Agora é a vez do meu gato jogar: avaliação de recomendações de interação animal-computador para felinos em dispositivos móveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Paula Maisa Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4845
Resumo: A domesticação de animais por seres humanos ocorre desde a pré-história, embora a relação de convívio com finalidade de companhia seja mais recente. Com o desenvolvimento das tecnologias digitais e com os eventos de interação (proposital ou acidental) dos animais domésticos com elas, é preciso se perguntar: qual é o impacto dessas tecnologias sobre o bem-estar animal? A Interação Animal-Computador surgiu justamente para apoiar a construção dessas tecnologias com as quais os animais interagem, visando a melhorar o bem-estar e a forma com que esses animais interagem com elas. Contudo, a área de pesquisa de jogos digitais para animais carece de estudos voltados para recomendações por espécie, visto que esses sistemas deveriam se adaptar às características de cada grupo de usuários alvo. Neste contexto, o objetivo geral deste trabalho foi identificar características de interação para entretenimento de gatos em aplicativos móveis. Para isso, foi desenvolvido um aplicativo para avaliar essas características de interface e interação. Teste com usuários (gatos) foram realizados de forma a avaliar um conjunto de hipóteses, e entrevistas (com tutores de felinos) foram aplicadas para oferecer suporte às novas recomendações. Assim, a contagem de interações de gatos com o dispositivo móvel foi gravada e as impressões dos tutores foram registradas. Pela análise dos resultados, não foi possível encontrar diferenças estatísticas significativas entre as configurações do jogo. Contudo, a perspectiva dos tutores nas entrevistas e as observações da autora durante os testes dão suporte às ideias de novas recomendações como, por exemplo, ter mais de um elemento na tela e que a presença de som ajudam a manter a atenção do gato.
id UNIP_d58b0d074f1d76e442ea49d903fc5727
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/4845
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Cheiran, Jean Felipe PatikowskiCordeiro, Paula Maisa Pereira2020-02-27T13:00:56Z2020-02-27T13:00:56Z2019-11-29CORDEIRO, Paula Maisa Pereira. Agora é a vez do meu gato jogar: avaliação de recomendações de interação animal-computador para felinos em dispositivos móveis. Orientador: Jean Felipe Patikowski Cheiran. 2019. 103 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de Software, Alegrete, 2019.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4845A domesticação de animais por seres humanos ocorre desde a pré-história, embora a relação de convívio com finalidade de companhia seja mais recente. Com o desenvolvimento das tecnologias digitais e com os eventos de interação (proposital ou acidental) dos animais domésticos com elas, é preciso se perguntar: qual é o impacto dessas tecnologias sobre o bem-estar animal? A Interação Animal-Computador surgiu justamente para apoiar a construção dessas tecnologias com as quais os animais interagem, visando a melhorar o bem-estar e a forma com que esses animais interagem com elas. Contudo, a área de pesquisa de jogos digitais para animais carece de estudos voltados para recomendações por espécie, visto que esses sistemas deveriam se adaptar às características de cada grupo de usuários alvo. Neste contexto, o objetivo geral deste trabalho foi identificar características de interação para entretenimento de gatos em aplicativos móveis. Para isso, foi desenvolvido um aplicativo para avaliar essas características de interface e interação. Teste com usuários (gatos) foram realizados de forma a avaliar um conjunto de hipóteses, e entrevistas (com tutores de felinos) foram aplicadas para oferecer suporte às novas recomendações. Assim, a contagem de interações de gatos com o dispositivo móvel foi gravada e as impressões dos tutores foram registradas. Pela análise dos resultados, não foi possível encontrar diferenças estatísticas significativas entre as configurações do jogo. Contudo, a perspectiva dos tutores nas entrevistas e as observações da autora durante os testes dão suporte às ideias de novas recomendações como, por exemplo, ter mais de um elemento na tela e que a presença de som ajudam a manter a atenção do gato.The domestication of animals by humans is happening since prehistory, although their relationship focused on companionship is more recent. With technologies’ development and with interaction events (on purpose or accidentally) of domestic animal and these technologies, it is imperative to ask: what is the impact of such technologies on animal well-being? The Animal-Computer Interaction came to support the building of those technologies, aiming to improve the animal well-being and the way animals interact with technology. However, the research area focused on digital games for animals lacks studies on recommendations for specific species, once games should be adapted based on specific features for each group of target users. In this context, this work aims to identify interaction features for entertainment of cats in mobile devices. To achieve this goal, a mobile application was developed to evaluate those interface and interaction features. User testing (with cats) was performed in order to evaluate hypotheses, and interviews (with cat owners) were applied to support new guidelines. So, the counting of interactions of cats with the mobile device was logged and the cat owners’ impressions were recorded. By analysing the results, we were unable to find meaningful statistical differences among the configurations of the game. However, the perspective of the owners in interviews and the observations of the author during tests support insights for new recommendations as, for instance, having more than one element on screen and having sound help to keep the cat’s attention.