Corpos escalpelados: entre marcas físicas, sociais e educativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
DOI: | 10.26568/2359-2087.2020.4717 |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4717 |
Resumo: | Estuda-se a situação de vulnerabilidade de mulheres ribeirinhas vítimas de escalpelamento na Amazônia, com o objetivo de compreender como ocorre o processo de construção das marcas sociais e educacionais tatuadas em seus corpos, atravessadas pelas percepções socioculturais. A metodologia de abordagem qualitativa teve as entrevistas narrativas (auto)biográficas como instrumento para a produção de dados obtidos com dez mulheres escalpeladas. As narrativas evidenciam que sentimentos de vergonha e medo das mulheres surgem em diferentes contatos sociais, os quais reforçam atitudes de autoexigência e autodepreciação, bem como de resistência. Concluímos que as mulheres ao narrarem sobre as marcas do preconceito e descriminação, revelam aventuras, comédias e dramas de suas vivências em variados cenários social, educacional, tornando-se, as protagonistas de suas sociabilidades, uma vez que são elas que escrevem e reescrevem sua história, constroem seu jeito de ser e pensar-se, fazem cultura, marcam sua presença e recriam seus territórios dentro desse novo corpo. |
id |
UNIR-3_5efe9309e34df519aa609b154fe17172 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/4717 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
spelling |
Corpos escalpelados: entre marcas físicas, sociais e educativasScalped bodies: among physical, social and educational marksCuerpos escalpeados: entre marcas físicas, sociales y educativasPráticas sociais e educacionais. Corpo escalpelado. Amazônia.Práticas sociais e educacionaisPrácticas socioeducativas. Cuerpo escalpeado. Amazonía.Socio and educational pratices. Scalped bodies. Amazon Region.Estuda-se a situação de vulnerabilidade de mulheres ribeirinhas vítimas de escalpelamento na Amazônia, com o objetivo de compreender como ocorre o processo de construção das marcas sociais e educacionais tatuadas em seus corpos, atravessadas pelas percepções socioculturais. A metodologia de abordagem qualitativa teve as entrevistas narrativas (auto)biográficas como instrumento para a produção de dados obtidos com dez mulheres escalpeladas. As narrativas evidenciam que sentimentos de vergonha e medo das mulheres surgem em diferentes contatos sociais, os quais reforçam atitudes de autoexigência e autodepreciação, bem como de resistência. Concluímos que as mulheres ao narrarem sobre as marcas do preconceito e descriminação, revelam aventuras, comédias e dramas de suas vivências em variados cenários social, educacional, tornando-se, as protagonistas de suas sociabilidades, uma vez que são elas que escrevem e reescrevem sua história, constroem seu jeito de ser e pensar-se, fazem cultura, marcam sua presença e recriam seus territórios dentro desse novo corpo. This article focuses on the study of the vulnerabililty situation of riverside women victmized by scalping accident in the Amazon region in Pará, aiming to understand how the construction process of socio-educational marks printed in their bodies occurs, crossed by cultural perceptions. The methodology we used is on the field of qualitative approach having (auto) biographic narrative interviews as instrument for data production with ten scalped women. The narratives show that women feel shame and fear in social contact, which reinforce self-demand and self-deprecation attitudes, as well as resistance. We conclude that when women narrate prejudice and discrimintion marks, they reveal the adventure, comedy and drama of their living in varied social and educational sceneries, becoming the protagonists of their sociability, once they write and re-write their own history, construct their new way of being and thinking, make culture, say they are present and recriate their territories inside a new body.El artículo se enfoca en el estudio de la situación de vulnerabilidad de las mujeres ribereñas víctimas del escalpo del cuero cabelludo en la Amazonía Paraense, con el objetivo de comprender cómo el proceso de construcción de marcas sociales tatuadas ocurre en sus cuerpos atravesado por percepciones socioculturales. La metodología del enfoque cualitativo utilizó entrevistas narrativas (auto) biográficas como un instrumento para la producción de datos obtenidos con diez mujeres escalpeadas. Las narraciones evidenciam que vergüenza y miedo se convierten en sentimientos que surgen en contacto sociales, lo que refuerza su autoexigencia y autodesprecio, como tambiém la resistencia.Concluimos que las mujeres, quando hablan de las marcas de prejuicio y discriminación, hacem visible aventuras, comedias y dramas que vivem en escenarios variados sociales y educativos, convirtiéndose en las protagonistas de su sociabilidad, porque son ellas que escriben y re-escriben suas historias, construyen sus formas de ser y pensar, hacen cultura, marcan su presencia y recrean sus territorios dentro de su nuevo cuerpo.