“AMAZÔNIA EM ARMAS”: LUTA E RESISTÊNCIA CONTRA A DITADURA MILITAR NO AMAZONAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queirós, César Augusto Bubolz
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Labirinto (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/4615
Resumo: A história da Ditadura Militar no estado do Amazonas ainda carece de estudos. Há uma grande lacuna sobre o período e a disputa pela memória sobre a ditadura está em aberto. Muito ainda há se pesquisar acerca dos impactos da Ditadura Militar sobre a Amazônia e sobre o estado do Amazonas. Existe uma crença generalizada de que a região não sofreu com a repressão, a censura e o autoritarismo. Ledo engano! Desde muito cedo, a região sofreu os impactos da ditadura que se instalava. Embora os impactos da ditadura militar tenham sido sentidos desde os primeiros momentos do golpe, há uma profunda invisibilidade sobre a repressão ocorrida no estado e as formas de resistência. Nesse sentido, nesse artigo pretendo discutir brevemente essa invisibilidade a partir da análise de uma tentativa de guerrilha ocorrida no Amazonas no ano de 1967 e que foi fartamente documentada em um Inquérito Policial Militar e pela imprensa da época. A partir desse episódio quixotesco, pretendemos lançar luzes sobre a resistência à ditadura militar no Amazonas, procurando demonstrar que havia grupos e indivíduos que não compactuavam com o autoritarismo do governo e que empenhavam seus esforços e recursos financeiros na luta contra a Ditadura. Esse episódio, divulgado na imprensa como “o crime do motor Antônio Alberto”, permite uma ampla análise sobre as formas de resistência que estavam sendo organizadas e, em um contexto marcado pelo simbolismo da guerrilha impulsionada por Che Guevara e por sua morte, proporciona uma reflexão sobre a integração latino-americana.
id UNIR-2_1642bb0f8e016d5a63663ce2cde42140
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/4615
network_acronym_str UNIR-2
network_name_str Labirinto (Porto Velho)
repository_id_str
spelling “AMAZÔNIA EM ARMAS”: LUTA E RESISTÊNCIA CONTRA A DITADURA MILITAR NO AMAZONASGuerrilhaAmazôniaDitaduraA história da Ditadura Militar no estado do Amazonas ainda carece de estudos. Há uma grande lacuna sobre o período e a disputa pela memória sobre a ditadura está em aberto. Muito ainda há se pesquisar acerca dos impactos da Ditadura Militar sobre a Amazônia e sobre o estado do Amazonas. Existe uma crença generalizada de que a região não sofreu com a repressão, a censura e o autoritarismo. Ledo engano! Desde muito cedo, a região sofreu os impactos da ditadura que se instalava. Embora os impactos da ditadura militar tenham sido sentidos desde os primeiros momentos do golpe, há uma profunda invisibilidade sobre a repressão ocorrida no estado e as formas de resistência. Nesse sentido, nesse artigo pretendo discutir brevemente essa invisibilidade a partir da análise de uma tentativa de guerrilha ocorrida no Amazonas no ano de 1967 e que foi fartamente documentada em um Inquérito Policial Militar e pela imprensa da época. A partir desse episódio quixotesco, pretendemos lançar luzes sobre a resistência à ditadura militar no Amazonas, procurando demonstrar que havia grupos e indivíduos que não compactuavam com o autoritarismo do governo e que empenhavam seus esforços e recursos financeiros na luta contra a Ditadura. Esse episódio, divulgado na imprensa como “o crime do motor Antônio Alberto”, permite uma ampla análise sobre as formas de resistência que estavam sendo organizadas e, em um contexto marcado pelo simbolismo da guerrilha impulsionada por Che Guevara e por sua morte, proporciona uma reflexão sobre a integração latino-americana.PROPESQ2020-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/461510.47209/1519-6674.v31.n.1.p.38-57Revista Labirinto (UNIR); v. 31 (2019): JUL.-DEZ.; 38-571519-667410.47209/1519-6674.v31.n.1reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/4615/3187Copyright (c) 2020 Revista Labirinto (UNIR)info:eu-repo/semantics/openAccessQueirós, César Augusto Bubolz2021-01-25T00:46:35Zoai:periodicos.unir.br:article/4615Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2021-01-25T00:46:35Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv “AMAZÔNIA EM ARMAS”: LUTA E RESISTÊNCIA CONTRA A DITADURA MILITAR NO AMAZONAS
