Análise da concentração na indústria automobilística no Brasil entre 2003-2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: El Hanini, Gustavo Mustafa Mello
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1817
Resumo: A indústria automobilística brasileira sempre se mostrou importante para a economia brasileira ao longo do tempo, desde seu início foi alvo de políticas de incentivos dedicadas ao setor. A fim de descobrir qual a estrutura do setor de produção de automóveis e veículos comerciais leves da indústria automobilística, a pesquisa tem como objetivo analisar a concentração da indústria automotiva no período de 2003 a 2015, para identificar as mudanças na estrutura do setor no período pós-retomada da política industrial (2003-2015). O referencial teórico utilizado está pautado no Paradigma Estrutura Conduta e Desempenho, com base nos dados obtidos da base de dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), do Banco Comercial do Brasil e estudos produzidos por diversos autores. Foram utilizados os índices Razão de Concentração (CR) e de Hirchsman-Herfindal (HH) para a mensuração do grau de concentração na indústria. Com isso, a análise mostrou que a indústria automotiva se beneficiou de um alto grau de protecionismo desde sua criação até o esgotamento do período de substituição de importações e a abertura comercial. Com a abertura comercial evidenciou-se o problema de competitividade internacional que a mesma possuía. Em 2003, o então governo que recém assume acaba com o veto à política industrial imposta pelos governos anteriores. Ao analisar esse contexto pós 2003, a pesquisa verificou que a estrutura se manteve como oligopólio diferenciado, o grau de concentração mostrou uma leve queda entre 2003 e 2015, a conduta baseou-se na diferenciação do produto e investimento em inovação e o desempenho também apresentou uma queda.
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O referencial teórico utilizado está pautado no Paradigma Estrutura Conduta e Desempenho, com base nos dados obtidos da base de dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), do Banco Comercial do Brasil e estudos produzidos por diversos autores. Foram utilizados os índices Razão de Concentração (CR) e de Hirchsman-Herfindal (HH) para a mensuração do grau de concentração na indústria. Com isso, a análise mostrou que a indústria automotiva se beneficiou de um alto grau de protecionismo desde sua criação até o esgotamento do período de substituição de importações e a abertura comercial. Com a abertura comercial evidenciou-se o problema de competitividade internacional que a mesma possuía. Em 2003, o então governo que recém assume acaba com o veto à política industrial imposta pelos governos anteriores. Ao analisar esse contexto pós 2003, a pesquisa verificou que a estrutura se manteve como oligopólio diferenciado, o grau de concentração mostrou uma leve queda entre 2003 e 2015, a conduta baseou-se na diferenciação do produto e investimento em inovação e o desempenho também apresentou uma queda.The Brazilian auto industry has always been important for a Brazilian economy over time, since its inception has been the subject of incentive policies dedicated to the sector. In order to discover the structure of the automobile and light commercial vehicle manufacturing industry, the research aims to analyze the concentration of the automotive industry from 2003 to 2015 to identify changes in the structure of the industry in the post-period of industrial policy (2003-2015). The theoretical framework used is based on the Paradigm Structure of Conduct and Performance, based on data obtained from the database of the National Association of Motor Vehicle Manufacturers (ANFAVEA), Banco Comercial do Brasil and studies produced by various authors. Concentration Ratio (CR) and Hirchsman-Herfindal indexes (HH) were used to measure the degree of concentration in the industry. As a result, the analysis showed that the automotive industry benefited from a high degree of protectionism from its creation until the period of import substitution and trade liberalization. With the commercial opening, the problem of international competitiveness that it possessed was evident. In 2003, the newly-elected government ended the veto of industrial policy imposed by previous governments. When analyzing this context post 2003, the research verified that the structure remained as a differentiated oligopoly, the degree of concentration showed a slight decrease between 2003 and 2015, the conduct was based on product differentiation and investment in innovation and the performance also presented a fall.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus Santana do LivramentoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASCiências econômicasPolíticas econômicasIndústria automobilísticaLocalização industrialBrazilian Automotive IndustryIndustrial locationAnálise da concentração na indústria automobilística no Brasil entre 2003-2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALGustavo M. Mello Monografia - ANÁLISE DA CONCENTRAÇÃO NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA NO BRASIL ENTRE 2003-2015.pdfGustavo M. Mello Monografia - ANÁLISE DA CONCENTRAÇÃO NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA NO BRASIL ENTRE 2003-2015.pdfapplication/pdf968176https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1817/1/Gustavo%20M.%20Mello%20Monografia%20-%20AN%c3%81LISE%20DA%20CONCENTRA%c3%87%c3%83O%20NA%20IND%c3%9aSTRIA%20AUTOMOBIL%c3%8dSTICA%20NO%20BRASIL%20ENTRE%202003-2015.pdffcf05749631e0b9b22e21f62976b3a7eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1817/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTGustavo M. Mello Monografia - ANÁLISE DA CONCENTRAÇÃO NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA NO BRASIL ENTRE 2003-2015.pdf.txtGustavo M. 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