A CONFERÊNCIA DO NORDESTE POR MEIO DOS JORNAIS (1962)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves Gomes de Barros, Arthur Victor
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Labirinto (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1612
Resumo: O Presente trabalho procura realizar uma breve análise a respeito da IV Reunião do Setor de Responsabilidade Social da Igreja ligado a Confederação Evangélica do Brasil realizada na Cidade do Recife em julho de 1962. A Conferência do Nordeste, como ficou conhecida, foi à quarta reunião do Setor de Responsabilidade Social. As outras reuniões, realizadas entre 1955 e 1962 tinham como objetivo encontrar uma base teológica para uma revolução social da igreja protestante. A primeira reunião, em 1955, tinha como tema “A Responsabilidade Social da Igreja”, que procuravam associar teologicamente a realidade social brasileira baseados nos princípios bíblicos. A segunda reunião aconteceu no ano de 1957 cujo tema era “A Igreja e as Rápidas Transformações Sociais do Brasil”. Nesta reunião, intelectuais ligados a igrejas protestantes procuravam mostra como as rápidas transformações que acontecera no Brasil durante o governo Juscelino provocaram o desenvolvimento como também desigualdade social entre as regiões do país. A terceira reunião ocorreu no ano de 1960 e tinha como tema “A Presença da Igreja na Evolução da Nacionalidade. Através de uma leitura dos principais jornais de grande circulação no Recife foi possível descrever como o evento era transmitido para a população em geral e identificar os conflitos existentes entre os setores progressistas e conservadores dentro da igreja protestante, mais especificadamente a Igreja Presbiteriana.
id UNIR-2_7a9c579a6982324b86a957aedba2289c
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/1612
network_acronym_str UNIR-2
network_name_str Labirinto (Porto Velho)
repository_id_str
spelling A CONFERÊNCIA DO NORDESTE POR MEIO DOS JORNAIS (1962)IgrejaProtestantesComunismoRevolução O Presente trabalho procura realizar uma breve análise a respeito da IV Reunião do Setor de Responsabilidade Social da Igreja ligado a Confederação Evangélica do Brasil realizada na Cidade do Recife em julho de 1962. A Conferência do Nordeste, como ficou conhecida, foi à quarta reunião do Setor de Responsabilidade Social. As outras reuniões, realizadas entre 1955 e 1962 tinham como objetivo encontrar uma base teológica para uma revolução social da igreja protestante. A primeira reunião, em 1955, tinha como tema “A Responsabilidade Social da Igreja”, que procuravam associar teologicamente a realidade social brasileira baseados nos princípios bíblicos. A segunda reunião aconteceu no ano de 1957 cujo tema era “A Igreja e as Rápidas Transformações Sociais do Brasil”. Nesta reunião, intelectuais ligados a igrejas protestantes procuravam mostra como as rápidas transformações que acontecera no Brasil durante o governo Juscelino provocaram o desenvolvimento como também desigualdade social entre as regiões do país. A terceira reunião ocorreu no ano de 1960 e tinha como tema “A Presença da Igreja na Evolução da Nacionalidade. Através de uma leitura dos principais jornais de grande circulação no Recife foi possível descrever como o evento era transmitido para a população em geral e identificar os conflitos existentes entre os setores progressistas e conservadores dentro da igreja protestante, mais especificadamente a Igreja Presbiteriana. PROPESQ2021-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1612Revista Labirinto (UNIR); v. 24 n. 2 (2016): JAN-JUN/N.2/2016; 470-4881519-6674reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1612/1650Gonçalves Gomes de Barros, Arthur Victorinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-19T04:40:40Zoai:periodicos.unir.br:article/1612Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2021-06-19T04:40:40Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONFERÊNCIA DO NORDESTE POR MEIO DOS JORNAIS (1962)
title A CONFERÊNCIA DO NORDESTE POR MEIO DOS JORNAIS (1962)
spellingShingle A CONFERÊNCIA DO NORDESTE POR MEIO DOS JORNAIS (1962)
Gonçalves Gomes de Barros, Arthur Victor
Igreja
Protestantes
Comunismo
Revolução
title_short A CONFERÊNCIA DO NORDESTE POR MEIO DOS JORNAIS (1962)
title_full A CONFERÊNCIA DO NORDESTE POR MEIO DOS JORNAIS (1962)
title_fullStr A CONFERÊNCIA DO NORDESTE POR MEIO DOS JORNAIS (1962)
title_full_unstemmed A CONFERÊNCIA DO NORDESTE POR MEIO DOS JORNAIS (1962)
title_sort A CONFERÊNCIA DO NORDESTE POR MEIO DOS JORNAIS (1962)
author Gonçalves Gomes de Barros, Arthur Victor
author_facet Gonçalves Gomes de Barros, Arthur Victor
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves Gomes de Barros, Arthur Victor
dc.subject.por.fl_str_mv Igreja
Protestantes
Comunismo
Revolução
topic Igreja
Protestantes
Comunismo
Revolução
description O Presente trabalho procura realizar uma breve análise a respeito da IV Reunião do Setor de Responsabilidade Social da Igreja ligado a Confederação Evangélica do Brasil realizada na Cidade do Recife em julho de 1962. A Conferência do Nordeste, como ficou conhecida, foi à quarta reunião do Setor de Responsabilidade Social. As outras reuniões, realizadas entre 1955 e 1962 tinham como objetivo encontrar uma base teológica para uma revolução social da igreja protestante. A primeira reunião, em 1955, tinha como tema “A Responsabilidade Social da Igreja”, que procuravam associar teologicamente a realidade social brasileira baseados nos princípios bíblicos. A segunda reunião aconteceu no ano de 1957 cujo tema era “A Igreja e as Rápidas Transformações Sociais do Brasil”. Nesta reunião, intelectuais ligados a igrejas protestantes procuravam mostra como as rápidas transformações que acontecera no Brasil durante o governo Juscelino provocaram o desenvolvimento como também desigualdade social entre as regiões do país. A terceira reunião ocorreu no ano de 1960 e tinha como tema “A Presença da Igreja na Evolução da Nacionalidade. Através de uma leitura dos principais jornais de grande circulação no Recife foi possível descrever como o evento era transmitido para a população em geral e identificar os conflitos existentes entre os setores progressistas e conservadores dentro da igreja protestante, mais especificadamente a Igreja Presbiteriana.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1612
url https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1612/1650
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labirinto (UNIR); v. 24 n. 2 (2016): JAN-JUN/N.2/2016; 470-488
1519-6674
reponame:Labirinto (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Labirinto (Porto Velho)
collection Labirinto (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv ||labirinto@unir.br
_version_ 1800219450533740544