SABERES DOCENTES E ESQUEMAS PROFISSIONAIS EM SITUAÇÕES DE PRODUÇÃO TEXTUAL COLETIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varella, Vinicius Martins
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Thais Thalyta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5042
Resumo: O artigo analisou a prática pedagógica de uma professora do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal do Recife, investigando seus saberes docentes e os esquemas profissionais adotados por ela em situações de produção coletiva de textos na escola. A coleta de dados se deu por meio de questionário referente a formação profissional da professora e seus saberes, observação e videogravação de duas aulas de produção coletiva de textos, e entrevista clínica com o intuito de ouvir suas impressões e explicações sobre as ações, nos permitindo identificar os esquemas profissionais que ela utilizava nessas situações de produção coletiva de textos. A análise dos dados revelou que a docente possuía diversos esquemas profissionais construídos por ela ao longo de sua prática profissional, mas também observamos outros esquemas profissionais advindos de experiências de outros professores e de sua própria formação inicial e continuada. O longo tempo de atuação docente demonstrou garantir a constituição de saberes experienciais que lhe permitiram criar esquemas de ação, facilitando o desenvolvimento de situações de ensino e aprendizagem bem sucedidas.
id UNIR-3_47ee956a55a6409463870b8d79dbe6ee
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/5042
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling SABERES DOCENTES E ESQUEMAS PROFISSIONAIS EM SITUAÇÕES DE PRODUÇÃO TEXTUAL COLETIVAKNOWING TEACHERS AND PROFESSIONAL SCHEMES IN SITUATIONS OF COLLECTIVE TEXTUAL PRODUCTIONENSEÑANZA DEL CONOCIMIENTO Y ESQUEMAS PROFESIONALES EN SITUACIONES DE PRODUCCIÓN TEXTUAL COLECTIVASaberes docentesEsquemas profissionaisProdução coletiva de textos370Teaching skillsProfessional schemesCollective production of textsConocimiento docenteEsquemas profesionalesProducción colectiva de textosO artigo analisou a prática pedagógica de uma professora do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal do Recife, investigando seus saberes docentes e os esquemas profissionais adotados por ela em situações de produção coletiva de textos na escola. A coleta de dados se deu por meio de questionário referente a formação profissional da professora e seus saberes, observação e videogravação de duas aulas de produção coletiva de textos, e entrevista clínica com o intuito de ouvir suas impressões e explicações sobre as ações, nos permitindo identificar os esquemas profissionais que ela utilizava nessas situações de produção coletiva de textos. A análise dos dados revelou que a docente possuía diversos esquemas profissionais construídos por ela ao longo de sua prática profissional, mas também observamos outros esquemas profissionais advindos de experiências de outros professores e de sua própria formação inicial e continuada. O longo tempo de atuação docente demonstrou garantir a constituição de saberes experienciais que lhe permitiram criar esquemas de ação, facilitando o desenvolvimento de situações de ensino e aprendizagem bem sucedidas.El artículo analizó la práctica pedagógica de una maestra del quinto año de primaria en la red municipal de Recife, investigando su conocimiento docente y los esquemas profesionales adoptados por ella en situaciones de producción colectiva de textos en la escuela. La recopilación de datos se realizó mediante un cuestionario que se refería a la capacitación y conocimiento profesional de la maestra, observación y grabación de video de dos clases de producción colectiva de texto y entrevista clínica para escuchar sus impresiones y explicaciones sobre las acciones, lo que nos permitió identificar los esquemas profesionales que ella utilizó en estas situaciones de producción colectiva de textos. El análisis de datos reveló que la maestra tenía varios esquemas profesionales construidos por ella a lo largo de su práctica profesional, pero también observamos otros esquemas profesionales derivados de las experiencias de otros maestros y su propia educación inicial y continua. El largo tiempo de la enseñanza ha demostrado garantizar la constitución del conocimiento experimental que le permitió crear esquemas de acción, facilitando el desarrollo de situaciones exitosas de enseñanza y aprendizaje.The article analyzed the pedagogical practice of a teacher of the 5th grade of the municipal school of Recife, investigating her teaching knowledge and the professional schemes adopted by her in situations of collective production of texts in school. The data collection was done by means of a questionnaire regarding the professional training of the teacher and her knowledge, observation and video recording of two classes of collective production of texts, and clinical interview with the intention of listening to her impressions and explanations about the actions, allowing us to identify the professional schemes that she used in these situations of collective production of texts. The analysis of the data revealed that the teacher had several professional schemes built by her throughout her professional practice, but also observed other professional schemes arising from the experiences of other teachers and their own initial and continued formation. The long time of teaching has shown to guarantee the constitution of experiential knowledge that allowed him to create schemes of action, facilitating the development of successful teaching and learning situations.