Análisis del contenido “animales venenosos” en los libros de texto de ciencias naturales
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4760 |
Resumo: | o estudo buscou analisar o conteúdo “animais peçonhentos” nos livros didáticos (LD) de Ciências Naturais dos anos finais do Ensino Fundamental (EF), aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático Brasileiro (PNLD) 2017. Foram analisadas treze coleções com cinquenta e dois livros do 6º ao 9º ano. Utilizou-se a Análise de Conteúdo através de cinco categorias de análise: organização do conteúdo conceitual; biologia dos animais peçonhentos; esquema de ilustração; acidentes e primeiros socorros; e atividades propostas. Realizou-se uma Análise de Componentes Principais (PCA) para avaliar a variação dos parâmetros. Nas coleções analisadas, o tema foi abordado em apenas um livro de cada coleção, todos do 7° ano do EF. Na maior parte dos livros analisados (77%), a abordagem do tema se apresentou de forma superficial, fragmentada, descontextualizada e trazendo erros conceituais. Muitas das ilustrações não estavam corretamente relacionadas, os exercícios eram meramente mnemônicos, e as atividades complementares não instigavam a curiosidade e a criatividade. Dos treze livros analisados, apenas dois (15,38%) utilizaram maior rigor científico na descrição do tema. Assim, é preciso refletir sobre a importância da escolha criteriosa do LD pelos professores da Educação Básica, considerando que alguns dos LD analisados ainda são adotados e, frequentemente, utilizados como única fonte de informação no chão da escola. |
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Análisis del contenido “animales venenosos” en los libros de texto de ciencias naturalesAnalysis of the content “venomous animals” in the textbooks of natural sciencesAnálise do conteúdo “animais peçonhentos” nos livros didáticos de Ciências NaturaisBiologia. Ensino. Livro. Animais peçonhentos.370 - EducaçãoBiology. Teaching. Book. Venomous animals.Biología. Enseñando. Libro. Animales venenosos.o estudo buscou analisar o conteúdo “animais peçonhentos” nos livros didáticos (LD) de Ciências Naturais dos anos finais do Ensino Fundamental (EF), aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático Brasileiro (PNLD) 2017. Foram analisadas treze coleções com cinquenta e dois livros do 6º ao 9º ano. Utilizou-se a Análise de Conteúdo através de cinco categorias de análise: organização do conteúdo conceitual; biologia dos animais peçonhentos; esquema de ilustração; acidentes e primeiros socorros; e atividades propostas. Realizou-se uma Análise de Componentes Principais (PCA) para avaliar a variação dos parâmetros. Nas coleções analisadas, o tema foi abordado em apenas um livro de cada coleção, todos do 7° ano do EF. Na maior parte dos livros analisados (77%), a abordagem do tema se apresentou de forma superficial, fragmentada, descontextualizada e trazendo erros conceituais. Muitas das ilustrações não estavam corretamente relacionadas, os exercícios eram meramente mnemônicos, e as atividades complementares não instigavam a curiosidade e a criatividade. Dos treze livros analisados, apenas dois (15,38%) utilizaram maior rigor científico na descrição do tema. Assim, é preciso refletir sobre a importância da escolha criteriosa do LD pelos professores da Educação Básica, considerando que alguns dos LD analisados ainda são adotados e, frequentemente, utilizados como única fonte de informação no chão da escola.The study aimed to analyze the content “venomous animals” in the Natural Sciences textbooks (NSTs) of the final years of Elementary School (ES), approved by the National Program of Brazilian Textbooks (PNLD) 2017. Were analyzed 13 collections with 52 books of the 6th to 9th grade. We use Content Analysis through five categories of analysis: organization of conceptual content; biology of venomous animals; illustration scheme; accidents and first aid; and proposed activities. We performed a Principal Component Analysis (PCA) to evaluate the variation of the parameters. In the collections analyzed, the theme was approached in only one book of each collection, all from the 7th grade of ES. In most of the analyzed books (77%), the approach of the theme was superficial, fragmented, decontextualized and bringing conceptual errors. Many of the illustrations were not correctly related, the exercises were merely mnemonic, and the complementary activities did not arouse curiosity and creativity. Of the thirteen books analyzed, only two (15.38%) used greater scientific rigor in describing the theme. Thus, we need to reflect on the importance of careful choice of NSTs by teachers of Basic Education, considering that some of the analyzed NSTs are still adopted, and often used as the only source of information on the school.El estudio objetivou analizar el contenido de "animales venenosos" en los libros de texto de Ciencias Naturales (LCNs) de los últimos años de la Escuela Primaria (EP), aprobado por el Programa Nacional de Libros de Texto Brasileños (PNLD) 2017. Se analizaron 13 colecciones con 52 libros. del sexto al noveno grado. Utilizamos el análisis de contenido a través de cinco categorías de análisis: organización del contenido conceptual; biología de animales venenosos; esquema de ilustración; accidentes y primeros auxilios; y actividades propuestas. Realizamos un análisis de componentes principales (PCA) para evaluar la variación de los parámetros. En las colecciones analizadas, el tema se abordó en un solo libro de cada colección, todos del séptimo grado de la EP. En la mayoría de los libros analizados (77%), el enfoque del tema fue superficial, fragmentado, descontextualizado y trajo errores conceptuales. Muchas de las ilustraciones no estaban relacionadas correctamente, los ejercicios eran simplemente nemotécnicos y las actividades complementarias no despertaron curiosidad y creatividad. De los trece libros analizados, solo dos (15.38%) utilizaron un mayor rigor científico para describir el tema. Por lo tanto, debemos reflexionar sobre la importancia de la elección cuidadosa de los LCNs por parte de los maestros de Educación Básica, teniendo en cuenta que algunos de los LCNs analizados aún se adoptan y, a menudo, se utilizan como la única fuente de información en la escuela.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa bibliográfica e de campoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/476010.26568/2359-2087.2020.4760EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 1357-13812359-20872359-208710.26568/educa.v7i17reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4760/3776Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessConceição, Deisiane da Silva SouzaBraga, Jacqueline Ramos MachadoProtázio, Arielson dos Santos2021-01-07T02:10:14Zoai:periodicos.unir.br:article/4760Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2021-01-07T02:10:14Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
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