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus AlegreteCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRAEngenharia de softwareInteração animal-computadorJogosGatosSoftware engineeringAnimal-computer interactionGamesCatsAgora é a vez do meu gato jogar: avaliação de recomendações de interação animal-computador para felinos em dispositivos móveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPATEXTPaula Maisa Pereira Cordeiro - 2019.pdf.txtPaula Maisa Pereira Cordeiro - 2019.pdf.txtExtracted texttext/plain107340https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4845/3/Paula%20Maisa%20Pereira%20Cordeiro%20-%202019.pdf.txt88a6685c4dd24c899a78d73ced0c94bdMD53ORIGINALPaula Maisa Pereira Cordeiro - 2019.pdfPaula Maisa Pereira Cordeiro - 2019.pdfapplication/pdf19443678https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4845/1/Paula%20Maisa%20Pereira%20Cordeiro%20-%202019.pdf01bd6e5d2347efaef55a3b60b160f5b7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4845/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52riu/48452020-02-28 03:01:25.317oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2020-02-28T06:01:25Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Agora é a vez do meu gato jogar: avaliação de recomendações de interação animal-computador para felinos em dispositivos móveis
title Agora é a vez do meu gato jogar: avaliação de recomendações de interação animal-computador para felinos em dispositivos móveis
spellingShingle Agora é a vez do meu gato jogar: avaliação de recomendações de interação animal-computador para felinos em dispositivos móveis
Cordeiro, Paula Maisa Pereira
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Engenharia de software
Interação animal-computador
Jogos
Gatos
Software engineering
Animal-computer interaction
Games
Cats
title_short Agora é a vez do meu gato jogar: avaliação de recomendações de interação animal-computador para felinos em dispositivos móveis
title_full Agora é a vez do meu gato jogar: avaliação de recomendações de interação animal-computador para felinos em dispositivos móveis
title_fullStr Agora é a vez do meu gato jogar: avaliação de recomendações de interação animal-computador para felinos em dispositivos móveis
title_full_unstemmed Agora é a vez do meu gato jogar: avaliação de recomendações de interação animal-computador para felinos em dispositivos móveis
title_sort Agora é a vez do meu gato jogar: avaliação de recomendações de interação animal-computador para felinos em dispositivos móveis
author Cordeiro, Paula Maisa Pereira
author_facet Cordeiro, Paula Maisa Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cheiran, Jean Felipe Patikowski
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Paula Maisa Pereira
contributor_str_mv Cheiran, Jean Felipe Patikowski
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Engenharia de software
Interação animal-computador
Jogos
Gatos
Software engineering
Animal-computer interaction
Games
Cats
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de software
Interação animal-computador
Jogos
Gatos
Software engineering
Animal-computer interaction
Games
Cats
description A domesticação de animais por seres humanos ocorre desde a pré-história, embora a relação de convívio com finalidade de companhia seja mais recente. Com o desenvolvimento das tecnologias digitais e com os eventos de interação (proposital ou acidental) dos animais domésticos com elas, é preciso se perguntar: qual é o impacto dessas tecnologias sobre o bem-estar animal? A Interação Animal-Computador surgiu justamente para apoiar a construção dessas tecnologias com as quais os animais interagem, visando a melhorar o bem-estar e a forma com que esses animais interagem com elas. Contudo, a área de pesquisa de jogos digitais para animais carece de estudos voltados para recomendações por espécie, visto que esses sistemas deveriam se adaptar às características de cada grupo de usuários alvo. Neste contexto, o objetivo geral deste trabalho foi identificar características de interação para entretenimento de gatos em aplicativos móveis. Para isso, foi desenvolvido um aplicativo para avaliar essas características de interface e interação. Teste com usuários (gatos) foram realizados de forma a avaliar um conjunto de hipóteses, e entrevistas (com tutores de felinos) foram aplicadas para oferecer suporte às novas recomendações. Assim, a contagem de interações de gatos com o dispositivo móvel foi gravada e as impressões dos tutores foram registradas. Pela análise dos resultados, não foi possível encontrar diferenças estatísticas significativas entre as configurações do jogo. Contudo, a perspectiva dos tutores nas entrevistas e as observações da autora durante os testes dão suporte às ideias de novas recomendações como, por exemplo, ter mais de um elemento na tela e que a presença de som ajudam a manter a atenção do gato.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-27T13:00:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-27T13:00:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CORDEIRO, Paula Maisa Pereira. Agora é a vez do meu gato jogar: avaliação de recomendações de interação animal-computador para felinos em dispositivos móveis. Orientador: Jean Felipe Patikowski Cheiran. 2019. 103 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de Software, Alegrete, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4845
identifier_str_mv CORDEIRO, Paula Maisa Pereira. Agora é a vez do meu gato jogar: avaliação de recomendações de interação animal-computador para felinos em dispositivos móveis. Orientador: Jean Felipe Patikowski Cheiran. 2019. 103 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de Software, Alegrete, 2019.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Alegrete
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4845/3/Paula%20Maisa%20Pereira%20Cordeiro%20-%202019.pdf.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4845/1/Paula%20Maisa%20Pereira%20Cordeiro%20-%202019.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4845/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 88a6685c4dd24c899a78d73ced0c94bd
01bd6e5d2347efaef55a3b60b160f5b7
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849055462031360