“Meu cérebro é morto”: relato de experiência sobre um caso de epilepsia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kremer, Carine Antonia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza, Suzana Rocha de, Oliveira, Anatália Daiane de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2958
Resumo: Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre um caso de epilepsia, no qual uma criança de nove anos é diagnosticada e recebe a notícia de forma inapropriada. Este texto tem como objetivo, portanto, relatar e refletir sobre o caso dessa criança, atendido em uma clínica escola de psicologia no interior do estado de Rondônia. Por tratar-se de um caso clínico, o método utilizado foi o atendimento psicoterapêutico, com sessões de cinquenta minutos que se estenderam por aproximadamente dez meses no ano de 2012, nas quais foram realizadas atividades lúdicas em uma sala para atendimento infantil. Percebe-se que a criança carrega forte rótulo imposto pelo médico, que juntamente com o diagnóstico dado pelo médico, foram utilizados pela escola para eximir sua responsabilidade em relação à aprendizagem dessa criança.
id UNIR-3_1ff0468f0e5c7101a6ba9eaa6367c2dc
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/2958
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling “Meu cérebro é morto”: relato de experiência sobre um caso de epilepsia“My brain is dead”: an experience report about a case of epilepsy“Mi cerebro és muerto”: relato de experiencia sobre un caso de epilepsiaEpilepsia. Fracasso escolar. Aprendizagem.Epilepsy. School failure. Learning.Epilepsia. Fracaso escolar. Aprendizaje.Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre um caso de epilepsia, no qual uma criança de nove anos é diagnosticada e recebe a notícia de forma inapropriada. Este texto tem como objetivo, portanto, relatar e refletir sobre o caso dessa criança, atendido em uma clínica escola de psicologia no interior do estado de Rondônia. Por tratar-se de um caso clínico, o método utilizado foi o atendimento psicoterapêutico, com sessões de cinquenta minutos que se estenderam por aproximadamente dez meses no ano de 2012, nas quais foram realizadas atividades lúdicas em uma sala para atendimento infantil. Percebe-se que a criança carrega forte rótulo imposto pelo médico, que juntamente com o diagnóstico dado pelo médico, foram utilizados pela escola para eximir sua responsabilidade em relação à aprendizagem dessa criança.This article is an experience report about a case of epilepsy, in which a nine-year-old child is diagnosed and receives the news inappropriately. This text is therefore intended to report and reflect on the case of this child, attended at a clinical psychology school in the interior of the state of Rondônia. As a clinical case, the method used was psychotherapeutic care, with sessions of fifty minutes that lasted for approximately ten months in 2012, during which play activities were performed in a room for child care. It is noticed that the child carries a strong label imposed by the doctor, which together with the diagnosis given by the doctor, were used by the school to evade their responsibility in relation to learning of this child.Este articulo se trata de un relato de experiencia sobre un caso de epilepsia, en el cual un niño de nueve años és diagnosticada y recibe la notícia de manera inapropriada. Este texto tiene como objetivo, por lo tanto, relatar y reflexionar sobre el caso de ese niño, atendido en una clínica escuela de psicologia en el interior del estado de Rondônia. Por se tratar de un caso clínico, el método utilizado ha sido el atendimiento psicoterapeutico, con sesiones de cincuenta minutos que se extendieron por Aproximadamente diez meses en el año de 2012, en las cuales fueron realizadas actividades lúdicas en una sala para atendimiento infantil. Se percibe que el niño carga fuerte etiqueta impuesto por el médico, que junto con el diagnóstico dado por el médico, fueron utilizados por la escuela para eximir su responsapilidad en relación a la aprendizaje de ese niño.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2018-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/295810.26568/2359-2087.2017.2958EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 4 n. 9 (2017); 32-472359-20872359-2087reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2958/2139Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKremer, Carine AntoniaSouza, Suzana Rocha deOliveira, Anatália Daiane de2018-01-06T04:35:56Zoai:periodicos.unir.br:article/2958Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2018-01-06T04:35:56Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv “Meu cérebro é morto”: relato de experiência sobre um caso de epilepsia
“My brain is dead”: an experience report about a case of epilepsy
“Mi cerebro és muerto”: relato de experiencia sobre un caso de epilepsia
title “Meu cérebro é morto”: relato de experiência sobre um caso de epilepsia
spellingShingle “Meu cérebro é morto”: relato de experiência sobre um caso de epilepsia
Kremer, Carine Antonia
Epilepsia. Fracasso escolar. Aprendizagem.
Epilepsy. School failure. Learning.
Epilepsia. Fracaso escolar. Aprendizaje.
title_short “Meu cérebro é morto”: relato de experiência sobre um caso de epilepsia
title_full “Meu cérebro é morto”: relato de experiência sobre um caso de epilepsia
title_fullStr “Meu cérebro é morto”: relato de experiência sobre um caso de epilepsia
title_full_unstemmed “Meu cérebro é morto”: relato de experiência sobre um caso de epilepsia
title_sort “Meu cérebro é morto”: relato de experiência sobre um caso de epilepsia
author Kremer, Carine Antonia
author_facet Kremer, Carine Antonia
Souza, Suzana Rocha de
Oliveira, Anatália Daiane de
author_role author
author2 Souza, Suzana Rocha de
Oliveira, Anatália Daiane de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kremer, Carine Antonia
Souza, Suzana Rocha de
Oliveira, Anatália Daiane de
dc.subject.por.fl_str_mv Epilepsia. Fracasso escolar. Aprendizagem.
Epilepsy. School failure. Learning.
Epilepsia. Fracaso escolar. Aprendizaje.
topic Epilepsia. Fracasso escolar. Aprendizagem.
Epilepsy. School failure. Learning.
Epilepsia. Fracaso escolar. Aprendizaje.
description Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre um caso de epilepsia, no qual uma criança de nove anos é diagnosticada e recebe a notícia de forma inapropriada. Este texto tem como objetivo, portanto, relatar e refletir sobre o caso dessa criança, atendido em uma clínica escola de psicologia no interior do estado de Rondônia. Por tratar-se de um caso clínico, o método utilizado foi o atendimento psicoterapêutico, com sessões de cinquenta minutos que se estenderam por aproximadamente dez meses no ano de 2012, nas quais foram realizadas atividades lúdicas em uma sala para atendimento infantil. Percebe-se que a criança carrega forte rótulo imposto pelo médico, que juntamente com o diagnóstico dado pelo médico, foram utilizados pela escola para eximir sua responsabilidade em relação à aprendizagem dessa criança.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2958
10.26568/2359-2087.2017.2958
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2958
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2017.2958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2958/2139
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 4 n. 9 (2017); 32-47
2359-2087
2359-2087
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542145159168