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2020-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/471710.26568/2359-2087.2020.4717EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 816-8382359-20872359-208710.26568/educa.v7i17reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4717/3558Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Edwana Nauar deNunes, Cely do Socorro Costa2021-01-07T02:10:11Zoai:periodicos.unir.br:article/4717Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2021-01-07T02:10:11Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Corpos escalpelados: entre marcas físicas, sociais e educativas Scalped bodies: among physical, social and educational marks Cuerpos escalpeados: entre marcas físicas, sociales y educativas |
title |
Corpos escalpelados: entre marcas físicas, sociais e educativas |
spellingShingle |
Corpos escalpelados: entre marcas físicas, sociais e educativas Corpos escalpelados: entre marcas físicas, sociais e educativas Almeida, Edwana Nauar de Práticas sociais e educacionais. Corpo escalpelado. Amazônia. Práticas sociais e educacionais Prácticas socioeducativas. Cuerpo escalpeado. Amazonía. Socio and educational pratices. Scalped bodies. Amazon Region. Almeida, Edwana Nauar de Práticas sociais e educacionais. Corpo escalpelado. Amazônia. Práticas sociais e educacionais Prácticas socioeducativas. Cuerpo escalpeado. Amazonía. Socio and educational pratices. Scalped bodies. Amazon Region. |
title_short |
Corpos escalpelados: entre marcas físicas, sociais e educativas |
title_full |
Corpos escalpelados: entre marcas físicas, sociais e educativas |
title_fullStr |
Corpos escalpelados: entre marcas físicas, sociais e educativas Corpos escalpelados: entre marcas físicas, sociais e educativas |
title_full_unstemmed |
Corpos escalpelados: entre marcas físicas, sociais e educativas Corpos escalpelados: entre marcas físicas, sociais e educativas |
title_sort |
Corpos escalpelados: entre marcas físicas, sociais e educativas |
author |
Almeida, Edwana Nauar de |
author_facet |
Almeida, Edwana Nauar de Almeida, Edwana Nauar de Nunes, Cely do Socorro Costa Nunes, Cely do Socorro Costa |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Cely do Socorro Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Edwana Nauar de Nunes, Cely do Socorro Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas sociais e educacionais. Corpo escalpelado. Amazônia. Práticas sociais e educacionais Prácticas socioeducativas. Cuerpo escalpeado. Amazonía. Socio and educational pratices. Scalped bodies. Amazon Region. |
topic |
Práticas sociais e educacionais. Corpo escalpelado. Amazônia. Práticas sociais e educacionais Prácticas socioeducativas. Cuerpo escalpeado. Amazonía. Socio and educational pratices. Scalped bodies. Amazon Region. |
description |
Estuda-se a situação de vulnerabilidade de mulheres ribeirinhas vítimas de escalpelamento na Amazônia, com o objetivo de compreender como ocorre o processo de construção das marcas sociais e educacionais tatuadas em seus corpos, atravessadas pelas percepções socioculturais. A metodologia de abordagem qualitativa teve as entrevistas narrativas (auto)biográficas como instrumento para a produção de dados obtidos com dez mulheres escalpeladas. As narrativas evidenciam que sentimentos de vergonha e medo das mulheres surgem em diferentes contatos sociais, os quais reforçam atitudes de autoexigência e autodepreciação, bem como de resistência. Concluímos que as mulheres ao narrarem sobre as marcas do preconceito e descriminação, revelam aventuras, comédias e dramas de suas vivências em variados cenários social, educacional, tornando-se, as protagonistas de suas sociabilidades, uma vez que são elas que escrevem e reescrevem sua história, constroem seu jeito de ser e pensar-se, fazem cultura, marcam sua presença e recriam seus territórios dentro desse novo corpo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Pesquisa Empírica de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4717 10.26568/2359-2087.2020.4717 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4717 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2020.4717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4717/3558 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 816-838 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v7i17 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1822179498138796032 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.26568/2359-2087.2020.4717 |