Implicações do uso de gifs animados, boomerangs, cinemagraphs e produtos audiovisuais para a fotografia na publicidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3842 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as implicações dos usos de GIFs animados, boomerangs, cinemagraphs e produtos audiovisuais para a fotografia na publicidade. Para isso, estabelece dois movimentos: o panorâmico e o disparador. No panorâmico, revisa os conceitos de GIF animado (CAMPOS, 2017), boomerang (GOOGLE PLAY, 2018), cinemagraph (DESIGN CULTURE, 2017) (FLIXEL, 2018a; 2018b) e produto audiovisual (MACHADO, 2011). No disparador – que tem o intuito de refletir, em tom ensaístico, sobre as inquietações – utiliza Flusser (1985), Covaleski (2010), Santaella (2011), Barthes (2017), Benjamin (1994) e Sontag (2004). Esse movimento se separa em três disparadores que atuam impulsionando a reflexão: o primeiro aponta semelhanças e diferenças entre os usos da fotografia e os usos das imagens técnicas, buscando entender no que se aproximam e no que se diferenciam; o segundo tem o intuito de refletir se a publicidade faz somente Studium e, por consequência, responder de modo direto ou indireto se o Punctum pode estar presente na fotografia publicitária; e o terceiro reflete sobre o que pode ser peculiar na fotografia. O método que constitui a pesquisa é o bibliográfico e por se tratar de reflexões pode ser entendido como puramente qualitativo. Por fim, o trabalho considera que se torna interessante repensar o papel da fotografia na publicidade. |
id |
UNIP_ce6225cc394e98417ac973fc7c1899b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3842 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Feil, Gabriel Sausenhttp://lattes.cnpq.br/9538837034658614Feitosa, Sara AlvesRocha, Marcelo da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9661617197661457http://lattes.cnpq.br/5451869210045387http://lattes.cnpq.br/1099765204638015Thomas, Larissa Fabiane2019-03-21T12:30:16Z2019-03-21T12:30:16Z2018-12-06THOMAS, Larissa Fabiane. Implicações do uso de gifs animados, boomerangs, cinemagraphs e produtos audiovisuais para a fotografia na publicidade. 2018. 69 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3842O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as implicações dos usos de GIFs animados, boomerangs, cinemagraphs e produtos audiovisuais para a fotografia na publicidade. Para isso, estabelece dois movimentos: o panorâmico e o disparador. No panorâmico, revisa os conceitos de GIF animado (CAMPOS, 2017), boomerang (GOOGLE PLAY, 2018), cinemagraph (DESIGN CULTURE, 2017) (FLIXEL, 2018a; 2018b) e produto audiovisual (MACHADO, 2011). No disparador – que tem o intuito de refletir, em tom ensaístico, sobre as inquietações – utiliza Flusser (1985), Covaleski (2010), Santaella (2011), Barthes (2017), Benjamin (1994) e Sontag (2004). Esse movimento se separa em três disparadores que atuam impulsionando a reflexão: o primeiro aponta semelhanças e diferenças entre os usos da fotografia e os usos das imagens técnicas, buscando entender no que se aproximam e no que se diferenciam; o segundo tem o intuito de refletir se a publicidade faz somente Studium e, por consequência, responder de modo direto ou indireto se o Punctum pode estar presente na fotografia publicitária; e o terceiro reflete sobre o que pode ser peculiar na fotografia. O método que constitui a pesquisa é o bibliográfico e por se tratar de reflexões pode ser entendido como puramente qualitativo. Por fim, o trabalho considera que se torna interessante repensar o papel da fotografia na publicidade.This work intends to reflect about the implications of the uses of animated GIFs, boomerangs, cinemagraphs and audiovisual products for photography in advertisement. For this, it establishes two moviments: the panoramic and the trigger. In the panoramic, it reviews the concepts of animated GIF (CAMPOS, 2017), boomerang (GOOGLE PLAY, 2018), cinemagraph (DESIGN CULTURE, 2017) (FLIXEL, 2018a; 2018b) and audiovisual product (MACHADO, 2011). In the trigger – which reflects, in essay tone, about restlessness – it uses Flusser (1985), Covaleski (2010), Santaella (2011), Barthes (2017), Benjamin (1994) and Sontag (2004). This moviment is separated in three triggers that act stimulating the reflection: the first one points out similarities and differences between the uses of photography and the uses of technical images, to understand in which they approach and in which they differ; the second intends to reflect if advertisement only does Studium and, therefore, answer in a direct way if Punctum can be present in advertisement‘s photography; and the third one reflects on what can be peculiar in photography. The method that builds this research is bibliographic, and because it‘s reflexive, can be considered purely qualitative. At last, the paper finds interesting to rethink the role of photography in advertisement.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASFotografiaFotografia - Técnicas digitaisPublicidadeProcessamento de imagens - Técnicas digitaisComunicaçãoRedes sociais on-linePhotographyPhotography - Digital TechniquesPublicityImplicações do uso de gifs animados, boomerangs, cinemagraphs e produtos audiovisuais para a fotografia na publicidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALLarissa Fabiane Thomas 2018.pdfLarissa Fabiane Thomas 2018.pdfapplication/pdf3484274https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3842/1/Larissa%20Fabiane%20Thomas%202018.pdf72eb25cf20921a5dd5b4dfdabe416405MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3842/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTLarissa Fabiane Thomas 2018.pdf.txtLarissa Fabiane Thomas 2018.pdf.txtExtracted texttext/plain139232https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3842/3/Larissa%20Fabiane%20Thomas%202018.pdf.txt6c8b1ce28b2f0587bfedc5a1021e9892MD53riu/38422019-03-22 03:01:33.457oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2019-03-22T06:01:33Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Implicações do uso de gifs animados, boomerangs, cinemagraphs e produtos audiovisuais para a fotografia na publicidade |
