Quadrinhos: uma abordagem multimodal para o ensino de Filosofia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2529 |
Resumo: | A complexidade da realidade que nos cerca exige múltiplas formas de interação, interpretação e reação que transcendem o ler e escrever, fazendo com que o processo de ensino e aprendizagem seja alvo de profunda reflexão. Dessa forma, estudos recentes apontam para a importância da questão do multiletramento e da multimodalidade no contexto escolar. Letrar-se não é o mesmo que ser alfabetizado, vai além do decifrar códigos, diz respeito a dar significado a eles (CATTO, 2013; FERRAZ, 2008; FIGUEIREDO; GUARINELLO, 2013). Nesse sentido há múltiplos letramentos que se constroem de muitos modos. Para fundamentar essa discussão contamos com as contribuições de Halliday (1994) sobre a Linguística Sistêmico-Funcional, e de Fairclough (2003), com a Análise Crítica do Discurso (2003), para quem todo discurso traz consigo uma visão de mundo e uma carga ideológica. Nesse sentido, apresentamos uma sequência didática para a disciplina de Filosofia, no 2º ano do Ensino Médio, em uma instituição pública estadual, cujo objetivo é fazer uma análise do Mito da Caverna de Platão (2000) lançando mão de recursos de pré-leitura, leitura e pós-leitura, além de reproduzir, em forma de HQ, o texto platônico, possibilitando aos alunos (re) fazer relações entre este e a realidade. |
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Quadrinhos: uma abordagem multimodal para o ensino de FilosofiaCómics: um enfoque multimodal para la enseñanza de la FilosofiaComic: a multimodal approach to the teaching of PhilosophyMultiletramentoMultimodalidadeAnálise Crítica do DiscursoLinguística Sistêmico-FuncionalMito da Caverna370Multiletramento. Multimodalidad. Análisis Crítico del Discurso. Linguistica Sistémico-Funcional. Mito de la Caverna.Multiliteracy. Multimodality. Critical Discourse Analysis. Systemic-Functional Linguistics. Myth of the Cave.A complexidade da realidade que nos cerca exige múltiplas formas de interação, interpretação e reação que transcendem o ler e escrever, fazendo com que o processo de ensino e aprendizagem seja alvo de profunda reflexão. Dessa forma, estudos recentes apontam para a importância da questão do multiletramento e da multimodalidade no contexto escolar. Letrar-se não é o mesmo que ser alfabetizado, vai além do decifrar códigos, diz respeito a dar significado a eles (CATTO, 2013; FERRAZ, 2008; FIGUEIREDO; GUARINELLO, 2013). Nesse sentido há múltiplos letramentos que se constroem de muitos modos. Para fundamentar essa discussão contamos com as contribuições de Halliday (1994) sobre a Linguística Sistêmico-Funcional, e de Fairclough (2003), com a Análise Crítica do Discurso (2003), para quem todo discurso traz consigo uma visão de mundo e uma carga ideológica. Nesse sentido, apresentamos uma sequência didática para a disciplina de Filosofia, no 2º ano do Ensino Médio, em uma instituição pública estadual, cujo objetivo é fazer uma análise do Mito da Caverna de Platão (2000) lançando mão de recursos de pré-leitura, leitura e pós-leitura, além de reproduzir, em forma de HQ, o texto platônico, possibilitando aos alunos (re) fazer relações entre este e a realidade. La complejidad de la realidad que nos rodea exige múltiples formas de interacción, interpretación y reacción que trascienden el leer y escribir, haciendo que el proceso de enseñanza y aprendizaje sea objeto de profunda reflexión. De esta forma, estudios recientes apuntan a la importancia de la cuestión del multiletramento y de la multimodalidad en el contexto escolar. Conocer las letras no es lo mismo que ser alfabetizado, va más allá del descifrar códigos, se refiere a dar significado a ellos (CATTO, 2013; FERRAZ, 2008; FIGUEIREDO; GUARINELLO, 2013). Em esse sentido hay multiletramentos que se construyen de muchos modos. Para fundamentar esta discusión contamos con las contribuciones de Halliday (1994) sobre la Lingüística Sistémico-Funcional, y de Fairclough (2003), con el Análisis Crítico del Discurso (2003), para quien todo discurso trae consigo una visión de mundo y una carga ideológica. En este sentido, presentamos una secuencia didáctica para la disciplina de Filosofía, en la segunda serie de la Enseñanza Media, en una institución pública estatal, cuyo objetivo es hacer un análisis del Mito de la Caverna de Platón (2000) utilizando recursos de pre-lectura, lectura y post-lectura, además de reproducir, em forma de comics, el texto platónico, posibilitando a los alumnos (re) hacer relaciones entre el texto y la realidade. The complexity of reality that surrounds us demands multiple forms of interaction, interpretation and reaction that transcend reading and writing, making the process of teaching and learning a subject of profound reflection. Thus, recent studies point to the importance of the issue of multiliteracy and multimodality in the school context. Lettering is not the same as being literate, it goes beyond deciphering codes, it is about giving meaning to them (CATTO, 2013; FERRAZ, 2008; FIGUEIREDO; GUARINELLO, 2013). In this sense, multiple literacies are constructed in many ways. To support this discussion we rely on the contributions of Halliday (1994) on Systemic-Functional Linguistics, and Fairclough (2003), with the Critical Discourse Analysis (2003), for whom every speech brings with it a worldview and an ideological burden. In this sense, we present a didactic sequence for the discipline of Philosophy, in the second year of high school, in a public institution, whose objective is to make an analysis of the Myth of the Cave of Plato (2000) using pre-reading, reading and post-reading resources, besides reproducing, in the form of comic, the platonic text, enabling students to (re) establishing relationships between text and reality. Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2018-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa de opiniãoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/252910.26568/2359-2087.2017.2529EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 4 n. 9 (2017); 114-1282359-20872359-2087reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2529/2144Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBeraldi, Gabriel MoreiraCoimbra, Alda Maria2018-01-06T04:35:56Zoai:periodicos.unir.br:article/2529Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2018-01-06T04:35:56Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
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