O COMPÊNDIO DE HISTÓRIA DO BRASIL E SEU LEITOR: SUAS MARCAS DE LEITURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricarte Ferraro, Juliana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Labirinto (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1817
Resumo: O artigo apresentado trata sobre as marcas de leitura no livro didático de autoria de José Antônio Borges Hermida, o Compêndio de História do Brasil (1962-1975). As interações entre o leitor e o livro, materializados em intervenções diretas nas páginas do livro lido pelo seu leitor, através das anotações à margem, palavras grifadas, páginas dobradas e cortadas, deixando registros que nos fornecem indícios sobre as formas dos usos do livro, assim como as práticas de leitura e as práticas de ensino-aprendizagem.
id UNIR-2_eae7a5fdac4e1ceb01023742172a0cfb
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/1817
network_acronym_str UNIR-2
network_name_str Labirinto (Porto Velho)
repository_id_str
spelling O COMPÊNDIO DE HISTÓRIA DO BRASIL E SEU LEITOR: SUAS MARCAS DE LEITURAMarcas de leituraBorges HermidaLivro didáticoLeitor e Práticas de Leitura.O artigo apresentado trata sobre as marcas de leitura no livro didático de autoria de José Antônio Borges Hermida, o Compêndio de História do Brasil (1962-1975). As interações entre o leitor e o livro, materializados em intervenções diretas nas páginas do livro lido pelo seu leitor, através das anotações à margem, palavras grifadas, páginas dobradas e cortadas, deixando registros que nos fornecem indícios sobre as formas dos usos do livro, assim como as práticas de leitura e as práticas de ensino-aprendizagem.PROPESQ2021-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1817Revista Labirinto (UNIR); v. 24 n. 2 (2016): JAN-JUN/N.2/2016; 96-1091519-6674reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1817/1633Ricarte Ferraro, Julianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-19T04:40:40Zoai:periodicos.unir.br:article/1817Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2021-06-19T04:40:40Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv O COMPÊNDIO DE HISTÓRIA DO BRASIL E SEU LEITOR: SUAS MARCAS DE LEITURA
title O COMPÊNDIO DE HISTÓRIA DO BRASIL E SEU LEITOR: SUAS MARCAS DE LEITURA
spellingShingle O COMPÊNDIO DE HISTÓRIA DO BRASIL E SEU LEITOR: SUAS MARCAS DE LEITURA
Ricarte Ferraro, Juliana
Marcas de leitura
Borges Hermida
Livro didático
Leitor e Práticas de Leitura.
title_short O COMPÊNDIO DE HISTÓRIA DO BRASIL E SEU LEITOR: SUAS MARCAS DE LEITURA
title_full O COMPÊNDIO DE HISTÓRIA DO BRASIL E SEU LEITOR: SUAS MARCAS DE LEITURA
title_fullStr O COMPÊNDIO DE HISTÓRIA DO BRASIL E SEU LEITOR: SUAS MARCAS DE LEITURA
title_full_unstemmed O COMPÊNDIO DE HISTÓRIA DO BRASIL E SEU LEITOR: SUAS MARCAS DE LEITURA
title_sort O COMPÊNDIO DE HISTÓRIA DO BRASIL E SEU LEITOR: SUAS MARCAS DE LEITURA
author Ricarte Ferraro, Juliana
author_facet Ricarte Ferraro, Juliana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricarte Ferraro, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv Marcas de leitura
Borges Hermida
Livro didático
Leitor e Práticas de Leitura.
topic Marcas de leitura
Borges Hermida
Livro didático
Leitor e Práticas de Leitura.
description O artigo apresentado trata sobre as marcas de leitura no livro didático de autoria de José Antônio Borges Hermida, o Compêndio de História do Brasil (1962-1975). As interações entre o leitor e o livro, materializados em intervenções diretas nas páginas do livro lido pelo seu leitor, através das anotações à margem, palavras grifadas, páginas dobradas e cortadas, deixando registros que nos fornecem indícios sobre as formas dos usos do livro, assim como as práticas de leitura e as práticas de ensino-aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1817
url https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1817/1633
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labirinto (UNIR); v. 24 n. 2 (2016): JAN-JUN/N.2/2016; 96-109
1519-6674
reponame:Labirinto (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Labirinto (Porto Velho)
collection Labirinto (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv ||labirinto@unir.br
_version_ 1800219450593509376