Regional/Rural Normal Schools in the Etate of Maranhão in the 1950s

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tiago Rodrigues da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa, Odaléia Alves da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5468
Resumo: O artigo analisa alguns aspectos sobre a história dos cursos normais regionais de formação de professores primários rurais pelo estado do Maranhão, Brasil. Com a sistematização de dados estatísticos produzidos pelo INEP/MEC entre 1949 e 1960, foi possível verificar a implantação de Escolas Normais Regionais/Rurais no Maranhão a partir da segunda metade dos anos 1950. Constatou-se, porém, que a lenta difusão de escolas com curso normal regional ficou restrita ao setor privado, nas regiões noroeste e centro-sul do estado. A Igreja Católica, por meio de congregações religiosas, ofertou a formação do magistério primário rural maranhense, com contrapartidas legais e financeiras do poder público.
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spelling Regional/Rural Normal Schools in the Etate of Maranhão in the 1950sEscuelas Normales Regionales/Rurales en el Estado de Maranhão en los años 50As escolas Normais Regionais/Rurais pelo Estado do Maranhão nos anos 1950Ensino normal regional. Magistério primário rural. Igreja Católica.370 - EducaçãoEnsino normal regional. Magistério primário rural. Igreja Católica.Regional normal education. Rural primary teaching. Catholic church.O artigo analisa alguns aspectos sobre a história dos cursos normais regionais de formação de professores primários rurais pelo estado do Maranhão, Brasil. Com a sistematização de dados estatísticos produzidos pelo INEP/MEC entre 1949 e 1960, foi possível verificar a implantação de Escolas Normais Regionais/Rurais no Maranhão a partir da segunda metade dos anos 1950. Constatou-se, porém, que a lenta difusão de escolas com curso normal regional ficou restrita ao setor privado, nas regiões noroeste e centro-sul do estado. A Igreja Católica, por meio de congregações religiosas, ofertou a formação do magistério primário rural maranhense, com contrapartidas legais e financeiras do poder público.El artículo analiza algunos aspectos de la historia de los cursos regionales normales para la formación de maestros de primaria rurales en el estado de Maranhão, Brasil. Con sistematización de los datos estadísticos producidos por INEP / MEC entre 1949 y 1960, fue posible verificar la implantación de las Escuelas Regionales / Rurales de Maranhão, desde la segunda mitad de la década de 1950. Sin embargo, se descubrió que la difusión lenta de las escuelas con cursos regionales normales estaba restringida al sector privado, en las regiones noroeste y centro-sur del estado. La Iglesia Católica, a través de congregaciones religiosas, gestionó la formación de la enseñanza primaria rural en Maranhão, con contrapartes legales y financieras de las autoridades públicas.The article analyzes some aspects about the history of the normal regional courses for the formation of rural primary teachers in the state of Maranhão, Brazil. With systematization of statistical data produced by INEP/MEC between 1949 and 1960, it was possible to verify the implementation of Regional/Rural Normal Schools in Maranhão, from the second half of the 1950s. It was found, however, that the slow diffusion of schools with normal regional courses was restricted to the private sector, in the northwest and central-south regions of the state. The Catholic Church, through religious congregations, managed the formation of the rural primary teaching in Maranhão, with legal and financial counterparts from the public authorities.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2020-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Históricaapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/546810.26568/2359-2087.2020.5468EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 1070-10942359-20872359-208710.26568/educa.v7i17reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5468/3724Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Tiago Rodrigues daCosta, Odaléia Alves da2021-01-07T02:10:21Zoai:periodicos.unir.br:article/5468Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2021-01-07T02:10:21Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
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