O Ensino de Língua Inglesa e Portuguesa sob a ótica dos PCN’s

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Glauciany Damas
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Freitas, Sirley Leite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1194
Resumo:      O presente artigo apresenta um estudo sobre o ensino de língua inglesa e portuguesa nas escolas públicas baseando-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), estabelecendo uma relação entre as sugestões propostas pelos referidos documentos com o que efetivamente ocorre em sala de aula. Os PCNs são orientações para conduzir o ensino de todas as disciplinas nas escolas públicas ou privadas e tais orientações foram criadas pelo MEC a fim de servir como ponto de partida para o trabalho docente. Servem, portanto, para nortear as atividades realizadas em sala de aula, reger escolas e professores sobre o que deve ser ensinado e quais as formas de ensinar, pois a prática docente deve encaminhar os alunos rumo à aprendizagem. Com uma pesquisa bibliográfica a partir das Leis e Normas e uma entrevista semiestruturadas com professores licenciados em Língua Inglesa e Língua Portuguesa, buscamos identificar por que os alunos têm dificuldades em assimilar as questões gramaticais, sintáticas, ortográficas e subordinadas da Língua Portuguesa e também, refletir acerca de como ocorre o ensino de Língua Inglesa nas escolas públicas.
id UNIR-3_45fcca3871bd93a61e6762027e8eed81
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/1194
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling O Ensino de Língua Inglesa e Portuguesa sob a ótica dos PCN’sEnsino da Língua Portuguesa. Ensino da Língua Inglesa. Parâmetros Curriculares Nacionais.Educação     O presente artigo apresenta um estudo sobre o ensino de língua inglesa e portuguesa nas escolas públicas baseando-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), estabelecendo uma relação entre as sugestões propostas pelos referidos documentos com o que efetivamente ocorre em sala de aula. Os PCNs são orientações para conduzir o ensino de todas as disciplinas nas escolas públicas ou privadas e tais orientações foram criadas pelo MEC a fim de servir como ponto de partida para o trabalho docente. Servem, portanto, para nortear as atividades realizadas em sala de aula, reger escolas e professores sobre o que deve ser ensinado e quais as formas de ensinar, pois a prática docente deve encaminhar os alunos rumo à aprendizagem. Com uma pesquisa bibliográfica a partir das Leis e Normas e uma entrevista semiestruturadas com professores licenciados em Língua Inglesa e Língua Portuguesa, buscamos identificar por que os alunos têm dificuldades em assimilar as questões gramaticais, sintáticas, ortográficas e subordinadas da Língua Portuguesa e também, refletir acerca de como ocorre o ensino de Língua Inglesa nas escolas públicas.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2015-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/119410.26568/2359-2087.2014.1194EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 1 n. 2 (2014); 99-1202359-20872359-208710.26568/educa.v1i2reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1194/1275Ramos, Glauciany DamasFreitas, Sirley Leiteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T00:07:36Zoai:periodicos.unir.br:article/1194Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2015-04-08T00:07:36Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de Língua Inglesa e Portuguesa sob a ótica dos PCN’s
title O Ensino de Língua Inglesa e Portuguesa sob a ótica dos PCN’s
spellingShingle O Ensino de Língua Inglesa e Portuguesa sob a ótica dos PCN’s
Ramos, Glauciany Damas
Ensino da Língua Portuguesa. Ensino da Língua Inglesa. Parâmetros Curriculares Nacionais.
Educação
title_short O Ensino de Língua Inglesa e Portuguesa sob a ótica dos PCN’s
title_full O Ensino de Língua Inglesa e Portuguesa sob a ótica dos PCN’s
title_fullStr O Ensino de Língua Inglesa e Portuguesa sob a ótica dos PCN’s
title_full_unstemmed O Ensino de Língua Inglesa e Portuguesa sob a ótica dos PCN’s
title_sort O Ensino de Língua Inglesa e Portuguesa sob a ótica dos PCN’s
author Ramos, Glauciany Damas
author_facet Ramos, Glauciany Damas
Freitas, Sirley Leite
author_role author
author2 Freitas, Sirley Leite
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Glauciany Damas
Freitas, Sirley Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da Língua Portuguesa. Ensino da Língua Inglesa. Parâmetros Curriculares Nacionais.
Educação
topic Ensino da Língua Portuguesa. Ensino da Língua Inglesa. Parâmetros Curriculares Nacionais.
Educação
description      O presente artigo apresenta um estudo sobre o ensino de língua inglesa e portuguesa nas escolas públicas baseando-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), estabelecendo uma relação entre as sugestões propostas pelos referidos documentos com o que efetivamente ocorre em sala de aula. Os PCNs são orientações para conduzir o ensino de todas as disciplinas nas escolas públicas ou privadas e tais orientações foram criadas pelo MEC a fim de servir como ponto de partida para o trabalho docente. Servem, portanto, para nortear as atividades realizadas em sala de aula, reger escolas e professores sobre o que deve ser ensinado e quais as formas de ensinar, pois a prática docente deve encaminhar os alunos rumo à aprendizagem. Com uma pesquisa bibliográfica a partir das Leis e Normas e uma entrevista semiestruturadas com professores licenciados em Língua Inglesa e Língua Portuguesa, buscamos identificar por que os alunos têm dificuldades em assimilar as questões gramaticais, sintáticas, ortográficas e subordinadas da Língua Portuguesa e também, refletir acerca de como ocorre o ensino de Língua Inglesa nas escolas públicas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1194
10.26568/2359-2087.2014.1194
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1194
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2014.1194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1194/1275
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 1 n. 2 (2014); 99-120
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v1i2
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174541546422272