Unipampa campus São Borja: como o receptor representa a instituição através da comunicação Institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Isabel Cristina Motta da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2357
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo estudar como alunos do terceiro ano do ensino médio da cidade de São Borja e seus pais ou responsáveis constroem a representação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) campus São Borja através da comunicação que ela produz. Para isso fez-se necessário uma revisão sobre os Estudos Culturais e o Paradigma Culturológico, de maneira cronológica para entender como ocorre a relação entre comunicação e a cultura. Para dar conta desta complexidade são abordados os conceitos de Políticas de Comunicação, Comunicação Institucional e as Assessorias de Comunicação, Universidade Federal do Pampa e sua Assessoria e público-alvo e seu contexto histórico e sociocultural. As análise iniciam empregando o método de Entrevista em Profundidade que é organizado sob a perspectiva do Mapa das Mediações de Barbero (2006) – utilizando em todo o trabalho como aporte teóricometodólogico. O mapa permite articular, de acordo com as perspectivas dos Estudos Culturais, as Lógicas de Produção e demais técnicas utilizadas na Comunicação Institucional estabelecida pela UNIPAMPA, os Formatos Industriais, para conhecer os meios, as ferramentas, as plataformas, mensagens e conteúdos produzidos pela Instituição. Orienta o entendimento sobre os rituais de consumo por esse público-alvo, o que provém das Competências de Recepção e, através disso, entender como convivem e socializam em sociedade para compreender as Matrizes Culturais que influenciam na formação de opinião dos indivíduos e como eles conseguem representar o campus São Borja da Universidade Federal do Pampa. Com as entrevistas é possível perceber que são os fatores sociais, culturais, políticos e econômicos que ajudam a formar a identidade desses sujeitos e sua formação de opinião, e que influenciam na forma como eles conseguem representar a UNIPAMPA, através do que ouvem, lêem e vêem sobre ela de terceiros, como amigos, colegas de trabalho e de aula, vizinhos, e demais pessoas ao qual convivem em sociedade, incluindo a comunicação estabelecida pela Universidade.
id UNIP_efdf6c57a517b51a65d6f396d707fc88
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/2357
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Santor, Fernando Silvahttp://lattes.cnpq.br/7591838935545985Coutinho, Renata Patricia CorrêaSilva , Marcela Guimarães ehttp://lattes.cnpq.br/8326517019543257http://lattes.cnpq.br/7816234296320593http://lattes.cnpq.br/7452515758496954Silva, Isabel Cristina Motta da2018-02-20T12:17:48Z2018-02-20T12:17:48Z2015-12-09SILVA, Isabel Cristina Motta da. Unipampa campus São Borja: como o receptor representa a Instituição através da Comunicação Institucional. 111p. 2015. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2357O presente trabalho tem como objetivo estudar como alunos do terceiro ano do ensino médio da cidade de São Borja e seus pais ou responsáveis constroem a representação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) campus São Borja através da comunicação que ela produz. Para isso fez-se necessário uma revisão sobre os Estudos Culturais e o Paradigma Culturológico, de maneira cronológica para entender como ocorre a relação entre comunicação e a cultura. Para dar conta desta complexidade são abordados os conceitos de Políticas de Comunicação, Comunicação Institucional e as Assessorias de Comunicação, Universidade Federal do Pampa e sua Assessoria e público-alvo e seu contexto histórico e sociocultural. As análise iniciam empregando o método de Entrevista em Profundidade que é organizado sob a perspectiva do Mapa das Mediações de Barbero (2006) – utilizando em todo o trabalho como aporte teóricometodólogico. O mapa permite articular, de acordo com as perspectivas dos Estudos Culturais, as Lógicas de Produção e demais técnicas utilizadas na Comunicação Institucional estabelecida pela UNIPAMPA, os Formatos Industriais, para conhecer os meios, as ferramentas, as plataformas, mensagens e conteúdos produzidos pela Instituição. Orienta o entendimento sobre os rituais de consumo por esse público-alvo, o que provém das Competências de Recepção e, através disso, entender como convivem e socializam em sociedade para compreender as Matrizes Culturais que influenciam na formação de opinião dos indivíduos e como eles conseguem representar o campus São Borja da Universidade Federal do Pampa. Com as entrevistas é possível perceber que são os fatores sociais, culturais, políticos e econômicos que ajudam a formar a identidade desses sujeitos e sua formação de opinião, e que influenciam na forma como eles conseguem representar a UNIPAMPA, através do que ouvem, lêem e vêem sobre ela de terceiros, como amigos, colegas de trabalho e de aula, vizinhos, e demais pessoas ao qual convivem em sociedade, incluindo a comunicação estabelecida pela Universidade.This paper aims to study how students of the third year of high school in São Borja and their parents or guardians build the representation of the Federal University of Pampa (UNIPAMPA) Campus San Borja by communicating it produces. For this it was necessary a review of cultural studies and the Paradigm Culturológico, chronologically to understand how is the relationship between communication and culture. To account for this complexity are addressed the concepts of Communication Policies, Institutional Communication and Communication consultants, Federal University of Pampa and its Advisory and target audience and their historical and sociocultural context. The analysis start using the interview method in depth which is organized from the perspective of Map of mediations of Barbero (2006) - using in all the work as a theoretical and methodological support. The map allows the coordination, according to the perspectives of cultural studies, Logical production and other techniques used in Corporate Communications established by UNIPAMPA, the Industrial Formats, to know the means, tools, platforms, messaging and content produced by the Institution . Guides the understanding of the rituals of consumption for this target audience, which comes from Reception Skills and thereby understand how live and socialize in society to understand the cultural matrices that influence the formation of opinion of individuals and how they manage São Borja represent the campus of the Federal University of Pampa. With the interviews you can see who are the social, cultural, political and economic factors that help form the identity of these individuals and their formation of opinion, and that influence in how they can represent the UNIPAMPA by what they hear, read and They see it on third parties such as friends, co-workers and class, neighbors, and others which live in society, including communication established by the University.