Negritude e infância negra: usos e sentidos em contos de Mãe Beata de Yemonjá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Alex Sander
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vitorio, Janaina Damasio, Canarim, Guilherme Oreste
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2584
Resumo: Neste artigo vamos tratar do tema da negritude e da infância negra e sua relação com contos afro-brasileiros. Com o mito da democracia racial no Brasil, houve um processo de esvaziamento dos sentidos de negritude. Em consequência ocorreu um forte esgotamento da infância negra, fazendo com que as crianças tenham dificuldade de se afirmarem negras. Ansiamos discutir as seguintes questões: há uma infância negra? Em havendo, qual é o seu lugar na sociedade? Como ela se apresenta? Qual a sua importância na formação das identidades negras? Em que sentido pode se pensar a infância negra na a partir de contos afro-brasileiros? Nesse sentido, pretendemos trazer o tema da negritude e da infância negra confrontados em seus usos e sentidos em contos afro-brasileiros. Nosso intuito é apresentar um breve panorama dos conceitos, confrontando-se com narrativas de Beatriz Moreira Costa, Mãe Beata em sua obra “História que a minha vó contava” (2004). A tentativa é mostrar as possibilidades de superação dos esvaziamentos e esgotamentos da infância negra em nossos ambientes formativos.
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spelling Negritude e infância negra: usos e sentidos em contos de Mãe Beata de YemonjáNegritud e infancia negra: usos y sentidos en cuentos de Madre Beata de YemonjáBlackness and black childhood: uses and senses of Holy Mother of YemonjáNegritude. Infância negra. Memória. Narrativa.Blackness. Black childhood. Memory. Narrative.Negritud. Infancia negra. Memoria. Narrativa.Neste artigo vamos tratar do tema da negritude e da infância negra e sua relação com contos afro-brasileiros. Com o mito da democracia racial no Brasil, houve um processo de esvaziamento dos sentidos de negritude. Em consequência ocorreu um forte esgotamento da infância negra, fazendo com que as crianças tenham dificuldade de se afirmarem negras. Ansiamos discutir as seguintes questões: há uma infância negra? Em havendo, qual é o seu lugar na sociedade? Como ela se apresenta? Qual a sua importância na formação das identidades negras? Em que sentido pode se pensar a infância negra na a partir de contos afro-brasileiros? Nesse sentido, pretendemos trazer o tema da negritude e da infância negra confrontados em seus usos e sentidos em contos afro-brasileiros. Nosso intuito é apresentar um breve panorama dos conceitos, confrontando-se com narrativas de Beatriz Moreira Costa, Mãe Beata em sua obra “História que a minha vó contava” (2004). A tentativa é mostrar as possibilidades de superação dos esvaziamentos e esgotamentos da infância negra em nossos ambientes formativos.In this article we will deal with black blackness and childhood and its relation with Afro-Brazilian tales. With the myth of racial democracy in Brazil, there was a process of emptying the senses of blackness. As a consequence, there was a strong exhaustion of black childhood, making children have a hard time claiming to be black. We are anxious to discuss the following questions: Is there a black childhood? So what is your place in society? How does she present herself? What is its importance in the formation of black identities? In what way can black childhood be thought of as from Afro-Brazilian tales? In this sense, we intend to bring the theme of blackness and black childhood confronted in its uses and senses in Afro-Brazilian tales. Our intention is to present a brief overview of the concepts, confronting narratives of Beatriz Moreira Costa,Holy Mother in her work "History that my grandmother told" (2004). The attempt is to show the possibilities of overcoming the emptying and exhaustion of black childhood in our formative environments.En este artículo vamos a tratar del tema de la negritud y de la infancia negra y su relación con cuentos afro-brasileños. Con el mito de la democracia racial en Brasil, hubo un proceso de vaciamiento de los sentidos de negritud. En consecuencia se produjo un fuerte agotamiento de la infancia negra, haciendo que los niños tengan dificultad de afirmarse negras. En el caso de las mujeres, En efecto, ¿cuál es su lugar en la sociedad? ¿Cómo se presenta? ¿Cuál es su importancia en la formación de las identidades negras? ¿En qué sentido se puede pensar la infancia negra a partir de cuentos afro-brasileños? En ese sentido, pretendemos traer el tema de la negritud y de la infancia negra confrontados en sus usos y sentidos en cuentos afro-brasileños. En el caso de que se trate de una persona que no sea de su familia, El intento es mostrar las posibilidades de superación de los vaciados y agotamiento de la infancia negra en nuestros ambientes formativos.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2018-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/258410.26568/2359-2087.2017.2584EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 4 n. 9 (2017); 20-312359-20872359-2087reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2584/2138Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Alex SanderVitorio, Janaina DamasioCanarim, Guilherme Oreste2018-01-06T04:35:56Zoai:periodicos.unir.br:article/2584Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2018-01-06T04:35:56Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
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