visto pela teoria ortodoxa, neste trabalho a abordagem será a inovação e seu impacto sobre o mercado agrícola com este novo bem.application/pdfreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALRiet, Tiago Ramos Corsini.O mercado de produtos orgânicos produção e diferenciação sob a abordagem schumpeteriana.pdfRiet, Tiago Ramos Corsini.O mercado de produtos orgânicos produção e diferenciação sob a abordagem schumpeteriana.pdfapplication/pdf695683https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1090/1/Riet%2c%20Tiago%20Ramos%20Corsini.O%20mercado%20de%20produtos%20org%c3%a2nicos%20produ%c3%a7%c3%a3o%20e%20diferencia%c3%a7%c3%a3o%20sob%20a%20abordagem%20schumpeteriana.pdf3886a5a4d32843dfdf7818daffc4f99bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1090/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1090/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTRiet, Tiago Ramos Corsini.O mercado de produtos orgânicos produção e diferenciação sob a abordagem schumpeteriana.pdf.txtRiet, Tiago Ramos Corsini.O mercado de produtos orgânicos produção e diferenciação sob a abordagem schumpeteriana.pdf.txtExtracted texttext/plain98419https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1090/4/Riet%2c%20Tiago%20Ramos%20Corsini.O%20mercado%20de%20produtos%20org%c3%a2nicos%20produ%c3%a7%c3%a3o%20e%20diferencia%c3%a7%c3%a3o%20sob%20a%20abordagem%20schumpeteriana.pdf.txt8daec1c5134d1e587f00abe1d30833beMD54riu/10902021-03-25 11:42:51.679oai:repositorio.unipampa.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2021-03-25T14:42:51Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O mercado de produtos orgânicos produção e diferenciação sob a abordagem schumpeteriana
title O mercado de produtos orgânicos produção e diferenciação sob a abordagem schumpeteriana
spellingShingle O mercado de produtos orgânicos produção e diferenciação sob a abordagem schumpeteriana
Riet, Tiago Ramos Corsini
Economy: Brazil
Agricultural market
Organic food
Schumpeterian theory
Economia: Brasil
Mercado agrícola
Alimentos orgânicos
Teoria schumpeteriana
title_short O mercado de produtos orgânicos produção e diferenciação sob a abordagem schumpeteriana
title_full O mercado de produtos orgânicos produção e diferenciação sob a abordagem schumpeteriana
title_fullStr O mercado de produtos orgânicos produção e diferenciação sob a abordagem schumpeteriana
title_full_unstemmed O mercado de produtos orgânicos produção e diferenciação sob a abordagem schumpeteriana
title_sort O mercado de produtos orgânicos produção e diferenciação sob a abordagem schumpeteriana
author Riet, Tiago Ramos Corsini
author_facet Riet, Tiago Ramos Corsini
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Viana, João Garibaldi Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Riet, Tiago Ramos Corsini
contributor_str_mv Viana, João Garibaldi Almeida
dc.subject.eng.fl_str_mv Economy: Brazil
Agricultural market
Organic food
Schumpeterian theory
topic Economy: Brazil
Agricultural market
Organic food
Schumpeterian theory
Economia: Brasil
Mercado agrícola
Alimentos orgânicos
Teoria schumpeteriana
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Economia: Brasil
Mercado agrícola
Alimentos orgânicos
Teoria schumpeteriana
description O presente trabalho visa utilizar uma perspectiva neoschumpeteriana para explicar a ascensão dos produtos orgânicos no mercado agrícola: os orgânicos vêm tendo atenção crescente com o decorrer dos anos. Devido à associação do uso de fertilizantes nos produtos agrícolas com problemas de saúde e destruição do meio-ambiente, os produtos orgânicos, pela ausência de fertilizantes, passam a chamar mais a atenção dos consumidores e este fato, apoiado de eventos ambientalistas e ações de divulgação dos orgânicos, alavancaram a demanda por estes produtos. Esta análise diz respeito à trajetória que o setor agrícola do Brasil teve até os orgânicos ganharem representatividade no mercado, também diz respeito às suas características como produto e como se define se o produto é orgânico. Para esta análise, será abordada a teoria neo-schumpeteriana como referencial desta pesquisa. O trabalho propõe uma diferente abordagem sobre setor agrícola, que geralmente é visto pela teoria ortodoxa, neste trabalho a abordagem será a inovação e seu impacto sobre o mercado agrícola com este novo bem.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-20T19:26:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-02-20T19:26:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIET, Tiago Ramos Corsini. O mercado de produtos orgânicos produção e diferenciação sob a abordagem schumpeteriana. Santana do Livramento: Unipampa, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1090
identifier_str_mv RIET, Tiago Ramos Corsini. O mercado de produtos orgânicos produção e diferenciação sob a abordagem schumpeteriana. Santana do Livramento: Unipampa, 2014.
url http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1090/1/Riet%2c%20Tiago%20Ramos%20Corsini.O%20mercado%20de%20produtos%20org%c3%a2nicos%20produ%c3%a7%c3%a3o%20e%20diferencia%c3%a7%c3%a3o%20sob%20a%20abordagem%20schumpeteriana.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1090/2/license_rdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1090/3/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1090/4/Riet%2c%20Tiago%20Ramos%20Corsini.O%20mercado%20de%20produtos%20org%c3%a2nicos%20produ%c3%a7%c3%a3o%20e%20diferencia%c3%a7%c3%a3o%20sob%20a%20abordagem%20schumpeteriana.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3886a5a4d32843dfdf7818daffc4f99b
66e71c371cc565284e70f40736c94386
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
8daec1c5134d1e587f00abe1d30833be
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1813274821710053376