ELEMENTO COGNITIVO NA RELAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA FRANCO-BRASILEIRA: NARRATIVAS DA COLONIZAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abad, Alberto
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Marques Abad, Thais Marluce
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Labirinto (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/3366
Resumo: Sendo a cognição definida como o processo da aquisição do conhecimento através da percepção, a cognição social inclui a forma como um grupo social percebe e compreende a outras pessoas. A narrativa, como gênero literário, influi no desenvolvimento de esquemas cognitivos que se convertem em normas norteadoras que ajudam a interpretar a realidade. Nesse artigo objetiva-se analisar a influência da narrativa da colonização do Brasil na formação de esquemas cognitivos que influem nas relações fronteiriças franco-brasileiras. A metodologia proposta pela pesquisa é de tipo exploratório-descritivo apoiado numa pesquisa bibliográfica de livros e publicações periódicas que abordam os estudos atuais sobre a influência da narrativa e a história de Brasil, da Amazônia e do Estado de Amapá.
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