As estratégias de comunicação adotadas pela igreja católica, a partir dos posicionamentos do Papa Francisco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3425 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso buscou compreender a comunicação estratégica da Igreja Católica, a partir dos posicionamentos adotados pelo atual líder do catolicismo, Papa Francisco. Com isso alguns conceitos relacionados à comunicação foram estudados, com a finalidade de obter um embasamento para análise comunicacional no interior da Igreja Católica, assim como para a construção de um cenário favorável a compreensão das ações desenvolvidas por eles. O trabalho apresenta a contextualização histórica da organização religiosa, além de uma breve passagem do desenvolvimento da comunicação estratégica na organização a nível mundial. Os conceitos abordados com profundidade e que se fazem presentes em caráter essencial, foram os de comunicação organizacional e de imagem pública. Para que chegássemos à resposta do problema de pesquisa, escolheu-se como objeto de análise o site G1, onde todas as matérias publicadas no mês de novembro de 2014 foram analisadas e atribuídas às categorias da área da comunicação - cultura organizacional, tabu ou imagem pública - da organização, que mais se encaixou. Logo, após a análise do conteúdo e da identificação das categorias que tiveram ênfase no estudo, as matérias publicadas com maior cobertura pelo site G1, também estiveram em destaque no trabalho. O método utilizado para estudar os primórdios comunicacionais da Igreja Católica e as técnicas adotadas pelo Papa Francisco na atualidade, foram à pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo. Como resultado desse estudo, identificamos que há uma influência da cultura própria trazida pelo Papa Francisco, a ser inserida no contexto histórico da Igreja Católica, ou seja, uma nova cultura organizacional está sendo desenvolvida, através dos posicionamentos adotados pelo Pontífice, no ambiente católico. |
id |
UNIP_ce54b9847ff63e475910b7fc4cda7a17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3425 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Gonçalves, Carmem Regina Abreuhttp://lattes.cnpq.br/9993369005880937Silva, Marcela Guimarães eRhoden, Valmorhttp://lattes.cnpq.br/2905458324819981http://lattes.cnpq.br/8326517019543257Batista, Aline Mattoso2018-10-08T14:50:33Z2018-10-08T14:50:33Z2015-01-20BATISTA, Aline Mattoso. As estratégias de comunicação adotadas pela igreja católica, a partir dos posicionamentos do Papa Francisco. 2015. 60p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3425O presente trabalho de conclusão de curso buscou compreender a comunicação estratégica da Igreja Católica, a partir dos posicionamentos adotados pelo atual líder do catolicismo, Papa Francisco. Com isso alguns conceitos relacionados à comunicação foram estudados, com a finalidade de obter um embasamento para análise comunicacional no interior da Igreja Católica, assim como para a construção de um cenário favorável a compreensão das ações desenvolvidas por eles. O trabalho apresenta a contextualização histórica da organização religiosa, além de uma breve passagem do desenvolvimento da comunicação estratégica na organização a nível mundial. Os conceitos abordados com profundidade e que se fazem presentes em caráter essencial, foram os de comunicação organizacional e de imagem pública. Para que chegássemos à resposta do problema de pesquisa, escolheu-se como objeto de análise o site G1, onde todas as matérias publicadas no mês de novembro de 2014 foram analisadas e atribuídas às categorias da área da comunicação - cultura organizacional, tabu ou imagem pública - da organização, que mais se encaixou. Logo, após a análise do conteúdo e da identificação das categorias que tiveram ênfase no estudo, as matérias publicadas com maior cobertura pelo site G1, também estiveram em destaque no trabalho. O método utilizado para estudar os primórdios comunicacionais da Igreja Católica e as técnicas adotadas pelo Papa Francisco na atualidade, foram à pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo. Como resultado desse estudo, identificamos que há uma influência da cultura própria trazida pelo Papa Francisco, a ser inserida no contexto histórico da Igreja Católica, ou seja, uma nova cultura organizacional está sendo desenvolvida, através dos posicionamentos adotados pelo Pontífice, no ambiente católico.This course conclusion work aimed at understanding the strategic communications for the Catholic Church, from the positions adopted by the current leader of Catholicism, Pope Francisco. Thus some concepts related to communication were studied, in order to obtain a basis for communication analysis within the Catholic Church, as well as for the construction of a favorable scenario to understand the actions taken by them. This paper presents the historical background of the religious organization and a brief passage from how was the communication input in the organization worldwide. The concepts covered in depth and that are present in essential character, were the organizational communication and public image. For us to get to the search problem of response, was chosen as the object of analysis the G1 site, where all materials published in November 2014 were analyzed and assigned to the communication area categories - organizational culture, taboo or public image - the organization that more fell into place. Soon after the analysis of the content and identification of categories that had the greatest emphasis on the study, the materials made available more coverage for the G1 site were also highlighted at work. The method used to study the communication beginnings of the Catholic Church and the techniques adopted by Pope Francisco today, were the bibliographic research and content analysis. The results of this study, we identified that there is an influence of the culture brought by Pope Francisco, to be inserted in the historical context of the Catholic Church, that is, a new organizational culture is being developed through the positions adopted by the Pope in the Catholic environment.