O impacto da linguagem em estudantes com autismo do ensino fundamental e médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Samantha Sena e
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Isabel Cristina Rodrigues dos, Barbosa, Regiane da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4986
Resumo: A inclusão sempre foi uma necessidade para os alunos com autismo, deficiência ou que têm altas habilidades, contudo no século XXI, ainda há barreiras para se efetivar nas escolas regulares. Este estudo tem caráter bibliográfico e objetiva analisar a linguagem dos adolescentes com autismo do ensino fundamental II e médio e analisar as estratégias realizadas pelos professores em sala e como estes alunos estão sendo incluídos nas escolas regulares. Os resultados evidenciam que há poucos profissionais envolvidos com um ensino de qualidade para os autistas e que as principais dificuldades dos adolescentes autistas na escola foram: dificuldades para compreender o discurso dos outros, principalmente do professor; fazer a lição de casa e grande dificuldade de interação com os colegas, porém conseguiram desenvolver o vínculo com o professor e academicamente em algumas disciplinas, através de atividades interativas contextualizadas com os assuntos. Conclui-se que a escola precisa promover maior conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para que sejam acolhidos na escola e os professores consigam abandonar o método tradicional e se proponham a desenvolverem outras formas de ensino, que incluam os alunos com autismo e os permitam aprender.
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spelling O impacto da linguagem em estudantes com autismo do ensino fundamental e médioEl impacto del lenguaje en estudiantes con autismo de la enseñanza primaria y secundariaThe impact of the language on students with autism in elementary and high schoolAutismo. Adolescente. Linguagem. Ensino Médio370 – Educação.Autismo. Adolescente. Lenguaje. Secundaria.Autism. Adolescent. Language. High school.A inclusão sempre foi uma necessidade para os alunos com autismo, deficiência ou que têm altas habilidades, contudo no século XXI, ainda há barreiras para se efetivar nas escolas regulares. Este estudo tem caráter bibliográfico e objetiva analisar a linguagem dos adolescentes com autismo do ensino fundamental II e médio e analisar as estratégias realizadas pelos professores em sala e como estes alunos estão sendo incluídos nas escolas regulares. Os resultados evidenciam que há poucos profissionais envolvidos com um ensino de qualidade para os autistas e que as principais dificuldades dos adolescentes autistas na escola foram: dificuldades para compreender o discurso dos outros, principalmente do professor; fazer a lição de casa e grande dificuldade de interação com os colegas, porém conseguiram desenvolver o vínculo com o professor e academicamente em algumas disciplinas, através de atividades interativas contextualizadas com os assuntos. Conclui-se que a escola precisa promover maior conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para que sejam acolhidos na escola e os professores consigam abandonar o método tradicional e se proponham a desenvolverem outras formas de ensino, que incluam os alunos com autismo e os permitam aprender.The inclusion has always been a necessity for students with autism, disabilities or who have high skills however, even in the 21st century, it still finds barriers to be effective in mainstream schools. This study has a bibliographic character and aims to analyze the language of autistic adolescents from elementary and high school and analyze the strategies used by teachers and how autistic students are being included in mainstream schools. The results show that there are few professionals involved with quality education for autistic and that the main difficulties of autistic adolescents in school were: difficulties to understand the speech of others, especially the teacher; do lesson home and great difficulty interacting with peers, although they have been able to develop the bond with the teacher and academically in some subjects through interactive activities contextualized to the subjects. It is concluded that the school needs to promote greater awareness about Autistic Spectrum Disorder (ASD) so that to be accepted into the school and teachers are able to abandon the traditional method and propose to develop other forms of teaching, which include students with autism and allow them to learn.: La inclusión siempre fue una necesidad para los estudiantes con autismo, discapacidad o altas habilidades, pero en el siglo XXI, todavía hay barreras para ser eficaz en las escuelas regulares. Este estudio tiene carácter bibliográfico y tiene como objetivo analizar el lenguaje de los adolescentes autistas en la Enseñanza Fundamental y secundaria, analizar las estrategias llevadas a cabo por los profesores en clase y cómo los estudiantes autistas están siendo incluidos en las escuelas regulares. Los resultados muestran que son pocos los profesionales que se ocupan de una enseñanza de calidad para adolescentes autistas y que las principales dificultades de los adolescentes autistas en la escuela fueron: dificultades para comprender el discurso de los demás, especialmente del profesor; hacer los deberes y gran dificultad para interactuar con los colegas, pero consiguieron desarrollar el vínculo con el profesor y académicamente en algunas asignaturas, a partir de actividades interactivas contextualizadas con los asuntos. Se concluye que la escuela debe promover una mayor conciencia del Trastorno del Espectro Autista (TEA) para que sean acogidos en la escuela y los profesores puedan abandonar el método tradicional y proponen desarrollar otras formas de enseñanza, que incluyan los estudiantes autistas y les permitan aprender.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/498610.26568/2359-2087.2021.4986EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-202359-20872359-208710.26568/educa.v8i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4986/4296Copyright (c) 2022 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Samantha Sena eSantos, Isabel Cristina Rodrigues dosBarbosa, Regiane da Silva2022-01-02T22:26:10Zoai:periodicos.unir.br:article/4986Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2022-01-02T22:26:10Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
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