title |
Implicações do uso de gifs animados, boomerangs, cinemagraphs e produtos audiovisuais para a fotografia na publicidade |
spellingShingle |
Implicações do uso de gifs animados, boomerangs, cinemagraphs e produtos audiovisuais para a fotografia na publicidade Thomas, Larissa Fabiane CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Fotografia Fotografia - Técnicas digitais Publicidade Processamento de imagens - Técnicas digitais Comunicação Redes sociais on-line Photography Photography - Digital Techniques Publicity |
title_short |
Implicações do uso de gifs animados, boomerangs, cinemagraphs e produtos audiovisuais para a fotografia na publicidade |
title_full |
Implicações do uso de gifs animados, boomerangs, cinemagraphs e produtos audiovisuais para a fotografia na publicidade |
title_fullStr |
Implicações do uso de gifs animados, boomerangs, cinemagraphs e produtos audiovisuais para a fotografia na publicidade |
title_full_unstemmed |
Implicações do uso de gifs animados, boomerangs, cinemagraphs e produtos audiovisuais para a fotografia na publicidade |
title_sort |
Implicações do uso de gifs animados, boomerangs, cinemagraphs e produtos audiovisuais para a fotografia na publicidade |
author |
Thomas, Larissa Fabiane |
author_facet |
Thomas, Larissa Fabiane |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Feil, Gabriel Sausen |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9538837034658614 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Feitosa, Sara Alves |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Rocha, Marcelo da Silva |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9661617197661457 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5451869210045387 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1099765204638015 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thomas, Larissa Fabiane |
contributor_str_mv |
Feil, Gabriel Sausen Feitosa, Sara Alves Rocha, Marcelo da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Fotografia Fotografia - Técnicas digitais Publicidade Processamento de imagens - Técnicas digitais Comunicação Redes sociais on-line Photography Photography - Digital Techniques Publicity |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia Fotografia - Técnicas digitais Publicidade Processamento de imagens - Técnicas digitais Comunicação Redes sociais on-line Photography Photography - Digital Techniques Publicity |
description |
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as implicações dos usos de GIFs animados, boomerangs, cinemagraphs e produtos audiovisuais para a fotografia na publicidade. Para isso, estabelece dois movimentos: o panorâmico e o disparador. No panorâmico, revisa os conceitos de GIF animado (CAMPOS, 2017), boomerang (GOOGLE PLAY, 2018), cinemagraph (DESIGN CULTURE, 2017) (FLIXEL, 2018a; 2018b) e produto audiovisual (MACHADO, 2011). No disparador – que tem o intuito de refletir, em tom ensaístico, sobre as inquietações – utiliza Flusser (1985), Covaleski (2010), Santaella (2011), Barthes (2017), Benjamin (1994) e Sontag (2004). Esse movimento se separa em três disparadores que atuam impulsionando a reflexão: o primeiro aponta semelhanças e diferenças entre os usos da fotografia e os usos das imagens técnicas, buscando entender no que se aproximam e no que se diferenciam; o segundo tem o intuito de refletir se a publicidade faz somente Studium e, por consequência, responder de modo direto ou indireto se o Punctum pode estar presente na fotografia publicitária; e o terceiro reflete sobre o que pode ser peculiar na fotografia. O método que constitui a pesquisa é o bibliográfico e por se tratar de reflexões pode ser entendido como puramente qualitativo. Por fim, o trabalho considera que se torna interessante repensar o papel da fotografia na publicidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-03-21T12:30:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-03-21T12:30:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
THOMAS, Larissa Fabiane. Implicações do uso de gifs animados, boomerangs, cinemagraphs e produtos audiovisuais para a fotografia na publicidade. 2018. 69 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3842 |
identifier_str_mv |
THOMAS, Larissa Fabiane. Implicações do uso de gifs animados, boomerangs, cinemagraphs e produtos audiovisuais para a fotografia na publicidade. 2018. 69 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018. |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus São Borja |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3842/1/Larissa%20Fabiane%20Thomas%202018.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3842/2/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3842/3/Larissa%20Fabiane%20Thomas%202018.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
72eb25cf20921a5dd5b4dfdabe416405 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 6c8b1ce28b2f0587bfedc5a1021e9892 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1801849078773972992 |