Análise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zottis, Rafael
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1055
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo realizar um estudo comparativo entre técnicas de minimização de perdas para o controle de velocidade de motores de indução trifásicos. Os motores de indução tem sido largamente utilizados no setor industrial em razão do baixo custo e confiabilidade, resultando assim em uma parcela significativa de consumo de energia elétrica. Neste sentido, o acionamento dos motores de indução de forma eficiente para uma ampla faixa de operação de torque e velocidade é de valiosa importância. Para isso, faz-se necessário a utilização de técnicas online e offline com o intuito melhorar a eficiência em motores de indução trifásicos a fim de buscar a máxima eficiência para diferentes condições de torque e velocidade. Inicialmente faz-se uma revisão dos motores de indução trifásica, na qual são apresentadas algumas características, o funcionamento e a perdas que surgem no motor. No decorrer do trabalho é realizada a modelagem do motor para o referencial no fluxo rotórico, na qual foi utilizado o referencial genérico de Park. À vista disso é apresentada a função de transferência do modelo da máquina e então efetuado o projeto dos controladores. Com o intuito de realizar a análise comparativa entre as principais técnicas de otimização online e offline de minimização de perdas no acionamento de motores de indução trifásicos, neste trabalho: (i) é apresentada uma revisão bibliográfica, (ii) a implementação dos algorimos em atlab/Simulink, e por fim (iii) a comparação e a discusão dos resultados obtidos.
id UNIP_736cb3d4071bdbe1e90cdc941684466f
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/1055
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Grigoletto, Felipe BovoliniZottis, Rafael2017-02-14T15:07:09Z2017-02-14T15:07:09Z2014-08-20ZOTTIS, Rafael. Análise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicos. Orientador: Felipe Bovolini Grigoletto. 2014. 99 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Elétrica, Alegrete, 2014.http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1055Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo realizar um estudo comparativo entre técnicas de minimização de perdas para o controle de velocidade de motores de indução trifásicos. Os motores de indução tem sido largamente utilizados no setor industrial em razão do baixo custo e confiabilidade, resultando assim em uma parcela significativa de consumo de energia elétrica. Neste sentido, o acionamento dos motores de indução de forma eficiente para uma ampla faixa de operação de torque e velocidade é de valiosa importância. Para isso, faz-se necessário a utilização de técnicas online e offline com o intuito melhorar a eficiência em motores de indução trifásicos a fim de buscar a máxima eficiência para diferentes condições de torque e velocidade. Inicialmente faz-se uma revisão dos motores de indução trifásica, na qual são apresentadas algumas características, o funcionamento e a perdas que surgem no motor. No decorrer do trabalho é realizada a modelagem do motor para o referencial no fluxo rotórico, na qual foi utilizado o referencial genérico de Park. À vista disso é apresentada a função de transferência do modelo da máquina e então efetuado o projeto dos controladores. Com o intuito de realizar a análise comparativa entre as principais técnicas de otimização online e offline de minimização de perdas no acionamento de motores de indução trifásicos, neste trabalho: (i) é apresentada uma revisão bibliográfica, (ii) a implementação dos algorimos em atlab/Simulink, e por fim (iii) a comparação e a discusão dos resultados obtidos.This monograph presents comparative study of techniques to minimize losses to the speed control of induction motors. Induction motors have been widely used in industry because of the low cost and reliability, resulting in a significant portion of electricity consumption. In this sense, the drive of induction motors efficiently for a wide operating range of torque and speed is of invaluable importance. For this, it is necessary to use online and offline techniques in order to improve the efficiency of induction motors in order to seek maximum efficiency under different torque and speed. Initially it is a review of three-phase induction motors, which are some characteristics, operation and losses that arise on the engine. During the work is done the modeling engine to the rotor flux reference frame, in which the generic framework of park was used, this way the transfer function of the machine model is presented and then made the design of the controllers to then calculate the gains of the controllers. In order to perform a comparative analysis between the main techniques of online and offline optimization to minimize losses in the drive induction motors, this paper: (i) a literature review is presented, (ii) implementing algorimos in Matlab / Simulink, and finally (iii) comparing and discussion the results obtained.porUniversidade Federal do PampaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::ENGENHARIASEngenharia elétricaMotores de induçãoConsumo de energia elétricaElectrical engineeringInduction motorsElectric power