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASComunicaçãoComunicação na administração públicaUniversidade Federal do PampaEstudos culturaisCommunicationCultural studiesUnipampa campus São Borja: como o receptor representa a instituição através da comunicação Institucionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALISABEL CRISTINA MOTTA DA SILVA.pdfISABEL CRISTINA MOTTA DA SILVA.pdfapplication/pdf1034642https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2357/1/ISABEL%20CRISTINA%20MOTTA%20DA%20SILVA.pdff1a6961a2335a956f5f3c0b30e36e8b7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2357/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTISABEL CRISTINA MOTTA DA SILVA.pdf.txtISABEL CRISTINA MOTTA DA SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain236158https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2357/3/ISABEL%20CRISTINA%20MOTTA%20DA%20SILVA.pdf.txt45504e80ee472a3a49f5a45400ec817dMD53riu/23572018-03-15 15:26:49.454oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-03-15T18:26:49Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Unipampa campus São Borja: como o receptor representa a instituição através da comunicação Institucional
title Unipampa campus São Borja: como o receptor representa a instituição através da comunicação Institucional
spellingShingle Unipampa campus São Borja: como o receptor representa a instituição através da comunicação Institucional
Silva, Isabel Cristina Motta da
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Comunicação
Comunicação na administração pública
Universidade Federal do Pampa
Estudos culturais
Communication
Cultural studies
title_short Unipampa campus São Borja: como o receptor representa a instituição através da comunicação Institucional
title_full Unipampa campus São Borja: como o receptor representa a instituição através da comunicação Institucional
title_fullStr Unipampa campus São Borja: como o receptor representa a instituição através da comunicação Institucional
title_full_unstemmed Unipampa campus São Borja: como o receptor representa a instituição através da comunicação Institucional
title_sort Unipampa campus São Borja: como o receptor representa a instituição através da comunicação Institucional
author Silva, Isabel Cristina Motta da
author_facet Silva, Isabel Cristina Motta da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santor, Fernando Silva
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7591838935545985
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Coutinho, Renata Patricia Corrêa
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva , Marcela Guimarães e
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8326517019543257
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7816234296320593
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7452515758496954
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Isabel Cristina Motta da
contributor_str_mv Santor, Fernando Silva
Coutinho, Renata Patricia Corrêa
Silva , Marcela Guimarães e
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Comunicação
Comunicação na administração pública
Universidade Federal do Pampa
Estudos culturais
Communication
Cultural studies
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Comunicação na administração pública
Universidade Federal do Pampa
Estudos culturais
Communication
Cultural studies
description O presente trabalho tem como objetivo estudar como alunos do terceiro ano do ensino médio da cidade de São Borja e seus pais ou responsáveis constroem a representação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) campus São Borja através da comunicação que ela produz. Para isso fez-se necessário uma revisão sobre os Estudos Culturais e o Paradigma Culturológico, de maneira cronológica para entender como ocorre a relação entre comunicação e a cultura. Para dar conta desta complexidade são abordados os conceitos de Políticas de Comunicação, Comunicação Institucional e as Assessorias de Comunicação, Universidade Federal do Pampa e sua Assessoria e público-alvo e seu contexto histórico e sociocultural. As análise iniciam empregando o método de Entrevista em Profundidade que é organizado sob a perspectiva do Mapa das Mediações de Barbero (2006) – utilizando em todo o trabalho como aporte teóricometodólogico. O mapa permite articular, de acordo com as perspectivas dos Estudos Culturais, as Lógicas de Produção e demais técnicas utilizadas na Comunicação Institucional estabelecida pela UNIPAMPA, os Formatos Industriais, para conhecer os meios, as ferramentas, as plataformas, mensagens e conteúdos produzidos pela Instituição. Orienta o entendimento sobre os rituais de consumo por esse público-alvo, o que provém das Competências de Recepção e, através disso, entender como convivem e socializam em sociedade para compreender as Matrizes Culturais que influenciam na formação de opinião dos indivíduos e como eles conseguem representar o campus São Borja da Universidade Federal do Pampa. Com as entrevistas é possível perceber que são os fatores sociais, culturais, políticos e econômicos que ajudam a formar a identidade desses sujeitos e sua formação de opinião, e que influenciam na forma como eles conseguem representar a UNIPAMPA, através do que ouvem, lêem e vêem sobre ela de terceiros, como amigos, colegas de trabalho e de aula, vizinhos, e demais pessoas ao qual convivem em sociedade, incluindo a comunicação estabelecida pela Universidade.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-20T12:17:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-02-20T12:17:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Isabel Cristina Motta da. Unipampa campus São Borja: como o receptor representa a Instituição através da Comunicação Institucional. 111p. 2015. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2357
identifier_str_mv SILVA, Isabel Cristina Motta da. Unipampa campus São Borja: como o receptor representa a Instituição através da Comunicação Institucional. 111p. 2015. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus São Borja
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2357/1/ISABEL%20CRISTINA%20MOTTA%20DA%20SILVA.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2357/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2357/3/ISABEL%20CRISTINA%20MOTTA%20DA%20SILVA.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f1a6961a2335a956f5f3c0b30e36e8b7
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
45504e80ee472a3a49f5a45400ec817d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1813274826672963584