Desenvolvendo um jogo com padrões de interface para ajudar no aprendizado de programação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Pedro Henrique França
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4228
Resumo: Padrões de interface são vastamente utilizados no desenvolvimento de software atualmente. No entanto, não existem muitos padrões de interface, destinados a jogos, documentados. Os que existem não estão estruturados de uma forma clara para o desenvolvedor que quer utilizá-los. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é coletar padrões de interface existentes, que podem ser aplicados em jogos, e estruturá-los em um template que possa ser compreendido e utilizado por desenvolvedores. Para isso, será criado uma prova de conceito em que um jogo será criado para que esses padrões possam ser investigados e aplicados. O tema escolhido para o jogo é o ensino de programação. Com isso, foram realizados estudos sobre como os jogos são usados na educação e quais foram as tentativas de ensinar programação com eles. Outro ponto estudado foram os padrões, sobre o qual foram verificadas as formas com que os padrões de interface são estruturados e outras tentativas parecidas de criar padrões de interface para jogos. A metodologia escolhida para se gerenciar o desenvolvimento do jogo e a estruturação dos padrões foi uma variação da metodologia ágil Scrum. Mudanças em algumas práticas do Scrum foram necessárias pela existência de apenas um membro no time Scrum. Nos resultados, um catálogo de padrões foi gerado. Além disso, uma avaliação do jogo foi feita com alunos e professores, em que foi verificada a efetividade do jogo no ensino de Programação e como os padrões afetaram a percepção dos envolvidos.
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spelling Cheiran, Jean Felipe PatikowskiSilva, Pedro Henrique França2019-08-07T12:56:41Z2019-08-07T12:56:41Z2019-06-27SILVA, Pedro Henrique França. Desenvolvendo um jogo com padrões de interface para ajudar no aprendizado de programação. Orientador: Jean Felipe Patikowski Cheiran. 2019. 77 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de Software, Alegrete, 2019.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4228Padrões de interface são vastamente utilizados no desenvolvimento de software atualmente. No entanto, não existem muitos padrões de interface, destinados a jogos, documentados. Os que existem não estão estruturados de uma forma clara para o desenvolvedor que quer utilizá-los. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é coletar padrões de interface existentes, que podem ser aplicados em jogos, e estruturá-los em um template que possa ser compreendido e utilizado por desenvolvedores. Para isso, será criado uma prova de conceito em que um jogo será criado para que esses padrões possam ser investigados e aplicados. O tema escolhido para o jogo é o ensino de programação. Com isso, foram realizados estudos sobre como os jogos são usados na educação e quais foram as tentativas de ensinar programação com eles. Outro ponto estudado foram os padrões, sobre o qual foram verificadas as formas com que os padrões de interface são estruturados e outras tentativas parecidas de criar padrões de interface para jogos. A metodologia escolhida para se gerenciar o desenvolvimento do jogo e a estruturação dos padrões foi uma variação da metodologia ágil Scrum. Mudanças em algumas práticas do Scrum foram necessárias pela existência de apenas um membro no time Scrum. Nos resultados, um catálogo de padrões foi gerado. Além disso, uma avaliação do jogo foi feita com alunos e professores, em que foi verificada a efetividade do jogo no ensino de Programação e como os padrões afetaram a percepção dos envolvidos.Interface patterns are widely used in current software development. However, there are not many interface patterns for Games. Those that exist are not structured in a clear way for the developer who wants to use them. In this sense, the objective of this work is to collect interface patterns that can be applied in games, and structure them into a template that can be understood and used by developers. For this, a game will be created so that these patterns can be investigated and applied. The theme chosen for the game is programming teaching. With this, studies where analyzed on how games are used in education and what the attempts were to teach programming with them. The way the interface patterns were structured and how they were applied were also studied. The methodology chosen for managing the development of the game and structuring the patterns was a variation of the agile methodology Scrum. Changes in some Scrum were required by existence of only one member in the team. In the results, a catalog of Interface patterns was generated. In addition, an evaluation of the game was made with students and teachers, in which was measure the effectiveness of the game in the teaching of Programming and how patterns affected the perception of those involved.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus AlegreteCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRAEngenharia de softwareDesenvolvimento de softwareJogos educativosSoftware engineeringSoftware developmentEducational gamesDesenvolvendo um jogo com padrões de interface para ajudar no aprendizado de programaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALPedro Henrique França Silva - 2019.pdfPedro Henrique França Silva - 2019.pdfapplication/pdf1998813https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4228/1/Pedro%20Henrique%20Fran%c3%a7a%20Silva%20-%202019.pdf782fcfa9422a669e05f7ca2494a66e62MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4228/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTPedro Henrique França Silva - 2019.pdf.txtPedro Henrique França Silva - 2019.pdf.txtExtracted texttext/plain114095https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4228/3/Pedro%20Henrique%20Fran%c3%a7a%20Silva%20-%202019.pdf.txt9cf18baee8b2f6ef531e8a5cc6062145MD53riu/42282019-08-09 03:00:46.67oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2019-08-09T06:00:46Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
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