A publicidade em rádios de fronteira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3314 |
Resumo: | A publicidade radiofônica é uma forma eficiente de anunciar e com custo relativamente baixo, por isso se constitui em uma excelente alternativa a disposição dos anunciantes na busca por novos clientes e mercados, além disso, ela é para a grande maioria das emissoras a principal fonte de arrecadação. A publicidade radiofônica inserida dentro dos contextos culturais e identitários que envolvem a fronteira entre os dois maiores países da América latina, e as respectivas cidades de São Borja e Santo Tome possuem diversas peculiaridades. Juntando-se a esse contexto encontram-se as emissoras FM que tiveram um crescimento bastante significativo em termos quantitativos e se apresentam como maioria nessa região, suas ondas alcançam os dois lados da fronteira, levando consigo a presença dos anunciantes. Os anunciantes que interessam nesse estudo são os brasileiros que anunciam na Argentina na cidade de Santo Tome, especificamente na emissora FM Sol e as empresas argentinas que anunciam no Brasil em São Borja, na emissora Fronteira FM. O descobrimento desses anunciantes e das motivações que os levaram a realizar essa divulgação são os objetivos do presente trabalho, que aborda questões culturais, econômicas e sociais que envolvem a fronteira. Levando em consideração a publicidade e seu desenvolvimento na região. Os aspectos legais também circundam essa temática, no que tange a regulamentações e concessões para o funcionamento das emissoras de rádio nos dois países. |
id |
UNIP_c063fb5bbf89c9557a396669487e8ad5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3314 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Thier, Roberta Rooshttp://lattes.cnpq.br/0293544291001790Duval, Adriana RuschelAzevedo, Domingos Sávio Campos dehttp://lattes.cnpq.br/3246002087220693http://lattes.cnpq.br/8939657343347881Martins, Luis Ari Ferreira2018-08-30T17:09:38Z2018-08-30T17:09:38Z2010-07-22MARTINS, Luis Ari Ferreira. A publicidade em rádios de fronteira. 2010. 73p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2010.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3314A publicidade radiofônica é uma forma eficiente de anunciar e com custo relativamente baixo, por isso se constitui em uma excelente alternativa a disposição dos anunciantes na busca por novos clientes e mercados, além disso, ela é para a grande maioria das emissoras a principal fonte de arrecadação. A publicidade radiofônica inserida dentro dos contextos culturais e identitários que envolvem a fronteira entre os dois maiores países da América latina, e as respectivas cidades de São Borja e Santo Tome possuem diversas peculiaridades. Juntando-se a esse contexto encontram-se as emissoras FM que tiveram um crescimento bastante significativo em termos quantitativos e se apresentam como maioria nessa região, suas ondas alcançam os dois lados da fronteira, levando consigo a presença dos anunciantes. Os anunciantes que interessam nesse estudo são os brasileiros que anunciam na Argentina na cidade de Santo Tome, especificamente na emissora FM Sol e as empresas argentinas que anunciam no Brasil em São Borja, na emissora Fronteira FM. O descobrimento desses anunciantes e das motivações que os levaram a realizar essa divulgação são os objetivos do presente trabalho, que aborda questões culturais, econômicas e sociais que envolvem a fronteira. Levando em consideração a publicidade e seu desenvolvimento na região. Os aspectos legais também circundam essa temática, no que tange a regulamentações e concessões para o funcionamento das emissoras de rádio nos dois países.The radio advertising is an effective way to advertise and with relatively low cost, therefore constitutes an excellent alternative available to advertisers in the search for new customers and markets, in addition, it is for the vast majority of stations the main source of collection. The radio advertising embedded within the cultural contexts and identities that involve the border between the two largest countries in Latin America, and their cities of São Borja and Santo Tome have several peculiarities. Joining this context are the FM stations that had a very significant growth in quantitative and present themselves as most in this region, the waves reach both sides of the border, bringing the presence of advertisers. Advertisers who are interested in this study are Brazilians who advertise in Argentina in the city of Santo Tome, specifically the FM station Sun and Argentine companies that advertise in Brazil in São Borja, in Frontier FM station. The discovery of these advertisers and the motivations that led them to make this disclosure are the goals of this work, which addresses cultural issues, economic and social changes that involve the border. Considering the publicity and development in the region. Also the legal aspects surrounding this subject, with respect to rules and concessions for the operation of radio stations in both countries.