As narrativas de viagem de uma educadora publicadas no jornal A Nação (1934)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Jussara Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1624
Resumo: O interesse histórico-educativo pelos “diários de bordo” reside nas referências culturais e educativas neles presentes, dependendo dos motivos da viagem, do que desperta a atenção do viajante e das habilidades que ele desenvolve para então descrevê-la. Diante disso, elegemos a narrativa de viagem de Cecília Meireles a Portugal como uma das fontes para a elaboração desse texto. Colecionadas no álbum intitulado “Diário de Bordo”, as crônicas foram publicadas no jornal A Nação, do Rio de Janeiro, entre os meses de outubro e dezembro de 1934. Nele, a poeta e educadora registrava cronologicamente os fatos e acontecimentos cotidianos do navio seguindo o que é previsto para um diário de viagem: uma sucessão de textos mais ou menos extensos, escritos enquanto uma ação se desenvolve, com certa frequência e regularidade. Interrogando a narrativa, procuramos sinais que fossem suficientes para entender onde e em qual momento o diário deixa de ser apenas um relato dos fatos ocorridos durante a viagem e que serão transmitidos aos leitores do jornal A Nação para se tornar autobiográfico ou autorreferencial, tecendo os sentidos, as impressões e as expectativas da travessia num claro entrelaçamento da vida profissional com a esfera íntima da educadora.
id UNIR-3_0c06ea0cc5ea1f9a1a7b7e7770422ced
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/1624
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling As narrativas de viagem de uma educadora publicadas no jornal A Nação (1934)Diáio de viagem. Escrita autobiográfica. Cecília Meireles.O interesse histórico-educativo pelos “diários de bordo” reside nas referências culturais e educativas neles presentes, dependendo dos motivos da viagem, do que desperta a atenção do viajante e das habilidades que ele desenvolve para então descrevê-la. Diante disso, elegemos a narrativa de viagem de Cecília Meireles a Portugal como uma das fontes para a elaboração desse texto. Colecionadas no álbum intitulado “Diário de Bordo”, as crônicas foram publicadas no jornal A Nação, do Rio de Janeiro, entre os meses de outubro e dezembro de 1934. Nele, a poeta e educadora registrava cronologicamente os fatos e acontecimentos cotidianos do navio seguindo o que é previsto para um diário de viagem: uma sucessão de textos mais ou menos extensos, escritos enquanto uma ação se desenvolve, com certa frequência e regularidade. Interrogando a narrativa, procuramos sinais que fossem suficientes para entender onde e em qual momento o diário deixa de ser apenas um relato dos fatos ocorridos durante a viagem e que serão transmitidos aos leitores do jornal A Nação para se tornar autobiográfico ou autorreferencial, tecendo os sentidos, as impressões e as expectativas da travessia num claro entrelaçamento da vida profissional com a esfera íntima da educadora.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2015-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/162410.26568/2359-2087.2015.1624EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 2 n. 4 (2015); 56-702359-20872359-208710.26568/educa.v2i4reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1624/1484Pimenta, Jussara Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-03T18:43:21Zoai:periodicos.unir.br:article/1624Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2017-05-03T18:43:21Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv As narrativas de viagem de uma educadora publicadas no jornal A Nação (1934)
title As narrativas de viagem de uma educadora publicadas no jornal A Nação (1934)
spellingShingle As narrativas de viagem de uma educadora publicadas no jornal A Nação (1934)
Pimenta, Jussara Santos
Diáio de viagem. Escrita autobiográfica. Cecília Meireles.
title_short As narrativas de viagem de uma educadora publicadas no jornal A Nação (1934)
title_full As narrativas de viagem de uma educadora publicadas no jornal A Nação (1934)
title_fullStr As narrativas de viagem de uma educadora publicadas no jornal A Nação (1934)
title_full_unstemmed As narrativas de viagem de uma educadora publicadas no jornal A Nação (1934)
title_sort As narrativas de viagem de uma educadora publicadas no jornal A Nação (1934)
author Pimenta, Jussara Santos
author_facet Pimenta, Jussara Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Jussara Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Diáio de viagem. Escrita autobiográfica. Cecília Meireles.
topic Diáio de viagem. Escrita autobiográfica. Cecília Meireles.
description O interesse histórico-educativo pelos “diários de bordo” reside nas referências culturais e educativas neles presentes, dependendo dos motivos da viagem, do que desperta a atenção do viajante e das habilidades que ele desenvolve para então descrevê-la. Diante disso, elegemos a narrativa de viagem de Cecília Meireles a Portugal como uma das fontes para a elaboração desse texto. Colecionadas no álbum intitulado “Diário de Bordo”, as crônicas foram publicadas no jornal A Nação, do Rio de Janeiro, entre os meses de outubro e dezembro de 1934. Nele, a poeta e educadora registrava cronologicamente os fatos e acontecimentos cotidianos do navio seguindo o que é previsto para um diário de viagem: uma sucessão de textos mais ou menos extensos, escritos enquanto uma ação se desenvolve, com certa frequência e regularidade. Interrogando a narrativa, procuramos sinais que fossem suficientes para entender onde e em qual momento o diário deixa de ser apenas um relato dos fatos ocorridos durante a viagem e que serão transmitidos aos leitores do jornal A Nação para se tornar autobiográfico ou autorreferencial, tecendo os sentidos, as impressões e as expectativas da travessia num claro entrelaçamento da vida profissional com a esfera íntima da educadora.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1624
10.26568/2359-2087.2015.1624
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1624
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2015.1624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1624/1484
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 2 n. 4 (2015); 56-70
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v2i4
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542011990016