Educação profissional em interface com a educação especial: análise de matrículas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lima, Waldísia Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Leite, Graciliana Garcia, Perez Campos, Juliane Aparecida de Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4705
Resumo: Embora as matrículas da educação regular tenham aumentado nos últimos anos para os estudantes público-alvo da Educação Especial (PAEE) poucos estudos discutem como veem ocorrendo o acesso desses estudantes no âmbito da Educação Profissional.  Assim sendo, esse artigo tem o objetivo de analisar as matrículas dos estudantes público-alvo da Educação Especial na Educação Profissional, nos níveis profissionalizante e técnico (integrado, concomitante e subsequente), a partir das Sinopses Estatísticas da Educação Básica, publicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Essa pesquisa será documental em abordagem qualitativa. Os resultados indicaram que houve um crescimento no número de matrículas dos estudantes público-alvo da Educação Especial, na Educação Profissional, no Brasil, considerando o período de 2011 a 2018. Pode-se afirmar que produzir pesquisas que tratem do diálogo entre as modalidades de ensino de Educação Especial e de Educação Profissional é instigante, pois permite a reflexão sobre o processo de inclusão educacional na Educação Profissional e entender a sua contribuição para a inclusão no trabalho. Sendo assim, esse estudo tem relevância ao estabelecer o diálogo entre a Educação Especial e a Educação Profissional, ainda pouco presente nas pesquisas nacionais.
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spelling Educação profissional em interface com a educação especial: análise de matrículasProfessional education in interface with special education: enrollment analysisFormación profesional en interfaz con la educación especial: análisis de registrosEducação Especial. Educação Profissional. Sinopses Estatísticas.370Educación Especial. Educación Profesional. Sinopsis Estadísticas.Special Education. Professional education. Synopsis StatisticEmbora as matrículas da educação regular tenham aumentado nos últimos anos para os estudantes público-alvo da Educação Especial (PAEE) poucos estudos discutem como veem ocorrendo o acesso desses estudantes no âmbito da Educação Profissional.  Assim sendo, esse artigo tem o objetivo de analisar as matrículas dos estudantes público-alvo da Educação Especial na Educação Profissional, nos níveis profissionalizante e técnico (integrado, concomitante e subsequente), a partir das Sinopses Estatísticas da Educação Básica, publicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Essa pesquisa será documental em abordagem qualitativa. Os resultados indicaram que houve um crescimento no número de matrículas dos estudantes público-alvo da Educação Especial, na Educação Profissional, no Brasil, considerando o período de 2011 a 2018. Pode-se afirmar que produzir pesquisas que tratem do diálogo entre as modalidades de ensino de Educação Especial e de Educação Profissional é instigante, pois permite a reflexão sobre o processo de inclusão educacional na Educação Profissional e entender a sua contribuição para a inclusão no trabalho. Sendo assim, esse estudo tem relevância ao estabelecer o diálogo entre a Educação Especial e a Educação Profissional, ainda pouco presente nas pesquisas nacionais.Aunque la inscripción en educación regular ha aumentado en los últimos años para los estudiantes que se enfocan en Educación Especial (PAEE), pocos estudios discuten cómo estos estudiantes están accediendo a la Educación Profesional. Por lo tanto, este artículo tiene como objetivo analizar los registros de los alumnos público objetivo que requieren Educación Especial en Educación Profesional, tanto en el nivel profesional como técnico (integrado, concomitante y posterior), de las Sinopsis  Estadísticas de la Educación Básica publicadas por el Instituto Nacional de Educación. Estudios e Investigación Anísio Teixeira (INEP). Esta investigación será documentada con un enfoque cuantitativo y cualitativo. Los resultados indicaron que hubo un aumento en el número de registro los estudiantes público objetivo de requerir Educación Especial en Educación Profesional, en Brasil, considerado el período de 2011 a 2018. Se puede afirmar que la producir investigaciones que se ocupen del diálogo entre las modalidades de la enseñanza de Educación Especial y de Educación Profesional es estimulante, porque permite reflexionar sobre el proceso de inclusión educativa en la Educación Profesional y su comprender para la inclusión en el trabajo. Por lo tanto, este estudio tiene relevancia al establecer el diálogo entre Educación Especial y Educación Profesional, aunque poco representado en la investigaciones nacionales.Although enrollment in regular education has increased in recent years for students targeting Special Education (PAEE), few studies discuss how these students are accessing vocational education. So this article has the objective was to analyse the enrollment of public students of the Special Education in Professional Education, at the professional and technical levels (integrated, concurrent and subsequent), based on the Basic Education Statistics Synopses, published by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP). Documentary research with a quantitative and qualitative approach was used. The results indicated that there was an increase in the number of enrollments of public students of Special Education, in Professional Education, in Brazil, during the period from 2011 to 2018. It can be affirmed that the outcome of this research, that deals with the dialogue between teaching quality of the Special Education and Professional Education, is promising, as it emphasizes on the educational process of inclusion in Professional Education and its contribution to workplace inclusion. Therefore, this study has relevance in establishing the dialogue between Special Education and Professional Education, which still has a little present in national research.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesDocumental/Qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/470510.26568/2359-2087.2021.4705EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-162359-20872359-208710.26568/educa.v8i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4705/4276Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Lima, Waldísia RodriguesLeite, Graciliana GarciaPerez Campos, Juliane Aparecida de Paula2022-01-02T22:26:09Zoai:periodicos.unir.br:article/4705Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2022-01-02T22:26:09Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
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