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASPublicidadeRádioSão Borja, RSSanto Tomé (Argentina)FronteirasPublicityRadioA publicidade em rádios de fronteirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALLUIS ARI FERREIRA MARTINS 2010.pdfLUIS ARI FERREIRA MARTINS 2010.pdfapplication/pdf2707957https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3314/1/LUIS%20ARI%20FERREIRA%20MARTINS%202010.pdf25594843ac733478d6c945282758c046MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3314/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTLUIS ARI FERREIRA MARTINS 2010.pdf.txtLUIS ARI FERREIRA MARTINS 2010.pdf.txtExtracted texttext/plain118052https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3314/3/LUIS%20ARI%20FERREIRA%20MARTINS%202010.pdf.txt13fe9f00383a16b97946b38b549be756MD53riu/33142018-08-31 03:00:40.807oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-08-31T06:00:40Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A publicidade em rádios de fronteira |
title |
A publicidade em rádios de fronteira |
spellingShingle |
A publicidade em rádios de fronteira Martins, Luis Ari Ferreira CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Publicidade Rádio São Borja, RS Santo Tomé (Argentina) Fronteiras Publicity Radio |
title_short |
A publicidade em rádios de fronteira |
title_full |
A publicidade em rádios de fronteira |
title_fullStr |
A publicidade em rádios de fronteira |
title_full_unstemmed |
A publicidade em rádios de fronteira |
title_sort |
A publicidade em rádios de fronteira |
author |
Martins, Luis Ari Ferreira |
author_facet |
Martins, Luis Ari Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Thier, Roberta Roos |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0293544291001790 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Duval, Adriana Ruschel |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Azevedo, Domingos Sávio Campos de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3246002087220693 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8939657343347881 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Luis Ari Ferreira |
contributor_str_mv |
Thier, Roberta Roos Duval, Adriana Ruschel Azevedo, Domingos Sávio Campos de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Publicidade Rádio São Borja, RS Santo Tomé (Argentina) Fronteiras Publicity Radio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Rádio São Borja, RS Santo Tomé (Argentina) Fronteiras Publicity Radio |
description |
A publicidade radiofônica é uma forma eficiente de anunciar e com custo relativamente baixo, por isso se constitui em uma excelente alternativa a disposição dos anunciantes na busca por novos clientes e mercados, além disso, ela é para a grande maioria das emissoras a principal fonte de arrecadação. A publicidade radiofônica inserida dentro dos contextos culturais e identitários que envolvem a fronteira entre os dois maiores países da América latina, e as respectivas cidades de São Borja e Santo Tome possuem diversas peculiaridades. Juntando-se a esse contexto encontram-se as emissoras FM que tiveram um crescimento bastante significativo em termos quantitativos e se apresentam como maioria nessa região, suas ondas alcançam os dois lados da fronteira, levando consigo a presença dos anunciantes. Os anunciantes que interessam nesse estudo são os brasileiros que anunciam na Argentina na cidade de Santo Tome, especificamente na emissora FM Sol e as empresas argentinas que anunciam no Brasil em São Borja, na emissora Fronteira FM. O descobrimento desses anunciantes e das motivações que os levaram a realizar essa divulgação são os objetivos do presente trabalho, que aborda questões culturais, econômicas e sociais que envolvem a fronteira. Levando em consideração a publicidade e seu desenvolvimento na região. Os aspectos legais também circundam essa temática, no que tange a regulamentações e concessões para o funcionamento das emissoras de rádio nos dois países. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-07-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-30T17:09:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-30T17:09:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARTINS, Luis Ari Ferreira. A publicidade em rádios de fronteira. 2010. 73p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3314 |
identifier_str_mv |
MARTINS, Luis Ari Ferreira. A publicidade em rádios de fronteira. 2010. 73p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2010. |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus São Borja |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3314/1/LUIS%20ARI%20FERREIRA%20MARTINS%202010.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3314/2/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3314/3/LUIS%20ARI%20FERREIRA%20MARTINS%202010.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
25594843ac733478d6c945282758c046 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 13fe9f00383a16b97946b38b549be756 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1801849029322080256 |