O Ensino de Língua Inglesa e Portuguesa sob a ótica dos PCN’s
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1194 |
Resumo: | O presente artigo apresenta um estudo sobre o ensino de língua inglesa e portuguesa nas escolas públicas baseando-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), estabelecendo uma relação entre as sugestões propostas pelos referidos documentos com o que efetivamente ocorre em sala de aula. Os PCNs são orientações para conduzir o ensino de todas as disciplinas nas escolas públicas ou privadas e tais orientações foram criadas pelo MEC a fim de servir como ponto de partida para o trabalho docente. Servem, portanto, para nortear as atividades realizadas em sala de aula, reger escolas e professores sobre o que deve ser ensinado e quais as formas de ensinar, pois a prática docente deve encaminhar os alunos rumo à aprendizagem. Com uma pesquisa bibliográfica a partir das Leis e Normas e uma entrevista semiestruturadas com professores licenciados em Língua Inglesa e Língua Portuguesa, buscamos identificar por que os alunos têm dificuldades em assimilar as questões gramaticais, sintáticas, ortográficas e subordinadas da Língua Portuguesa e também, refletir acerca de como ocorre o ensino de Língua Inglesa nas escolas públicas. |
id |
UNIR-3_45fcca3871bd93a61e6762027e8eed81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/1194 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Ensino de Língua Inglesa e Portuguesa sob a ótica dos PCN’sEnsino da Língua Portuguesa. Ensino da Língua Inglesa. Parâmetros Curriculares Nacionais.Educação O presente artigo apresenta um estudo sobre o ensino de língua inglesa e portuguesa nas escolas públicas baseando-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), estabelecendo uma relação entre as sugestões propostas pelos referidos documentos com o que efetivamente ocorre em sala de aula. Os PCNs são orientações para conduzir o ensino de todas as disciplinas nas escolas públicas ou privadas e tais orientações foram criadas pelo MEC a fim de servir como ponto de partida para o trabalho docente. Servem, portanto, para nortear as atividades realizadas em sala de aula, reger escolas e professores sobre o que deve ser ensinado e quais as formas de ensinar, pois a prática docente deve encaminhar os alunos rumo à aprendizagem. Com uma pesquisa bibliográfica a partir das Leis e Normas e uma entrevista semiestruturadas com professores licenciados em Língua Inglesa e Língua Portuguesa, buscamos identificar por que os alunos têm dificuldades em assimilar as questões gramaticais, sintáticas, ortográficas e subordinadas da Língua Portuguesa e também, refletir acerca de como ocorre o ensino de Língua Inglesa nas escolas públicas.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2015-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/119410.26568/2359-2087.2014.1194EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 1 n. 2 (2014); 99-1202359-20872359-208710.26568/educa.v1i2reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1194/1275Ramos, Glauciany DamasFreitas, Sirley Leiteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T00:07:36Zoai:periodicos.unir.br:article/1194Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2015-04-08T00:07:36Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino de Língua Inglesa e Portuguesa sob a ótica dos PCN’s |
title |
O Ensino de Língua Inglesa e Portuguesa sob a ótica dos PCN’s |
spellingShingle |
O Ensino de Língua Inglesa e Portuguesa sob a ótica dos PCN’s Ramos, Glauciany Damas Ensino da Língua Portuguesa. Ensino da Língua Inglesa. Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação |
title_short |
O Ensino de Língua Inglesa e Portuguesa sob a ótica dos PCN’s |
title_full |
O Ensino de Língua Inglesa e Portuguesa sob a ótica dos PCN’s |
title_fullStr |
O Ensino de Língua Inglesa e Portuguesa sob a ótica dos PCN’s |
title_full_unstemmed |
O Ensino de Língua Inglesa e Portuguesa sob a ótica dos PCN’s |
title_sort |
O Ensino de Língua Inglesa e Portuguesa sob a ótica dos PCN’s |
author |
Ramos, Glauciany Damas |
author_facet |
Ramos, Glauciany Damas Freitas, Sirley Leite |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Sirley Leite |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Glauciany Damas Freitas, Sirley Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da Língua Portuguesa. Ensino da Língua Inglesa. Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação |
topic |
Ensino da Língua Portuguesa. Ensino da Língua Inglesa. Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação |
description |
O presente artigo apresenta um estudo sobre o ensino de língua inglesa e portuguesa nas escolas públicas baseando-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), estabelecendo uma relação entre as sugestões propostas pelos referidos documentos com o que efetivamente ocorre em sala de aula. Os PCNs são orientações para conduzir o ensino de todas as disciplinas nas escolas públicas ou privadas e tais orientações foram criadas pelo MEC a fim de servir como ponto de partida para o trabalho docente. Servem, portanto, para nortear as atividades realizadas em sala de aula, reger escolas e professores sobre o que deve ser ensinado e quais as formas de ensinar, pois a prática docente deve encaminhar os alunos rumo à aprendizagem. Com uma pesquisa bibliográfica a partir das Leis e Normas e uma entrevista semiestruturadas com professores licenciados em Língua Inglesa e Língua Portuguesa, buscamos identificar por que os alunos têm dificuldades em assimilar as questões gramaticais, sintáticas, ortográficas e subordinadas da Língua Portuguesa e também, refletir acerca de como ocorre o ensino de Língua Inglesa nas escolas públicas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1194 10.26568/2359-2087.2014.1194 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1194 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2014.1194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1194/1275 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 1 n. 2 (2014); 99-120 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v1i2 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174541546422272 |