A publicidade em rádios de fronteira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Luis Ari Ferreira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3314
Resumo: A publicidade radiofônica é uma forma eficiente de anunciar e com custo relativamente baixo, por isso se constitui em uma excelente alternativa a disposição dos anunciantes na busca por novos clientes e mercados, além disso, ela é para a grande maioria das emissoras a principal fonte de arrecadação. A publicidade radiofônica inserida dentro dos contextos culturais e identitários que envolvem a fronteira entre os dois maiores países da América latina, e as respectivas cidades de São Borja e Santo Tome possuem diversas peculiaridades. Juntando-se a esse contexto encontram-se as emissoras FM que tiveram um crescimento bastante significativo em termos quantitativos e se apresentam como maioria nessa região, suas ondas alcançam os dois lados da fronteira, levando consigo a presença dos anunciantes. Os anunciantes que interessam nesse estudo são os brasileiros que anunciam na Argentina na cidade de Santo Tome, especificamente na emissora FM Sol e as empresas argentinas que anunciam no Brasil em São Borja, na emissora Fronteira FM. O descobrimento desses anunciantes e das motivações que os levaram a realizar essa divulgação são os objetivos do presente trabalho, que aborda questões culturais, econômicas e sociais que envolvem a fronteira. Levando em consideração a publicidade e seu desenvolvimento na região. Os aspectos legais também circundam essa temática, no que tange a regulamentações e concessões para o funcionamento das emissoras de rádio nos dois países.
id UNIP_c063fb5bbf89c9557a396669487e8ad5
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3314
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Thier, Roberta Rooshttp://lattes.cnpq.br/0293544291001790Duval, Adriana RuschelAzevedo, Domingos Sávio Campos dehttp://lattes.cnpq.br/3246002087220693http://lattes.cnpq.br/8939657343347881Martins, Luis Ari Ferreira2018-08-30T17:09:38Z2018-08-30T17:09:38Z2010-07-22MARTINS, Luis Ari Ferreira. A publicidade em rádios de fronteira. 2010. 73p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2010.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3314A publicidade radiofônica é uma forma eficiente de anunciar e com custo relativamente baixo, por isso se constitui em uma excelente alternativa a disposição dos anunciantes na busca por novos clientes e mercados, além disso, ela é para a grande maioria das emissoras a principal fonte de arrecadação. A publicidade radiofônica inserida dentro dos contextos culturais e identitários que envolvem a fronteira entre os dois maiores países da América latina, e as respectivas cidades de São Borja e Santo Tome possuem diversas peculiaridades. Juntando-se a esse contexto encontram-se as emissoras FM que tiveram um crescimento bastante significativo em termos quantitativos e se apresentam como maioria nessa região, suas ondas alcançam os dois lados da fronteira, levando consigo a presença dos anunciantes. Os anunciantes que interessam nesse estudo são os brasileiros que anunciam na Argentina na cidade de Santo Tome, especificamente na emissora FM Sol e as empresas argentinas que anunciam no Brasil em São Borja, na emissora Fronteira FM. O descobrimento desses anunciantes e das motivações que os levaram a realizar essa divulgação são os objetivos do presente trabalho, que aborda questões culturais, econômicas e sociais que envolvem a fronteira. Levando em consideração a publicidade e seu desenvolvimento na região. Os aspectos legais também circundam essa temática, no que tange a regulamentações e concessões para o funcionamento das emissoras de rádio nos dois países.The radio advertising is an effective way to advertise and with relatively low cost, therefore constitutes an excellent alternative available to advertisers in the search for new customers and markets, in addition, it is for the vast majority of stations the main source of collection. The radio advertising embedded within the cultural contexts and identities that involve the border between the two largest countries in Latin America, and their cities of São Borja and Santo Tome have several peculiarities. Joining this context are the FM stations that had a very significant growth in quantitative and present themselves as most in this region, the waves reach both sides of the border, bringing the presence of advertisers. Advertisers who are interested in this study are Brazilians who advertise in Argentina in the city of Santo Tome, specifically the FM station Sun and Argentine companies that advertise in Brazil in São Borja, in Frontier FM station. The discovery of these advertisers and the motivations that led them to make this disclosure are the goals of this work, which addresses cultural issues, economic and social changes that involve the border. Considering the publicity and development in the region. Also the legal aspects surrounding this subject, with respect to rules and concessions for the operation of radio stations in both countries.