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASComunicaçãoIgreja CatólicaFrancisco, Papa, 1936Cultura organizacionalCatholic churchCommunicationAs estratégias de comunicação adotadas pela igreja católica, a partir dos posicionamentos do Papa Franciscoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPALICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3425/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTAline Mattoso Batista (2015).pdf.txtAline Mattoso Batista (2015).pdf.txtExtracted texttext/plain122597https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3425/3/Aline%20Mattoso%20Batista%20%282015%29.pdf.txt162992582ff92fb1be8a469c8e20d417MD53ORIGINALAline Mattoso Batista (2015).pdfAline Mattoso Batista (2015).pdfapplication/pdf658687https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3425/1/Aline%20Mattoso%20Batista%20%282015%29.pdff29d6b1bdbffc09b31bc87da96043d36MD51riu/34252018-10-24 10:35:02.255oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-10-24T13:35:02Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As estratégias de comunicação adotadas pela igreja católica, a partir dos posicionamentos do Papa Francisco |
title |
As estratégias de comunicação adotadas pela igreja católica, a partir dos posicionamentos do Papa Francisco |
spellingShingle |
As estratégias de comunicação adotadas pela igreja católica, a partir dos posicionamentos do Papa Francisco Batista, Aline Mattoso CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Comunicação Igreja Católica Francisco, Papa, 1936 Cultura organizacional Catholic church Communication |
title_short |
As estratégias de comunicação adotadas pela igreja católica, a partir dos posicionamentos do Papa Francisco |
title_full |
As estratégias de comunicação adotadas pela igreja católica, a partir dos posicionamentos do Papa Francisco |
title_fullStr |
As estratégias de comunicação adotadas pela igreja católica, a partir dos posicionamentos do Papa Francisco |
title_full_unstemmed |
As estratégias de comunicação adotadas pela igreja católica, a partir dos posicionamentos do Papa Francisco |
title_sort |
As estratégias de comunicação adotadas pela igreja católica, a partir dos posicionamentos do Papa Francisco |
author |
Batista, Aline Mattoso |
author_facet |
Batista, Aline Mattoso |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gonçalves, Carmem Regina Abreu |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9993369005880937 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Silva, Marcela Guimarães e |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Rhoden, Valmor |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2905458324819981 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8326517019543257 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Aline Mattoso |
contributor_str_mv |
Gonçalves, Carmem Regina Abreu Silva, Marcela Guimarães e Rhoden, Valmor |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Comunicação Igreja Católica Francisco, Papa, 1936 Cultura organizacional Catholic church Communication |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Igreja Católica Francisco, Papa, 1936 Cultura organizacional Catholic church Communication |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso buscou compreender a comunicação estratégica da Igreja Católica, a partir dos posicionamentos adotados pelo atual líder do catolicismo, Papa Francisco. Com isso alguns conceitos relacionados à comunicação foram estudados, com a finalidade de obter um embasamento para análise comunicacional no interior da Igreja Católica, assim como para a construção de um cenário favorável a compreensão das ações desenvolvidas por eles. O trabalho apresenta a contextualização histórica da organização religiosa, além de uma breve passagem do desenvolvimento da comunicação estratégica na organização a nível mundial. Os conceitos abordados com profundidade e que se fazem presentes em caráter essencial, foram os de comunicação organizacional e de imagem pública. Para que chegássemos à resposta do problema de pesquisa, escolheu-se como objeto de análise o site G1, onde todas as matérias publicadas no mês de novembro de 2014 foram analisadas e atribuídas às categorias da área da comunicação - cultura organizacional, tabu ou imagem pública - da organização, que mais se encaixou. Logo, após a análise do conteúdo e da identificação das categorias que tiveram ênfase no estudo, as matérias publicadas com maior cobertura pelo site G1, também estiveram em destaque no trabalho. O método utilizado para estudar os primórdios comunicacionais da Igreja Católica e as técnicas adotadas pelo Papa Francisco na atualidade, foram à pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo. Como resultado desse estudo, identificamos que há uma influência da cultura própria trazida pelo Papa Francisco, a ser inserida no contexto histórico da Igreja Católica, ou seja, uma nova cultura organizacional está sendo desenvolvida, através dos posicionamentos adotados pelo Pontífice, no ambiente católico. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-01-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-10-08T14:50:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-10-08T14:50:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BATISTA, Aline Mattoso. As estratégias de comunicação adotadas pela igreja católica, a partir dos posicionamentos do Papa Francisco. 2015. 60p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3425 |
identifier_str_mv |
BATISTA, Aline Mattoso. As estratégias de comunicação adotadas pela igreja católica, a partir dos posicionamentos do Papa Francisco. 2015. 60p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015. |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3425 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus São Borja |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3425/2/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3425/3/Aline%20Mattoso%20Batista%20%282015%29.pdf.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3425/1/Aline%20Mattoso%20Batista%20%282015%29.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 162992582ff92fb1be8a469c8e20d417 f29d6b1bdbffc09b31bc87da96043d36 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1813274849266630656 |