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2023-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/504210.26568/2359-2087.2023.5042EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 10 (2023); 1-272359-20872359-208710.26568/educa.v10ireponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5042/479Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVarella, Vinicius MartinsSilva, Thais Thalyta2024-02-28T00:30:01Zoai:periodicos.unir.br:article/5042Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2024-02-28T00:30:01Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv SABERES DOCENTES E ESQUEMAS PROFISSIONAIS EM SITUAÇÕES DE PRODUÇÃO TEXTUAL COLETIVA
KNOWING TEACHERS AND PROFESSIONAL SCHEMES IN SITUATIONS OF COLLECTIVE TEXTUAL PRODUCTION
ENSEÑANZA DEL CONOCIMIENTO Y ESQUEMAS PROFESIONALES EN SITUACIONES DE PRODUCCIÓN TEXTUAL COLECTIVA
title SABERES DOCENTES E ESQUEMAS PROFISSIONAIS EM SITUAÇÕES DE PRODUÇÃO TEXTUAL COLETIVA
spellingShingle SABERES DOCENTES E ESQUEMAS PROFISSIONAIS EM SITUAÇÕES DE PRODUÇÃO TEXTUAL COLETIVA
Varella, Vinicius Martins
Saberes docentes
Esquemas profissionais
Produção coletiva de textos
370
Teaching skills
Professional schemes
Collective production of texts
Conocimiento docente
Esquemas profesionales
Producción colectiva de textos
title_short SABERES DOCENTES E ESQUEMAS PROFISSIONAIS EM SITUAÇÕES DE PRODUÇÃO TEXTUAL COLETIVA
title_full SABERES DOCENTES E ESQUEMAS PROFISSIONAIS EM SITUAÇÕES DE PRODUÇÃO TEXTUAL COLETIVA
title_fullStr SABERES DOCENTES E ESQUEMAS PROFISSIONAIS EM SITUAÇÕES DE PRODUÇÃO TEXTUAL COLETIVA
title_full_unstemmed SABERES DOCENTES E ESQUEMAS PROFISSIONAIS EM SITUAÇÕES DE PRODUÇÃO TEXTUAL COLETIVA
title_sort SABERES DOCENTES E ESQUEMAS PROFISSIONAIS EM SITUAÇÕES DE PRODUÇÃO TEXTUAL COLETIVA
author Varella, Vinicius Martins
author_facet Varella, Vinicius Martins
Silva, Thais Thalyta
author_role author
author2 Silva, Thais Thalyta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Varella, Vinicius Martins
Silva, Thais Thalyta
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes docentes
Esquemas profissionais
Produção coletiva de textos
370
Teaching skills
Professional schemes
Collective production of texts
Conocimiento docente
Esquemas profesionales
Producción colectiva de textos
topic Saberes docentes
Esquemas profissionais
Produção coletiva de textos
370
Teaching skills
Professional schemes
Collective production of texts
Conocimiento docente
Esquemas profesionales
Producción colectiva de textos
description O artigo analisou a prática pedagógica de uma professora do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal do Recife, investigando seus saberes docentes e os esquemas profissionais adotados por ela em situações de produção coletiva de textos na escola. A coleta de dados se deu por meio de questionário referente a formação profissional da professora e seus saberes, observação e videogravação de duas aulas de produção coletiva de textos, e entrevista clínica com o intuito de ouvir suas impressões e explicações sobre as ações, nos permitindo identificar os esquemas profissionais que ela utilizava nessas situações de produção coletiva de textos. A análise dos dados revelou que a docente possuía diversos esquemas profissionais construídos por ela ao longo de sua prática profissional, mas também observamos outros esquemas profissionais advindos de experiências de outros professores e de sua própria formação inicial e continuada. O longo tempo de atuação docente demonstrou garantir a constituição de saberes experienciais que lhe permitiram criar esquemas de ação, facilitando o desenvolvimento de situações de ensino e aprendizagem bem sucedidas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa empírica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5042
10.26568/2359-2087.2023.5042
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5042
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2023.5042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5042/479
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 10 (2023); 1-27
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v10i
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174541398573056