consumptionAnálise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALAnálise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicos.pdfAnálise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicos.pdfapplication/pdf2851306https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1055/1/An%c3%a1lise%20comparativa%20entre%20t%c3%a9cnicas%20de%20otimiza%c3%a7%c3%a3o%20de%20efici%c3%aancia%20para%20acionamento%20e%20controle%20de%20velocidade%20de%20motores%20de%20indu%c3%a7%c3%a3o%20trif%c3%a1sicos.pdfcd8d558514f1394ae5adfb29c9df3268MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1055/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1055/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTAnálise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicos.pdf.txtAnálise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicos.pdf.txtExtracted texttext/plain148123https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1055/4/An%c3%a1lise%20comparativa%20entre%20t%c3%a9cnicas%20de%20otimiza%c3%a7%c3%a3o%20de%20efici%c3%aancia%20para%20acionamento%20e%20controle%20de%20velocidade%20de%20motores%20de%20indu%c3%a7%c3%a3o%20trif%c3%a1sicos.pdf.txt8d43bfbaa1f9eea6996855b627421996MD54riu/10552021-04-15 11:06:12.546oai:repositorio.unipampa.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2021-04-15T14:06:12Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicos
title Análise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicos
spellingShingle Análise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicos
Zottis, Rafael
CNPQ::ENGENHARIAS
Electrical engineering
Induction motors
Electric power consumption
Engenharia elétrica
Motores de indução
Consumo de energia elétrica
title_short Análise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicos
title_full Análise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicos
title_fullStr Análise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicos
title_full_unstemmed Análise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicos
title_sort Análise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicos
author Zottis, Rafael
author_facet Zottis, Rafael
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Grigoletto, Felipe Bovolini
dc.contributor.author.fl_str_mv Zottis, Rafael
contributor_str_mv Grigoletto, Felipe Bovolini
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
topic CNPQ::ENGENHARIAS
Electrical engineering
Induction motors
Electric power consumption
Engenharia elétrica
Motores de indução
Consumo de energia elétrica
dc.subject.eng.fl_str_mv Electrical engineering
Induction motors
Electric power consumption
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Engenharia elétrica
Motores de indução
Consumo de energia elétrica
description Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo realizar um estudo comparativo entre técnicas de minimização de perdas para o controle de velocidade de motores de indução trifásicos. Os motores de indução tem sido largamente utilizados no setor industrial em razão do baixo custo e confiabilidade, resultando assim em uma parcela significativa de consumo de energia elétrica. Neste sentido, o acionamento dos motores de indução de forma eficiente para uma ampla faixa de operação de torque e velocidade é de valiosa importância. Para isso, faz-se necessário a utilização de técnicas online e offline com o intuito melhorar a eficiência em motores de indução trifásicos a fim de buscar a máxima eficiência para diferentes condições de torque e velocidade. Inicialmente faz-se uma revisão dos motores de indução trifásica, na qual são apresentadas algumas características, o funcionamento e a perdas que surgem no motor. No decorrer do trabalho é realizada a modelagem do motor para o referencial no fluxo rotórico, na qual foi utilizado o referencial genérico de Park. À vista disso é apresentada a função de transferência do modelo da máquina e então efetuado o projeto dos controladores. Com o intuito de realizar a análise comparativa entre as principais técnicas de otimização online e offline de minimização de perdas no acionamento de motores de indução trifásicos, neste trabalho: (i) é apresentada uma revisão bibliográfica, (ii) a implementação dos algorimos em atlab/Simulink, e por fim (iii) a comparação e a discusão dos resultados obtidos.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-14T15:07:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-02-14T15:07:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ZOTTIS, Rafael. Análise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicos. Orientador: Felipe Bovolini Grigoletto. 2014. 99 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Elétrica, Alegrete, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1055
identifier_str_mv ZOTTIS, Rafael. Análise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicos. Orientador: Felipe Bovolini Grigoletto. 2014. 99 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Elétrica, Alegrete, 2014.
url http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1055/1/An%c3%a1lise%20comparativa%20entre%20t%c3%a9cnicas%20de%20otimiza%c3%a7%c3%a3o%20de%20efici%c3%aancia%20para%20acionamento%20e%20controle%20de%20velocidade%20de%20motores%20de%20indu%c3%a7%c3%a3o%20trif%c3%a1sicos.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1055/2/license_rdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1055/3/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1055/4/An%c3%a1lise%20comparativa%20entre%20t%c3%a9cnicas%20de%20otimiza%c3%a7%c3%a3o%20de%20efici%c3%aancia%20para%20acionamento%20e%20controle%20de%20velocidade%20de%20motores%20de%20indu%c3%a7%c3%a3o%20trif%c3%a1sicos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cd8d558514f1394ae5adfb29c9df3268
66e71c371cc565284e70f40736c94386
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
8d43bfbaa1f9eea6996855b627421996
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849069467860992