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASPublicidadeRádioSão Borja, RSSanto Tomé (Argentina)FronteirasPublicityRadioA publicidade em rádios de fronteirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALLUIS ARI FERREIRA MARTINS 2010.pdfLUIS ARI FERREIRA MARTINS 2010.pdfapplication/pdf2707957https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3314/1/LUIS%20ARI%20FERREIRA%20MARTINS%202010.pdf25594843ac733478d6c945282758c046MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3314/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTLUIS ARI FERREIRA MARTINS 2010.pdf.txtLUIS ARI FERREIRA MARTINS 2010.pdf.txtExtracted texttext/plain118052https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3314/3/LUIS%20ARI%20FERREIRA%20MARTINS%202010.pdf.txt13fe9f00383a16b97946b38b549be756MD53riu/33142018-08-31 03:00:40.807oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-08-31T06:00:40Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A publicidade em rádios de fronteira
title A publicidade em rádios de fronteira
spellingShingle A publicidade em rádios de fronteira
Martins, Luis Ari Ferreira
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Publicidade
Rádio
São Borja, RS
Santo Tomé (Argentina)
Fronteiras
Publicity
Radio
title_short A publicidade em rádios de fronteira
title_full A publicidade em rádios de fronteira
title_fullStr A publicidade em rádios de fronteira
title_full_unstemmed A publicidade em rádios de fronteira
title_sort A publicidade em rádios de fronteira
author Martins, Luis Ari Ferreira
author_facet Martins, Luis Ari Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Thier, Roberta Roos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0293544291001790
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Duval, Adriana Ruschel
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Azevedo, Domingos Sávio Campos de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3246002087220693
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8939657343347881
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Luis Ari Ferreira
contributor_str_mv Thier, Roberta Roos
Duval, Adriana Ruschel
Azevedo, Domingos Sávio Campos de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Publicidade
Rádio
São Borja, RS
Santo Tomé (Argentina)
Fronteiras
Publicity
Radio
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Rádio
São Borja, RS
Santo Tomé (Argentina)
Fronteiras
Publicity
Radio
description A publicidade radiofônica é uma forma eficiente de anunciar e com custo relativamente baixo, por isso se constitui em uma excelente alternativa a disposição dos anunciantes na busca por novos clientes e mercados, além disso, ela é para a grande maioria das emissoras a principal fonte de arrecadação. A publicidade radiofônica inserida dentro dos contextos culturais e identitários que envolvem a fronteira entre os dois maiores países da América latina, e as respectivas cidades de São Borja e Santo Tome possuem diversas peculiaridades. Juntando-se a esse contexto encontram-se as emissoras FM que tiveram um crescimento bastante significativo em termos quantitativos e se apresentam como maioria nessa região, suas ondas alcançam os dois lados da fronteira, levando consigo a presença dos anunciantes. Os anunciantes que interessam nesse estudo são os brasileiros que anunciam na Argentina na cidade de Santo Tome, especificamente na emissora FM Sol e as empresas argentinas que anunciam no Brasil em São Borja, na emissora Fronteira FM. O descobrimento desses anunciantes e das motivações que os levaram a realizar essa divulgação são os objetivos do presente trabalho, que aborda questões culturais, econômicas e sociais que envolvem a fronteira. Levando em consideração a publicidade e seu desenvolvimento na região. Os aspectos legais também circundam essa temática, no que tange a regulamentações e concessões para o funcionamento das emissoras de rádio nos dois países.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-07-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-30T17:09:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-30T17:09:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARTINS, Luis Ari Ferreira. A publicidade em rádios de fronteira. 2010. 73p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3314
identifier_str_mv MARTINS, Luis Ari Ferreira. A publicidade em rádios de fronteira. 2010. 73p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2010.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus São Borja
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3314/1/LUIS%20ARI%20FERREIRA%20MARTINS%202010.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3314/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3314/3/LUIS%20ARI%20FERREIRA%20MARTINS%202010.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 25594843ac733478d6c945282758c046
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
13fe9f00383a16b97946b38b549be756
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849029322080256