Análise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1055 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo realizar um estudo comparativo entre técnicas de minimização de perdas para o controle de velocidade de motores de indução trifásicos. Os motores de indução tem sido largamente utilizados no setor industrial em razão do baixo custo e confiabilidade, resultando assim em uma parcela significativa de consumo de energia elétrica. Neste sentido, o acionamento dos motores de indução de forma eficiente para uma ampla faixa de operação de torque e velocidade é de valiosa importância. Para isso, faz-se necessário a utilização de técnicas online e offline com o intuito melhorar a eficiência em motores de indução trifásicos a fim de buscar a máxima eficiência para diferentes condições de torque e velocidade. Inicialmente faz-se uma revisão dos motores de indução trifásica, na qual são apresentadas algumas características, o funcionamento e a perdas que surgem no motor. No decorrer do trabalho é realizada a modelagem do motor para o referencial no fluxo rotórico, na qual foi utilizado o referencial genérico de Park. À vista disso é apresentada a função de transferência do modelo da máquina e então efetuado o projeto dos controladores. Com o intuito de realizar a análise comparativa entre as principais técnicas de otimização online e offline de minimização de perdas no acionamento de motores de indução trifásicos, neste trabalho: (i) é apresentada uma revisão bibliográfica, (ii) a implementação dos algorimos em atlab/Simulink, e por fim (iii) a comparação e a discusão dos resultados obtidos. |
id |
UNIP_736cb3d4071bdbe1e90cdc941684466f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/1055 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Grigoletto, Felipe BovoliniZottis, Rafael2017-02-14T15:07:09Z2017-02-14T15:07:09Z2014-08-20ZOTTIS, Rafael. Análise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicos. Orientador: Felipe Bovolini Grigoletto. 2014. 99 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Elétrica, Alegrete, 2014.http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1055Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo realizar um estudo comparativo entre técnicas de minimização de perdas para o controle de velocidade de motores de indução trifásicos. Os motores de indução tem sido largamente utilizados no setor industrial em razão do baixo custo e confiabilidade, resultando assim em uma parcela significativa de consumo de energia elétrica. Neste sentido, o acionamento dos motores de indução de forma eficiente para uma ampla faixa de operação de torque e velocidade é de valiosa importância. Para isso, faz-se necessário a utilização de técnicas online e offline com o intuito melhorar a eficiência em motores de indução trifásicos a fim de buscar a máxima eficiência para diferentes condições de torque e velocidade. Inicialmente faz-se uma revisão dos motores de indução trifásica, na qual são apresentadas algumas características, o funcionamento e a perdas que surgem no motor. No decorrer do trabalho é realizada a modelagem do motor para o referencial no fluxo rotórico, na qual foi utilizado o referencial genérico de Park. À vista disso é apresentada a função de transferência do modelo da máquina e então efetuado o projeto dos controladores. Com o intuito de realizar a análise comparativa entre as principais técnicas de otimização online e offline de minimização de perdas no acionamento de motores de indução trifásicos, neste trabalho: (i) é apresentada uma revisão bibliográfica, (ii) a implementação dos algorimos em atlab/Simulink, e por fim (iii) a comparação e a discusão dos resultados obtidos.This monograph presents comparative study of techniques to minimize losses to the speed control of induction motors. Induction motors have been widely used in industry because of the low cost and reliability, resulting in a significant portion of electricity consumption. In this sense, the drive of induction motors efficiently for a wide operating range of torque and speed is of invaluable importance. For this, it is necessary to use online and offline techniques in order to improve the efficiency of induction motors in order to seek maximum efficiency under different torque and speed. Initially it is a review of three-phase induction motors, which are some characteristics, operation and losses that arise on the engine. During the work is done the modeling engine to the rotor flux reference frame, in which the generic framework of park was used, this way the transfer function of the machine model is presented and then made the design of the controllers to then calculate the gains of the controllers. In order to perform a comparative analysis between the main techniques of online and offline optimization to minimize losses in the drive induction motors, this paper: (i) a literature review is presented, (ii) implementing algorimos in Matlab / Simulink, and finally (iii) comparing and discussion the results obtained.porUniversidade Federal do PampaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::ENGENHARIASEngenharia elétricaMotores de induçãoConsumo de energia elétricaElectrical engineeringInduction motorsElectric power consumptionAnálise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALAnálise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicos.pdfAnálise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicos.pdfapplication/pdf2851306https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1055/1/An%c3%a1lise%20comparativa%20entre%20t%c3%a9cnicas%20de%20otimiza%c3%a7%c3%a3o%20de%20efici%c3%aancia%20para%20acionamento%20e%20controle%20de%20velocidade%20de%20motores%20de%20indu%c3%a7%c3%a3o%20trif%c3%a1sicos.pdfcd8d558514f1394ae5adfb29c9df3268MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1055/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1055/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTAnálise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicos.pdf.txtAnálise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicos.pdf.txtExtracted texttext/plain148123https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1055/4/An%c3%a1lise%20comparativa%20entre%20t%c3%a9cnicas%20de%20otimiza%c3%a7%c3%a3o%20de%20efici%c3%aancia%20para%20acionamento%20e%20controle%20de%20velocidade%20de%20motores%20de%20indu%c3%a7%c3%a3o%20trif%c3%a1sicos.pdf.txt8d43bfbaa1f9eea6996855b627421996MD54riu/10552021-04-15 11:06:12.546oai:repositorio.unipampa.