UMA ANÁLISE SOBRE O AMAPAGÃO EM MACAPÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Marcos Vinicius de Freitas
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Costa, Anderson Igor Leal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Labirinto (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1376
Resumo: Este trabalho propõe analisar uma comunidade pagã chamada Amapagão que se localiza em Macapá, estado do Amapá. Eles se reúnem em vários ambientes abertos como a fortaleza de são José de Macapá, a praça Floriano Peixoto e escolas públicas; espaços fechados são utilizados para rituais, coordenado pela gestora do grupo e frequentado pelos membros e curiosos. Para chegar a este fim, utilizam as redes sociais, uma fan page no facebook, vídeos na internet, blog e um grupo no whats app. Esta comunidade aglutina diversas vertentes como wiccanas, afro, druidicas, hindus, draconianas, xamãs, celtas, bruxaria natural, budista, cigana e outras. A metodologia utilizada é através de uma revisão bibliográfica, documental, observação participante e uma entrevista. Busca-se compreender o AmaPagão, a origem, reuniões, rituais, encontros, objetivos e como eles se encaixam no campo religioso brasileiro. Constata-se na pesquisa realizada uma comunidade rica em diversidade cultural e que constrói por meio de seus encontros uma rede de sociabilidades.
id UNIR-2_c9cba88e319833a456d6b2474661809c
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/1376
network_acronym_str UNIR-2
network_name_str Labirinto (Porto Velho)
repository_id_str
spelling UMA ANÁLISE SOBRE O AMAPAGÃO EM MACAPÁAmaPagãoneopaganismoNovos Movimentos Religiosos. Este trabalho propõe analisar uma comunidade pagã chamada Amapagão que se localiza em Macapá, estado do Amapá. Eles se reúnem em vários ambientes abertos como a fortaleza de são José de Macapá, a praça Floriano Peixoto e escolas públicas; espaços fechados são utilizados para rituais, coordenado pela gestora do grupo e frequentado pelos membros e curiosos. Para chegar a este fim, utilizam as redes sociais, uma fan page no facebook, vídeos na internet, blog e um grupo no whats app. Esta comunidade aglutina diversas vertentes como wiccanas, afro, druidicas, hindus, draconianas, xamãs, celtas, bruxaria natural, budista, cigana e outras. A metodologia utilizada é através de uma revisão bibliográfica, documental, observação participante e uma entrevista. Busca-se compreender o AmaPagão, a origem, reuniões, rituais, encontros, objetivos e como eles se encaixam no campo religioso brasileiro. Constata-se na pesquisa realizada uma comunidade rica em diversidade cultural e que constrói por meio de seus encontros uma rede de sociabilidades. PROPESQ2015-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1376Revista Labirinto (UNIR); v. 19 (2013): July-Dec.; 128-1451519-6674reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1376/1357Reis, Marcos Vinicius de FreitasCosta, Anderson Igor Lealinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-25T15:09:40Zoai:periodicos.unir.br:article/1376Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2017-09-25T15:09:40Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA ANÁLISE SOBRE O AMAPAGÃO EM MACAPÁ
title UMA ANÁLISE SOBRE O AMAPAGÃO EM MACAPÁ
spellingShingle UMA ANÁLISE SOBRE O AMAPAGÃO EM MACAPÁ
Reis, Marcos Vinicius de Freitas
AmaPagão
neopaganismo
Novos Movimentos Religiosos.
title_short UMA ANÁLISE SOBRE O AMAPAGÃO EM MACAPÁ
title_full UMA ANÁLISE SOBRE O AMAPAGÃO EM MACAPÁ
title_fullStr UMA ANÁLISE SOBRE O AMAPAGÃO EM MACAPÁ
title_full_unstemmed UMA ANÁLISE SOBRE O AMAPAGÃO EM MACAPÁ
title_sort UMA ANÁLISE SOBRE O AMAPAGÃO EM MACAPÁ
author Reis, Marcos Vinicius de Freitas
author_facet Reis, Marcos Vinicius de Freitas
Costa, Anderson Igor Leal
author_role author
author2 Costa, Anderson Igor Leal
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Marcos Vinicius de Freitas
Costa, Anderson Igor Leal
dc.subject.por.fl_str_mv AmaPagão
neopaganismo
Novos Movimentos Religiosos.
topic AmaPagão
neopaganismo
Novos Movimentos Religiosos.
description Este trabalho propõe analisar uma comunidade pagã chamada Amapagão que se localiza em Macapá, estado do Amapá. Eles se reúnem em vários ambientes abertos como a fortaleza de são José de Macapá, a praça Floriano Peixoto e escolas públicas; espaços fechados são utilizados para rituais, coordenado pela gestora do grupo e frequentado pelos membros e curiosos. Para chegar a este fim, utilizam as redes sociais, uma fan page no facebook, vídeos na internet, blog e um grupo no whats app. Esta comunidade aglutina diversas vertentes como wiccanas, afro, druidicas, hindus, draconianas, xamãs, celtas, bruxaria natural, budista, cigana e outras. A metodologia utilizada é através de uma revisão bibliográfica, documental, observação participante e uma entrevista. Busca-se compreender o AmaPagão, a origem, reuniões, rituais, encontros, objetivos e como eles se encaixam no campo religioso brasileiro. Constata-se na pesquisa realizada uma comunidade rica em diversidade cultural e que constrói por meio de seus encontros uma rede de sociabilidades.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1376
url https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1376/1357
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labirinto (UNIR); v. 19 (2013): July-Dec.; 128-145
1519-6674
reponame:Labirinto (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Labirinto (Porto Velho)
collection Labirinto (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv ||labirinto@unir.br
_version_ 1800219450054541312