title “AMAZÔNIA EM ARMAS”: LUTA E RESISTÊNCIA CONTRA A DITADURA MILITAR NO AMAZONAS
spellingShingle “AMAZÔNIA EM ARMAS”: LUTA E RESISTÊNCIA CONTRA A DITADURA MILITAR NO AMAZONAS
Queirós, César Augusto Bubolz
Guerrilha
Amazônia
Ditadura
title_short “AMAZÔNIA EM ARMAS”: LUTA E RESISTÊNCIA CONTRA A DITADURA MILITAR NO AMAZONAS
title_full “AMAZÔNIA EM ARMAS”: LUTA E RESISTÊNCIA CONTRA A DITADURA MILITAR NO AMAZONAS
title_fullStr “AMAZÔNIA EM ARMAS”: LUTA E RESISTÊNCIA CONTRA A DITADURA MILITAR NO AMAZONAS
title_full_unstemmed “AMAZÔNIA EM ARMAS”: LUTA E RESISTÊNCIA CONTRA A DITADURA MILITAR NO AMAZONAS
title_sort “AMAZÔNIA EM ARMAS”: LUTA E RESISTÊNCIA CONTRA A DITADURA MILITAR NO AMAZONAS
author Queirós, César Augusto Bubolz
author_facet Queirós, César Augusto Bubolz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queirós, César Augusto Bubolz
dc.subject.por.fl_str_mv Guerrilha
Amazônia
Ditadura
topic Guerrilha
Amazônia
Ditadura
description A história da Ditadura Militar no estado do Amazonas ainda carece de estudos. Há uma grande lacuna sobre o período e a disputa pela memória sobre a ditadura está em aberto. Muito ainda há se pesquisar acerca dos impactos da Ditadura Militar sobre a Amazônia e sobre o estado do Amazonas. Existe uma crença generalizada de que a região não sofreu com a repressão, a censura e o autoritarismo. Ledo engano! Desde muito cedo, a região sofreu os impactos da ditadura que se instalava. Embora os impactos da ditadura militar tenham sido sentidos desde os primeiros momentos do golpe, há uma profunda invisibilidade sobre a repressão ocorrida no estado e as formas de resistência. Nesse sentido, nesse artigo pretendo discutir brevemente essa invisibilidade a partir da análise de uma tentativa de guerrilha ocorrida no Amazonas no ano de 1967 e que foi fartamente documentada em um Inquérito Policial Militar e pela imprensa da época. A partir desse episódio quixotesco, pretendemos lançar luzes sobre a resistência à ditadura militar no Amazonas, procurando demonstrar que havia grupos e indivíduos que não compactuavam com o autoritarismo do governo e que empenhavam seus esforços e recursos financeiros na luta contra a Ditadura. Esse episódio, divulgado na imprensa como “o crime do motor Antônio Alberto”, permite uma ampla análise sobre as formas de resistência que estavam sendo organizadas e, em um contexto marcado pelo simbolismo da guerrilha impulsionada por Che Guevara e por sua morte, proporciona uma reflexão sobre a integração latino-americana.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/4615
10.47209/1519-6674.v31.n.1.p.38-57
url https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/4615
identifier_str_mv 10.47209/1519-6674.v31.n.1.p.38-57
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/4615/3187
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Labirinto (UNIR)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Labirinto (UNIR)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labirinto (UNIR); v. 31 (2019): JUL.-DEZ.; 38-57
1519-6674
10.47209/1519-6674.v31.n.1
reponame:Labirinto (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Labirinto (Porto Velho)
collection Labirinto (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv ||labirinto@unir.br
_version_ 1800219451543519232