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2021-04-15T14:06:12Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicos |
title |
Análise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicos |
spellingShingle |
Análise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicos Zottis, Rafael CNPQ::ENGENHARIAS Electrical engineering Induction motors Electric power consumption Engenharia elétrica Motores de indução Consumo de energia elétrica |
title_short |
Análise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicos |
title_full |
Análise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicos |
title_fullStr |
Análise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicos |
title_full_unstemmed |
Análise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicos |
title_sort |
Análise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicos |
author |
Zottis, Rafael |
author_facet |
Zottis, Rafael |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Grigoletto, Felipe Bovolini |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zottis, Rafael |
contributor_str_mv |
Grigoletto, Felipe Bovolini |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS Electrical engineering Induction motors Electric power consumption Engenharia elétrica Motores de indução Consumo de energia elétrica |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Electrical engineering Induction motors Electric power consumption |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia elétrica Motores de indução Consumo de energia elétrica |
description |
Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo realizar um estudo comparativo entre técnicas de minimização de perdas para o controle de velocidade de motores de indução trifásicos. Os motores de indução tem sido largamente utilizados no setor industrial em razão do baixo custo e confiabilidade, resultando assim em uma parcela significativa de consumo de energia elétrica. Neste sentido, o acionamento dos motores de indução de forma eficiente para uma ampla faixa de operação de torque e velocidade é de valiosa importância. Para isso, faz-se necessário a utilização de técnicas online e offline com o intuito melhorar a eficiência em motores de indução trifásicos a fim de buscar a máxima eficiência para diferentes condições de torque e velocidade. Inicialmente faz-se uma revisão dos motores de indução trifásica, na qual são apresentadas algumas características, o funcionamento e a perdas que surgem no motor. No decorrer do trabalho é realizada a modelagem do motor para o referencial no fluxo rotórico, na qual foi utilizado o referencial genérico de Park. À vista disso é apresentada a função de transferência do modelo da máquina e então efetuado o projeto dos controladores. Com o intuito de realizar a análise comparativa entre as principais técnicas de otimização online e offline de minimização de perdas no acionamento de motores de indução trifásicos, neste trabalho: (i) é apresentada uma revisão bibliográfica, (ii) a implementação dos algorimos em atlab/Simulink, e por fim (iii) a comparação e a discusão dos resultados obtidos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-08-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-14T15:07:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-02-14T15:07:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ZOTTIS, Rafael. Análise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicos. Orientador: Felipe Bovolini Grigoletto. 2014. 99 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Elétrica, Alegrete, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1055 |
identifier_str_mv |
ZOTTIS, Rafael. Análise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicos. Orientador: Felipe Bovolini Grigoletto. 2014. 99 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Elétrica, Alegrete, 2014. |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1055/1/An%c3%a1lise%20comparativa%20entre%20t%c3%a9cnicas%20de%20otimiza%c3%a7%c3%a3o%20de%20efici%c3%aancia%20para%20acionamento%20e%20controle%20de%20velocidade%20de%20motores%20de%20indu%c3%a7%c3%a3o%20trif%c3%a1sicos.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1055/2/license_rdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1055/3/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1055/4/An%c3%a1lise%20comparativa%20entre%20t%c3%a9cnicas%20de%20otimiza%c3%a7%c3%a3o%20de%20efici%c3%aancia%20para%20acionamento%20e%20controle%20de%20velocidade%20de%20motores%20de%20indu%c3%a7%c3%a3o%20trif%c3%a1sicos.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cd8d558514f1394ae5adfb29c9df3268 66e71c371cc565284e70f40736c94386 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 8d43bfbaa1f9eea6996855b627421996 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1801849069467860992 |