INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA PRÁTICA DA SALA DE AULA NO ESTADO DO AMAPÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: REIS, MARCOS VINICIUS DE FREITAS
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: DOS ANJOS, KATIA MARIA BARBOSA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Labirinto (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/2700
Resumo: O presente artigo trata sobre a ausência de debate e dialogo a respeito do proselitismo em sala de aula. O silencio como problemática, que possibilita que o espaço escolar ao invés de ambiente de alteridade e saber, seja lugar propicio a promoção de difusão de conceitos e ideologias tradicionalmente arraigados a percepção judaico cristã, aos quais possam ser usados com o objetivo de incutir conceitos e percepções que promovam preconceito e discriminações religiosas, inviabilizando discussões sobre a diversidade religiosa e intolerância. Para tanto neste trabalho se discute falas de entrevistas coletadas em pesquisa qualitativa sobre A Concepção Do Ensino Religioso Na Escola Estadual Ana Dias Da Costa[i] Uma Perspectiva Do Ano De 2015/2016, o qual buscou refletir e analisar sobre a formação e habilitação do profissional de educação dos anos iniciais na pratica da disciplina de Ensino Religioso. Partindo da observação de que o lugar das religiões de matrizes religiosas não cristãs foi delimitado, naquele espaço escolar, como um lugar invisível, e que levantar a discussão desta problemática é intransigentemente negada.[i] A Escola Estadual Ana Dias da Costa, tem vinte anos de existência. Situa-se na antiga comunidade do Igarapé da Fortaleza, atualmente com status de bairro, no município de Santana, Amapá. 
id UNIR-2_f4f73c81f1a6cf57c8ead862a60e4fed
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/2700
network_acronym_str UNIR-2
network_name_str Labirinto (Porto Velho)
repository_id_str
spelling INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA PRÁTICA DA SALA DE AULA NO ESTADO DO AMAPÁIntolerância religiosaEnsino ReligiosoEscola.O presente artigo trata sobre a ausência de debate e dialogo a respeito do proselitismo em sala de aula. O silencio como problemática, que possibilita que o espaço escolar ao invés de ambiente de alteridade e saber, seja lugar propicio a promoção de difusão de conceitos e ideologias tradicionalmente arraigados a percepção judaico cristã, aos quais possam ser usados com o objetivo de incutir conceitos e percepções que promovam preconceito e discriminações religiosas, inviabilizando discussões sobre a diversidade religiosa e intolerância. Para tanto neste trabalho se discute falas de entrevistas coletadas em pesquisa qualitativa sobre A Concepção Do Ensino Religioso Na Escola Estadual Ana Dias Da Costa[i] Uma Perspectiva Do Ano De 2015/2016, o qual buscou refletir e analisar sobre a formação e habilitação do profissional de educação dos anos iniciais na pratica da disciplina de Ensino Religioso. Partindo da observação de que o lugar das religiões de matrizes religiosas não cristãs foi delimitado, naquele espaço escolar, como um lugar invisível, e que levantar a discussão desta problemática é intransigentemente negada.[i] A Escola Estadual Ana Dias da Costa, tem vinte anos de existência. Situa-se na antiga comunidade do Igarapé da Fortaleza, atualmente com status de bairro, no município de Santana, Amapá. PROPESQ2017-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/270010.47209/1519-6674.v.26.n.1.p.55-71Revista Labirinto (UNIR); v. 26 (2017): Jan-Mar.; 55-711519-667410.47209/1519-6674.v26.n.1reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/2700/2036Copyright (c) 2017 Revista Labirintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessREIS, MARCOS VINICIUS DE FREITASDOS ANJOS, KATIA MARIA BARBOSA2021-01-27T16:26:50Zoai:periodicos.unir.br:article/2700Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2021-01-27T16:26:50Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA PRÁTICA DA SALA DE AULA NO ESTADO DO AMAPÁ
title INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA PRÁTICA DA SALA DE AULA NO ESTADO DO AMAPÁ
spellingShingle INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA PRÁTICA DA SALA DE AULA NO ESTADO DO AMAPÁ
REIS, MARCOS VINICIUS DE FREITAS
Intolerância religiosa
Ensino Religioso
Escola.
title_short INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA PRÁTICA DA SALA DE AULA NO ESTADO DO AMAPÁ
title_full INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA PRÁTICA DA SALA DE AULA NO ESTADO DO AMAPÁ
title_fullStr INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA PRÁTICA DA SALA DE AULA NO ESTADO DO AMAPÁ
title_full_unstemmed INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA PRÁTICA DA SALA DE AULA NO ESTADO DO AMAPÁ
title_sort INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA PRÁTICA DA SALA DE AULA NO ESTADO DO AMAPÁ
author REIS, MARCOS VINICIUS DE FREITAS
author_facet REIS, MARCOS VINICIUS DE FREITAS
DOS ANJOS, KATIA MARIA BARBOSA
author_role author
author2 DOS ANJOS, KATIA MARIA BARBOSA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv REIS, MARCOS VINICIUS DE FREITAS
DOS ANJOS, KATIA MARIA BARBOSA
dc.subject.por.fl_str_mv Intolerância religiosa
Ensino Religioso
Escola.
topic Intolerância religiosa
Ensino Religioso
Escola.
description O presente artigo trata sobre a ausência de debate e dialogo a respeito do proselitismo em sala de aula. O silencio como problemática, que possibilita que o espaço escolar ao invés de ambiente de alteridade e saber, seja lugar propicio a promoção de difusão de conceitos e ideologias tradicionalmente arraigados a percepção judaico cristã, aos quais possam ser usados com o objetivo de incutir conceitos e percepções que promovam preconceito e discriminações religiosas, inviabilizando discussões sobre a diversidade religiosa e intolerância. Para tanto neste trabalho se discute falas de entrevistas coletadas em pesquisa qualitativa sobre A Concepção Do Ensino Religioso Na Escola Estadual Ana Dias Da Costa[i] Uma Perspectiva Do Ano De 2015/2016, o qual buscou refletir e analisar sobre a formação e habilitação do profissional de educação dos anos iniciais na pratica da disciplina de Ensino Religioso. Partindo da observação de que o lugar das religiões de matrizes religiosas não cristãs foi delimitado, naquele espaço escolar, como um lugar invisível, e que levantar a discussão desta problemática é intransigentemente negada.[i] A Escola Estadual Ana Dias da Costa, tem vinte anos de existência. Situa-se na antiga comunidade do Igarapé da Fortaleza, atualmente com status de bairro, no município de Santana, Amapá. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/2700
10.47209/1519-6674.v.26.n.1.p.55-71
url https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/2700
identifier_str_mv 10.47209/1519-6674.v.26.n.1.p.55-71
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/2700/2036
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Labirinto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Labirinto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labirinto (UNIR); v. 26 (2017): Jan-Mar.; 55-71
1519-6674
10.47209/1519-6674.v26.n.1
reponame:Labirinto (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Labirinto (Porto Velho)
collection Labirinto (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv ||labirinto@unir.br
_version_ 1800219451133526016