OS PRETOS-VELHOS DO MUSEU E LABORATÓRIO DE ARQUEOLOGIA ALFREDO MENDONÇA DE SOUZA – MANAUS/AM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Labirinto (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/4834 |
Resumo: | Quando se trata de cultura material é comum fazermos referências e associações subtraídas de escalas datações e tipos de classificações de trabalhos de campo. Os objetos de estudo aqui presentes fazem parte de uma coleção que para além de se manusear objetos estaremos tangenciando questões como: pessoas, memórias e identidades. Sempre no plural, posto que as estatuetas dos pretos-velhos colocam a baila questões que merecem serem desenvolvidas em nosso cotidiano: as representações e seus reflexos em espaços museais. Partimos da abordagem interdisciplinar e qualitativa na análise da cultura material tida como fonte primária e também da bibliografia levantada. O preto-velho e a preta-velha, como os próprios nomes já os identificam, fazem referência aos anciãos negros do passado, escravos e ex-escravos, visualmente as peças produzem um efeito ao referenciar através da sua forma, uma atmosfera da escravidão, conjugando características variadas entre o religioso, o social e o cultural. Esses vestígios recuperados, através de questões que partem do presente, nos remetem de certa maneira a lugares de memória (NORA, 1993), essas memórias que constroem parte de nossas identidades e patrimônios culturais, por isso, a crítica aos objetos e análise aprofundada da materialidade podem nos aproximar de determinadas realidades através de diferentes olhares. |
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