Implicações do uso de gifs animados, boomerangs, cinemagraphs e produtos audiovisuais para a fotografia na publicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thomas, Larissa Fabiane
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3842
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as implicações dos usos de GIFs animados, boomerangs, cinemagraphs e produtos audiovisuais para a fotografia na publicidade. Para isso, estabelece dois movimentos: o panorâmico e o disparador. No panorâmico, revisa os conceitos de GIF animado (CAMPOS, 2017), boomerang (GOOGLE PLAY, 2018), cinemagraph (DESIGN CULTURE, 2017) (FLIXEL, 2018a; 2018b) e produto audiovisual (MACHADO, 2011). No disparador – que tem o intuito de refletir, em tom ensaístico, sobre as inquietações – utiliza Flusser (1985), Covaleski (2010), Santaella (2011), Barthes (2017), Benjamin (1994) e Sontag (2004). Esse movimento se separa em três disparadores que atuam impulsionando a reflexão: o primeiro aponta semelhanças e diferenças entre os usos da fotografia e os usos das imagens técnicas, buscando entender no que se aproximam e no que se diferenciam; o segundo tem o intuito de refletir se a publicidade faz somente Studium e, por consequência, responder de modo direto ou indireto se o Punctum pode estar presente na fotografia publicitária; e o terceiro reflete sobre o que pode ser peculiar na fotografia. O método que constitui a pesquisa é o bibliográfico e por se tratar de reflexões pode ser entendido como puramente qualitativo. Por fim, o trabalho considera que se torna interessante repensar o papel da fotografia na publicidade.
id UNIP_ce6225cc394e98417ac973fc7c1899b9
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3842
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Feil, Gabriel Sausenhttp://lattes.cnpq.br/9538837034658614Feitosa, Sara AlvesRocha, Marcelo da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9661617197661457http://lattes.cnpq.br/5451869210045387http://lattes.cnpq.br/1099765204638015Thomas, Larissa Fabiane2019-03-21T12:30:16Z2019-03-21T12:30:16Z2018-12-06THOMAS, Larissa Fabiane. Implicações do uso de gifs animados, boomerangs, cinemagraphs e produtos audiovisuais para a fotografia na publicidade. 2018. 69 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3842O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as implicações dos usos de GIFs animados, boomerangs, cinemagraphs e produtos audiovisuais para a fotografia na publicidade. Para isso, estabelece dois movimentos: o panorâmico e o disparador. No panorâmico, revisa os conceitos de GIF animado (CAMPOS, 2017), boomerang (GOOGLE PLAY, 2018), cinemagraph (DESIGN CULTURE, 2017) (FLIXEL, 2018a; 2018b) e produto audiovisual (MACHADO, 2011). No disparador – que tem o intuito de refletir, em tom ensaístico, sobre as inquietações – utiliza Flusser (1985), Covaleski (2010), Santaella (2011), Barthes (2017), Benjamin (1994) e Sontag (2004). Esse movimento se separa em três disparadores que atuam impulsionando a reflexão: o primeiro aponta semelhanças e diferenças entre os usos da fotografia e os usos das imagens técnicas, buscando entender no que se aproximam e no que se diferenciam; o segundo tem o intuito de refletir se a publicidade faz somente Studium e, por consequência, responder de modo direto ou indireto se o Punctum pode estar presente na fotografia publicitária; e o terceiro reflete sobre o que pode ser peculiar na fotografia. O método que constitui a pesquisa é o bibliográfico e por se tratar de reflexões pode ser entendido como puramente qualitativo. Por fim, o trabalho considera que se torna interessante repensar o papel da fotografia na publicidade.This work intends to reflect about the implications of the uses of animated GIFs, boomerangs, cinemagraphs and audiovisual products for photography in advertisement. For this, it establishes two moviments: the panoramic and the trigger. In the panoramic, it reviews the concepts of animated GIF (CAMPOS, 2017), boomerang (GOOGLE PLAY, 2018), cinemagraph (DESIGN CULTURE, 2017) (FLIXEL, 2018a; 2018b) and audiovisual product (MACHADO, 2011). In the trigger – which reflects, in essay tone, about restlessness – it uses Flusser (1985), Covaleski (2010), Santaella (2011), Barthes (2017), Benjamin (1994) and Sontag (2004). This moviment is separated in three triggers that act stimulating the reflection: the first one points out similarities and differences between the uses of photography and the uses of technical images, to understand in which they approach and in which they differ; the second intends to reflect if advertisement only does Studium and, therefore, answer in a direct way if Punctum can be present in advertisement‘s photography; and the third one reflects on what can be peculiar in photography. The method that builds this research is bibliographic, and because it‘s reflexive, can be considered purely qualitative. At last, the paper finds interesting to rethink the role of photography in advertisement.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASFotografiaFotografia - Técnicas digitaisPublicidadeProcessamento de imagens - Técnicas digitaisComunicaçãoRedes sociais on-linePhotographyPhotography - Digital TechniquesPublicityImplicações do uso de gifs animados, boomerangs, cinemagraphs e produtos audiovisuais para a fotografia na publicidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALLarissa Fabiane Thomas 2018.pdfLarissa Fabiane Thomas 2018.pdfapplication/pdf3484274https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3842/1/Larissa%20Fabiane%20Thomas%202018.pdf72eb25cf20921a5dd5b4dfdabe416405MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3842/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTLarissa Fabiane Thomas 2018.pdf.txtLarissa Fabiane Thomas 2018.pdf.txtExtracted texttext/plain139232https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3842/3/Larissa%20Fabiane%20Thomas%202018.pdf.txt6c8b1ce28b2f0587bfedc5a1021e9892MD53riu/38422019-03-22 03:01:33.457oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2019-03-22T06:01:33Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Implicações do uso de gifs animados, boomerangs, cinemagraphs e produtos audiovisuais para a fotografia na publicidade
