Jornalismo e publicidade: uma análise da autodivulgação dos jornais Diário Gaúcho e Jornal Hoje no instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontoura, Nathália Trindade da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3896
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise dos perfis dos jornais Jornal Hoje e Diário Gaúcho no Instagram com a finalidade de descobrir se o que está sendo publicado trata-se somente de conteúdo noticioso ou se há uma espécie de publicidade por parte desses veículos. A metodologia aplicada consiste em uma pesquisa exploratória (GIL, 2008) nesses perfis, bem como nos sites oficiais dos jornais, a fim de verificar seus modelos editoriais e se os mesmos correspondem com as publicações no aplicativo de rede social. São abordados nos capítulos questões como jornalismo convencional e suas funções, Cultura da Convergência (JENKINS, 2009) e os conceitos sobre publicidade e suas atribuições.
id UNIP_b661579e8fcad42fe1d6660195d17c41
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3896
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Belochio, Vivian de Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/4725235461282683Klein, Eloísa Joseane da CunhaSilva, Nathalia Lopes dahttp://lattes.cnpq.br/3900435814583982http://lattes.cnpq.br/4478473359082044http://lattes.cnpq.br/3944314131737183Fontoura, Nathália Trindade da2019-04-02T17:31:55Z2019-04-02T17:31:55Z2018-12-06FONTOURA, Nathália Trindade da. Jornalismo e publicidade: uma análise da autodivulgação dos jornais Diário Gaúcho e Jornal Hoje no instagram. 2018. 73 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3896O presente trabalho apresenta uma análise dos perfis dos jornais Jornal Hoje e Diário Gaúcho no Instagram com a finalidade de descobrir se o que está sendo publicado trata-se somente de conteúdo noticioso ou se há uma espécie de publicidade por parte desses veículos. A metodologia aplicada consiste em uma pesquisa exploratória (GIL, 2008) nesses perfis, bem como nos sites oficiais dos jornais, a fim de verificar seus modelos editoriais e se os mesmos correspondem com as publicações no aplicativo de rede social. São abordados nos capítulos questões como jornalismo convencional e suas funções, Cultura da Convergência (JENKINS, 2009) e os conceitos sobre publicidade e suas atribuições.This work presents an analysis of the profiles of the newspapers Jornal Hoje and Diário Gaúcho in Instagram in order to find out if what is being published is only news content or if there is a kind of advertising by these vehicles. The applied methodology consists of an exploratory research (GIL, 2008) in these profiles, as well as in the official websites of the newspapers, in order to verify their editorial models and if they correspond with the publications in the application of social network. Topics such as conventional journalism and its functions, Convergence Culture (JENKINS, 2009) and the concepts of advertising and its attributions are discussed in the chapters.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASJornalismoPublicidadeRedes sociais on-lineMídia socialComunicação de massaJornal Hoje (Programa de televisão)Diário GaúchoJournalismPublicityOnline social networksJornalismo e publicidade: uma análise da autodivulgação dos jornais Diário Gaúcho e Jornal Hoje no instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPATEXTNathália Trindade da Fontoura 2018.pdf.txtNathália Trindade da Fontoura 2018.pdf.txtExtracted texttext/plain143861https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3896/3/Nath%c3%a1lia%20Trindade%20da%20Fontoura%202018.pdf.txt6c55a6848e1fa2362437babea7d24491MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3896/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALNathália Trindade da Fontoura 2018.pdfNathália Trindade da Fontoura 2018.pdfapplication/pdf2098225https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3896/1/Nath%c3%a1lia%20Trindade%20da%20Fontoura%202018.pdf9428a3d6b14c3a1a953fbe78e60db74cMD51riu/38962019-04-03 03:00:55.325oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2019-04-03T06:00:55Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jornalismo e publicidade: uma análise da autodivulgação dos jornais Diário Gaúcho e Jornal Hoje no instagram
title Jornalismo e publicidade: uma análise da autodivulgação dos jornais Diário Gaúcho e Jornal Hoje no instagram
spellingShingle Jornalismo e publicidade: uma análise da autodivulgação dos jornais Diário Gaúcho e Jornal Hoje no instagram
Fontoura, Nathália Trindade da
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Jornalismo
Publicidade
Redes sociais on-line
Mídia social
Comunicação de massa
Jornal Hoje (Programa de televisão)
Diário Gaúcho
Journalism
Publicity
Online social networks
title_short Jornalismo e publicidade: uma análise da autodivulgação dos jornais Diário Gaúcho e Jornal Hoje no instagram
title_full Jornalismo e publicidade: uma análise da autodivulgação dos jornais Diário Gaúcho e Jornal Hoje no instagram
title_fullStr Jornalismo e publicidade: uma análise da autodivulgação dos jornais Diário Gaúcho e Jornal Hoje no instagram
title_full_unstemmed Jornalismo e publicidade: uma análise da autodivulgação dos jornais Diário Gaúcho e Jornal Hoje no instagram
title_sort Jornalismo e publicidade: uma análise da autodivulgação dos jornais Diário Gaúcho e Jornal Hoje no instagram
author Fontoura, Nathália Trindade da
author_facet Fontoura, Nathália Trindade da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Belochio, Vivian de Carvalho
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4725235461282683
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Klein, Eloísa Joseane da Cunha
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Nathalia Lopes da
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3900435814583982
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4478473359082044
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3944314131737183
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontoura, Nathália Trindade da
contributor_str_mv Belochio, Vivian de Carvalho
Klein, Eloísa Joseane da Cunha
Silva, Nathalia Lopes da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Jornalismo
Publicidade
Redes sociais on-line
Mídia social
Comunicação de massa
Jornal Hoje (Programa de televisão)
Diário Gaúcho
Journalism
Publicity
Online social networks
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
Publicidade
Redes sociais on-line
Mídia social
Comunicação de massa
Jornal Hoje (Programa de televisão)
Diário Gaúcho
Journalism
Publicity
Online social networks
description O presente trabalho apresenta uma análise dos perfis dos jornais Jornal Hoje e Diário Gaúcho no Instagram com a finalidade de descobrir se o que está sendo publicado trata-se somente de conteúdo noticioso ou se há uma espécie de publicidade por parte desses veículos. A metodologia aplicada consiste em uma pesquisa exploratória (GIL, 2008) nesses perfis, bem como nos sites oficiais dos jornais, a fim de verificar seus modelos editoriais e se os mesmos correspondem com as publicações no aplicativo de rede social. São abordados nos capítulos questões como jornalismo convencional e suas funções, Cultura da Convergência (JENKINS, 2009) e os conceitos sobre publicidade e suas atribuições.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-02T17:31:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-04-02T17:31:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FONTOURA, Nathália Trindade da. Jornalismo e publicidade: uma análise da autodivulgação dos jornais Diário Gaúcho e Jornal Hoje no instagram. 2018. 73 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3896
identifier_str_mv FONTOURA, Nathália Trindade da. Jornalismo e publicidade: uma análise da autodivulgação dos jornais Diário Gaúcho e Jornal Hoje no instagram. 2018. 73 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus São Borja
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3896/3/Nath%c3%a1lia%20Trindade%20da%20Fontoura%202018.pdf.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3896/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3896/1/Nath%c3%a1lia%20Trindade%20da%20Fontoura%202018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6c55a6848e1fa2362437babea7d24491
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
9428a3d6b14c3a1a953fbe78e60db74c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1813274824599928832