Campanhas de conscientização: como a recepção compreende a mobilização proposta neste tipo de abordagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Renata Fonseca
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2377
Resumo: Este trabalho tem como tema a relação entre a recepção e campanhas sobre conscientização, para compreender se as últimas são capazes de mobilizar o público receptor, trazendo a recepção como objeto de estudo. Não há muitos enfoques especialmente sobre a temática escolhida, no entanto, é possível encontrar muitas analises que focam no desenvolvimento das campanhas, mas não diretamente sobre a recepção. Esse trabalho está orientado pela hipótese de que os métodos utilizados nas campanhas de conscientização nem sempre funcionam, que nem sempre são eficazes, ou seja, que o público pode refletir, mas nem sempre agir. Através disso encontra-se um problema ligado a como os telespectadores compreendem as peças de campanhas de conscientização e se elas são ou não capazes de mobilizar. Este trabalho tem como objetivo geral analisar, considerando o processo de decodificação da mensagem, como esse público recebe as mensagens emitidas através de campanhas de conscientização, levando em consideração a estratégia desse tipo de abordagem. Para chegar as considerações sobre isso, há como metodologia a pesquisa bibliográfica e entrevista em profundidade. O trabalho tem como base os Estudos Culturais tanto como aporte teórico quanto metodológico. Através das entrevistas, são adquiridos dados que podem ser levados em consideração em outras campanhas e entendido, que as campanhas podem levar o público a refletir, mas nem sempre a agir, não conseguindo de maneira absoluta, mobilizar. Através da experimentação, a hipótese levantada, se comprova como verdade.
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Não há muitos enfoques especialmente sobre a temática escolhida, no entanto, é possível encontrar muitas analises que focam no desenvolvimento das campanhas, mas não diretamente sobre a recepção. Esse trabalho está orientado pela hipótese de que os métodos utilizados nas campanhas de conscientização nem sempre funcionam, que nem sempre são eficazes, ou seja, que o público pode refletir, mas nem sempre agir. Através disso encontra-se um problema ligado a como os telespectadores compreendem as peças de campanhas de conscientização e se elas são ou não capazes de mobilizar. Este trabalho tem como objetivo geral analisar, considerando o processo de decodificação da mensagem, como esse público recebe as mensagens emitidas através de campanhas de conscientização, levando em consideração a estratégia desse tipo de abordagem. Para chegar as considerações sobre isso, há como metodologia a pesquisa bibliográfica e entrevista em profundidade. O trabalho tem como base os Estudos Culturais tanto como aporte teórico quanto metodológico. Através das entrevistas, são adquiridos dados que podem ser levados em consideração em outras campanhas e entendido, que as campanhas podem levar o público a refletir, mas nem sempre a agir, não conseguindo de maneira absoluta, mobilizar. Através da experimentação, a hipótese levantada, se comprova como verdade.This work has as its theme the relationship between the reception and awareness campaigns, to understand whether the latter are able to mobilize the receiver audience, bringing the office as a subject of study. There are many approaches especially on the chosen theme, however, you can find many analyzes that focus on the development of campaigns, but not directly on the reception. This work is based on the hypothesis that the methods used in awareness campaigns do not always work, which are not always effective, ie that the public may reflect, but not always act. Thereby there is a problem linked to how viewers understand the pieces of awareness campaigns and whether or not they are able to mobilize. This work has as main objective to analyze, considering the message decoding process, as this audience receive the messages sent through awareness campaigns, taking into account the strategy of this approach. To get the considerations about it, there as methodology the bibliographical research and indepth interview. The work is based on cultural studies as both theoretical and methodological contribution. Through interviews, data is acquired that can be taken into consideration in other campaigns and understood that campaigns can take the audience to think, but not always to act, failing absolutely to mobilize. Through experimentation, the hypothesis, if proven to be true.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASPublicidadeCampanhas publicitáriasConscientizaçãoCampanhas de conscientização: como a recepção compreende a mobilização proposta neste tipo de abordageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALRENATA FONSECA ANTUNES.pdfRENATA FONSECA ANTUNES.pdfapplication/pdf1072492https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2377/1/RENATA%20FONSECA%20ANTUNES.pdff6e8bf6f8334083ec0ed1ab3a2a86e08MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2377/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTRENATA FONSECA ANTUNES.pdf.txtRENATA FONSECA ANTUNES.pdf.txtExtracted texttext/plain279175https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2377/3/RENATA%20FONSECA%20ANTUNES.pdf.txtd1cfec9f5ff49d08b47913c52d0eefb1MD53riu/23772018-08-06 16:17:26.303oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-08-06T19:17:26Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
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