title Implicações do uso de gifs animados, boomerangs, cinemagraphs e produtos audiovisuais para a fotografia na publicidade
spellingShingle Implicações do uso de gifs animados, boomerangs, cinemagraphs e produtos audiovisuais para a fotografia na publicidade
Thomas, Larissa Fabiane
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Fotografia
Fotografia - Técnicas digitais
Publicidade
Processamento de imagens - Técnicas digitais
Comunicação
Redes sociais on-line
Photography
Photography - Digital Techniques
Publicity
title_short Implicações do uso de gifs animados, boomerangs, cinemagraphs e produtos audiovisuais para a fotografia na publicidade
title_full Implicações do uso de gifs animados, boomerangs, cinemagraphs e produtos audiovisuais para a fotografia na publicidade
title_fullStr Implicações do uso de gifs animados, boomerangs, cinemagraphs e produtos audiovisuais para a fotografia na publicidade
title_full_unstemmed Implicações do uso de gifs animados, boomerangs, cinemagraphs e produtos audiovisuais para a fotografia na publicidade
title_sort Implicações do uso de gifs animados, boomerangs, cinemagraphs e produtos audiovisuais para a fotografia na publicidade
author Thomas, Larissa Fabiane
author_facet Thomas, Larissa Fabiane
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Feil, Gabriel Sausen
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9538837034658614
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Feitosa, Sara Alves
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rocha, Marcelo da Silva
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9661617197661457
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5451869210045387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1099765204638015
dc.contributor.author.fl_str_mv Thomas, Larissa Fabiane
contributor_str_mv Feil, Gabriel Sausen
Feitosa, Sara Alves
Rocha, Marcelo da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Fotografia
Fotografia - Técnicas digitais
Publicidade
Processamento de imagens - Técnicas digitais
Comunicação
Redes sociais on-line
Photography
Photography - Digital Techniques
Publicity
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Fotografia - Técnicas digitais
Publicidade
Processamento de imagens - Técnicas digitais
Comunicação
Redes sociais on-line
Photography
Photography - Digital Techniques
Publicity
description O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as implicações dos usos de GIFs animados, boomerangs, cinemagraphs e produtos audiovisuais para a fotografia na publicidade. Para isso, estabelece dois movimentos: o panorâmico e o disparador. No panorâmico, revisa os conceitos de GIF animado (CAMPOS, 2017), boomerang (GOOGLE PLAY, 2018), cinemagraph (DESIGN CULTURE, 2017) (FLIXEL, 2018a; 2018b) e produto audiovisual (MACHADO, 2011). No disparador – que tem o intuito de refletir, em tom ensaístico, sobre as inquietações – utiliza Flusser (1985), Covaleski (2010), Santaella (2011), Barthes (2017), Benjamin (1994) e Sontag (2004). Esse movimento se separa em três disparadores que atuam impulsionando a reflexão: o primeiro aponta semelhanças e diferenças entre os usos da fotografia e os usos das imagens técnicas, buscando entender no que se aproximam e no que se diferenciam; o segundo tem o intuito de refletir se a publicidade faz somente Studium e, por consequência, responder de modo direto ou indireto se o Punctum pode estar presente na fotografia publicitária; e o terceiro reflete sobre o que pode ser peculiar na fotografia. O método que constitui a pesquisa é o bibliográfico e por se tratar de reflexões pode ser entendido como puramente qualitativo. Por fim, o trabalho considera que se torna interessante repensar o papel da fotografia na publicidade.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-21T12:30:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-03-21T12:30:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv THOMAS, Larissa Fabiane. Implicações do uso de gifs animados, boomerangs, cinemagraphs e produtos audiovisuais para a fotografia na publicidade. 2018. 69 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3842
identifier_str_mv THOMAS, Larissa Fabiane. Implicações do uso de gifs animados, boomerangs, cinemagraphs e produtos audiovisuais para a fotografia na publicidade. 2018. 69 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus São Borja
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3842/1/Larissa%20Fabiane%20Thomas%202018.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3842/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3842/3/Larissa%20Fabiane%20Thomas%202018.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 72eb25cf20921a5dd5b4dfdabe416405
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
6c8b1ce28b2f0587bfedc5a1021e9892
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849078773972992